O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16

nua prenuncia £y em opposicão a todos os voios | de símí'hanle espécie . c. por tinto convinha niío j dar um nesta occasiãe. Notou mais que havia minto tempo para eleger ns diversasCojBOjjjjyif!^ visto qs« a *)utf4 Caía*ra gg não achasrji suaria constituída , e sen de C«rto íjag a maior parte dos tí,ibalhos, quedeyjtfflnceuparesjta, íjpo devir do-quella, Fin^ia^enie di^se que 5 <_-s4a que='que' fi='fi' e='e' executasse.='executasse.' cm='cm' volo='volo' dignos='dignos' compor='compor' n='n' o='o' p='p' defere='defere' cumpria='cumpria' se='se' regimento='regimento' por='por' _3-1='_3-1' paris='paris' entendesse='entendesse' dar='dar' insistia='insistia' isso='isso' sê='sê' um='um'>

O Sr. G DK L IA RADIO dechiou que des.stia da sua lembrança.

O Sr. P. J. M\CÍ:ADO leu um parecer no qual .i respectiva Gumuíjasão propnnba que se deferisse í •juramento o desse assento na Caxnsra ao Digno • l*ar (nomeado) o Sr.FeJis Peretr.i de Magiiihâcb.

----Âppro*ou-sc sem dise«ssão.

O Sr. PRESIDISTE , obscrvindo qi'e a Crrnsra dos Sr * Deputados provavelmente sn não constituiria ainda nestes proxicios dias , lembrou que sci M talvez suíluícaifl que e$ia se reumí^e u* Quarla-fe«ra, YÍSÍO não haver outros trabalhos senão a eleição dis Commissões (apoiadas)

----Como a Gamara geralmente nianifesUsse

annuir, declarou S E^: a que a ordem do dia era a eleição das Commibsões Ger.ies da Casa , c quê a prirpeira reunião *em na Quarla-feira (7 do corrente) pela uma hora da tarde. Fechou esta Sessão ás duas horas e meia.

Fnliiram eleitos

Os £r 3 Peroir.i fios Róis p.)r. . . J F. C.islilho

de Castro

83 votos. .83 «

1." Sessão preparatória em 3 de Janeiro de 1846

PODCO antes do meio dia , achfndfl-se presente grande numero de Sr.3 Deputados, sulmi À cadeira da presidência o Sr. Marcos Pinto Soares Vá7 Preto, como decano da Àssembléa.

Oceuparam os locares de Secretários os Sr.8 António Ernilio Brandão, e Carlot Bento da Silva.

Para Vice-Secretaiíos designou o Sr. Presidente os Sr.s José Alaria Eugênio de Almeida e Francisco Brandão de Mello

O Sr. Secretario AVTOMO EKILIO procedeu n chamada, e por ella venCcou acharem-se piesen-les 97 Sr.s Deputados eleitos.

Leu depois a correspondência spgumte Um ofticio do Sr. Bernardo Gorjão Flcnnques , Deputado clcilo pela Província da Estremadura , participando que por íncommodo de saúde não pôde assistir á sessão preparatória de hoje, e re-meltendo a sua procuração , dada pelo eollegio eleitoral daquclla Pronacia.— A Commissão de poderes.

Outro do Sr. Frederico Leão Cabreira , Deputado eleito por Timor c Sulor, exp-jndo n ç duvidas que o inhibem de assistir por ora .is sessões, em quanto se não decidir a validade da sua eleição; e remeítendo o respectivo diploma.—A Ees-ma Commissão.

