O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

560

[CAMARA DOS DIGNOS PARES.]

Sessão de 26 de Março de 1836.

O Sr. Presidente occupou a Cadeira sendo uma hora e tres quartos; e feita a chamada declarou o sr. Secretario Conde de Lumiares que estavam presentes 40 Dignos Pares, faltando 12, e destes, 7 com causa motivada.

O Sr. Presidente disse que estava aberta a Sessão; e lendo o Sr. Secretario Machado a Acta da precedente, foi approvada sem reclamação.

O Sr. Secretario Conde de Lumiares, leu um Officio da Presidencia da Camara dos Senhores Deputados, acompanhando uma Proposição da mesma, sobre proceder-se ao Recrutamento de 8:700 homens.

Terminada esta leitura disse

O Sr. Presidente: — Parece que esta Proposição deve ser remettida á Commissão de Guerra e Marinha.

O Sr. Conde da Taipa: — Parece-me que esta Proposição deve ír á Commissão de Administração; porque toda a materia que ella contém, são actos administrativos.

O Sr. Visconde da Serra do Pilar: — Sem me oppôr ao que disse o Sr. Conde da Taipa, pediria com tudo que fosse reunida a Commissão de Guerra á de Administração, e assim ficaria tudo conciliado.

O Sr. Conde da Taipa: — O Recrutamento não tem nada com a guerra, com a guerra só tem ligação depois que as Recrutas entram nos Corpos, e lhe são entregues. Todas as acções administrativas são elementarmente encarregadas ás Juntas de Parochia; e por isso não sei eu o que ahi vai fazer a Commissão de Guerra, porque quanto vejo é só relativo a actos administrativos. Voto por tanto para que, como já