O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(131)

miares, Par do Reino Secretario, a redigi, e fiz escrever = Francisco Manoel Trigoso d'Aragão Morato = Conde de Lumiares = Marquez de Loulé.

ACTA 67.

SESSÃO DE 10 DE DEZEMBRO.

O Sr. Vice-Presidente abriu a Sessão pela uma hora e vinte e cinco minutos, estando presentes 23 Dignos Pares, e faltando além dos que ainda se não apresentáram dez, e destes, com causa justificada 6, a saber, os Dignos Pares Marquezes de Ponte de Lima, e Ficalho, Visconde de Sá da Bandeira, e João da Cunha Soutto-maior com licença da Camara; e os Dignos Pares, Barradas, e Gerardo de Sampayo, por se acharem doentes.

O Secretario Conde de Lumiares leu a Acta da anterior Sessão, que foi approvada, e deu conta da ultima redacção da Proposição vinda da outra Camara, e approvada sem emendas nesta; já redusida a Decreto das Cortes Geraes para subir á Regia Sancção, a qual foi approvada, determinando a Camara se nomeasse uma Deputação para a levar a Sua Magestade A Rainha.

O Sr. Secretario Marquez de Loulé leu duas representações das Camaras Municipaes da Villa de Sousel e do Concelho de Gondomar, as quaes se mandaram ficar sobre a Mesa, para dellas se tratar em occasião opportuna.

O Digno Par Girão apresentou uma igual representação da Camara Municipal de Veiros, a qual teve o mesmo destino.

O Digno Par Conde da Taipa pediu se declarasse na Acta, que não assistiu á Sessão de hontem por não ter percebido que ella devia começar mais sedo, do que nos outros dias, e que se estivera presente teria votado contra a Proposição approvada na mesma Sessão, prorogando o curso legal dos Soberanos Inglezes, e Pesos Duros Hespanhoes até ao fim de Junho de 1835.

O Secretario Conde de Lumiares deu conta de um officio da Camara dos Srs. Deputados, incluindo uma Proposição da mesma Camara, auctorisando o Governo a promo-