O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO

DA

CAMARA DOS PARES no REINO.

CÔRTES GERAES.

SESSÃO REAL DA ABERTURA,

Em 2 de Janeiro de 1843.

DEPOIS do meio dia se reuniram, na Sala da Camara Electiva, os Dignos Pares do Reino e os Senhores Deputados da Nação Portuguesa, tomando os logares marcados no Artigo 19.° da Carta Constitucional.

Occupada a Cadeira da Presidencia pelo Sr. Patriarcha Eleito, Vice-Presidente Camara dos Dignos Pares, S. Em.ª nomeou a Grande Deputação para receber Suas Magestades á porta do Palacio das Côrtes: era composta dos Dignos Pares

Duques da Terceira,
Marquez de Fronteira,
de Loulé,
Conde de Lavradio,
da Ponte de Santa Maria,
de Rio Maior,
de Villa Real,
Visconde de Porto Côvo de Bandeira,
Bartholomeu de Gambòa e Liz,
José da Silva Carvalho,
Polycarpo José Machado,
Venancio Pinto do Rego Cêa Trigueiros; e Senhores Deputados
Adriano Mauricio Guilherme Ferreri,
Antonio José d’Avila,
Barão de Campanhan,
Barão de Fornos d’Algodres,
Bernardo Gorjão Henriques,
Domingos Manoel Pereira de Bairos,
Francisco da Mae dos Homens Annes de Carvalho,
Jeronymo de Almeida Brandão e Sousa,
João da Costa da Carvalho,
João Maria Ferreira do Amaral,
Luiz da Silva Mousinho d’Albuquerque,
Rodrigo da Fonseca Magalhães,

{Como entrasse depois, tomou a Cadeira da Presidencia o Sr. Duque de Palmella.)

Um quarto depois da uma hora da tarde, Entrou Sua Magestade a Rainha, acompanha por El-Rei, é precedida de Côrte, Officiaies-Mores do Reino, e da Deputação das Côrtes Geraes Guardado o Ceremonial determinado no respectivo Programma, Suas Magestades Tomaram assento nas Cadeiras de Throno: e, Tendo a Rainha permittido que se sentassem os Membros das duas Camaras, leu o seguinte

DISCURSO.

DIGNOS PARES no REINO, E SENHORES DA NAÇÃO POUTUGUEZA:

«É sempre para Mim objecto da maior satisfacção o Vêr reunidos neste respeitavel Logar os Representantes da Nação.

« Eu Me Congratulo comvòsco por este acto tão solemne, e Confio que, animados dos mais decididos desejos de empregar toda a vossa solicitude no honroso empenho de consolidar o Systema Representativo, adoptareis pira este fim todos os meios e providencias que a vossa sabedoria vos suggerir.

«Com a chegada a esta Côrte dos Ministros da Austria, e da Prussia, e com a que proximamente teve logar, do Representante de Sua Magestade Imperial o Imperador da Russia, ficaram completamente restabelecidas as Relações Diplomaticas deste Paiz com as glandes Potencias do Norte, e Tenho a satisfacção de poder communicar-vos que continuo a receber de todas as Nações Amigas e Alliadas as mais terminantes provas de amizade, e harmonia; o Meu Governo com desvélo procura manter estas relações politicas, e dar o maior desinvolvimento ás commerciaes, por meio de Tractados de Commercio e de Navegação, de que incessantemente se occupa.

«Confio que não tardará occasião opportuna de vos ser patente o resultado das negociações entre o Meu Governo e o de Sua Santidade; e de maneira que sem quebra das Prorogativas da Coroa sejam attendidas as necessidades da Igreja Lusitana.

«O Orçamento para o futuro anno economico vossa apresentado, e Devo Chamar com especialidade a vossa attenção sobre a urgente necessidade de equilibrar a receita com a despeza do Estado».

«Os Meus Ministros vos darão conta das medidas que julgaram urgente adoptar na ausencia do Corpo Legislativo, e vos apresentarão as Proposta que sobre os differentes ramos do serviço publico são aconselhadas pela experiencia.

1843 – JANEIRO.

1