O Sr. MoLiuCoLTiNHO expo/ a necessidade que ha^ia d« adoptar «m methodo pt\ra o pi «cesso da verificação dos poderes dos Sr s Depul.idos eleitos, notando que eí*am variados os precedentes a este respeite. Qae em 1834, na conforraidid-e do Regimento enlão vigente, íbiam escolhidas á sorte daas Cflinmissões fvara o referido fiti, oraa decm-ro , outra de Ires membros , mas que 80 nesse anão se a&eploa nm M syslcm.i, por logo se lhe reconhecerem os graves inconvenientes, vindo assim os Deputados a ser yuizes e partes ao mesmo tempo, pois davam o seu parecei sobre a valida-dadc das eleições nos Osslriclos em que elles próprios haviam sido eleitos por isso posteriormente se seguira o melhodo de dtger por escrutínio secreto drversas Commissões de verificação de po-rieres , confiando a estia uma delias o exame do processo eleitoral de certo mi*nero de l>istrictos , segundo a ordem que indicada naturalmente o mappn annexo ao Oecseto re^nlam^ntar das eleições. Adoptando este exemplo , apresentava um requerimento concebido nos termos seg-esíites . Proponho

l.6 Que para •a verificação d&s poderes dos Sr.s Deputado* eiritos «e nomeiem , por ercretin o , três Comoiissões , sendo cada tuna composta de cinco membros

2.° Q ".c a primeira destas Conrais5Õ?s soja**-carregada de examinar as elea-ões dos ires pn-meiros círculos eleiloraes >'o Reino, contados segundo a ordem por que se acham relacionados no mnppa n.e 2 aniicxo ao Decido

3 ° Que nenhum dos Sr.5 Bepal"dos ekitos possa ser votado para a Comírnss-dO a q^e pertencer o exame das eíeicões do circulo porque liver sido nomeado Deputai).

4.° Finalmente, que as CoramissÕPS dèciu s-cws pareceres separadamente sobre as eleições d-e cada um dos círculos que exarr.iaarcrr

Admutido o requenmciito á discussão , c não havendo quem sobre elle tomasse a palaria , Foi Jugo appro\ado.

Em cnnlorimila^e desta reso'loç5« , declarou o Sr. -Presidente que u proceder-sie n eíficão dti primeira ComnmsSo , co^vidan^o os Si * D'fintados eleitos a entregarem na Mesa os «CMS íh-piomas, d medich que foicem chamados, o que se \orificou.

Carndo o escrntraío resa-Koa tfu-s ha-viam so-tmdo na urna 9-9 lrsf,is, s-endo 9 feian^as, inaio-rn iiLrsohíta í-6. Fieira m oleitf«

Os Si s Moura Coulmho por......S8 votos.

]>ias e Sousa . . SR »

Albano Caldeira Pinto .... 87 » Ferrão . . ... 87 n

Xavier da Silva . 86 »

Pa-jSuu a eleger-sc a he^iifidn Coromissão. limparam ti^ orna 93 liilas. 6 dus qnaes brau-Cdb , mniorra \\,

a íieicfo d,i lertena ns str«a €4 tí«^las, (i

l.HS, maio-

ria 40.

Sr.s B

Tone,! de Lacerda

dies

76 votos. 7 G » 70 » 73 »

Peruir.i de AIe!!o ... 75 »

O Sr. !'Hrsii)FME disse — Voo s*r dsvtrthui-doí, |ici'iá (Ilustres Membros das IresComrnissões, m pnecsbos eJeiliiraé*! de toííirs Ob Círculos, u os t?t!i!i"? í« {ii esc nl a d -s na Mesa pelos Sr.5 O" p ti ta cios fie to-, j'sr.i çtpceiicrcin a-i importante trabalho da ^it) rtoí {'.nU-res. JXada ic-nho que rccora-,-os illustrcs Momífos das Coramissões, > a m rn a á 045 do m

Segundo o regimento a Junta deve reunir-se tolos os dias livres até que sejam apresenl.i.ios os Pareceres d.isCornnnssõej. Indico pois n sossãc proviina para Segunda Feira pela uma hora c!d lariie.

O Sr.SncRfsur.io EMÍLIO Bmxnío communicou i Assrrabléfl um oíík-io do Ministério fio Reino, acompanhando a remessa de 28 maços e um t di-xote, contendo as actas e mais (iocumrntos sobre fl eleição de Deputados em diversos Círculos, segundo o Decreto de 38 ilc 4bnl ultimo. — Rc-mclleram se «is respectivas Comrnissões.

O Sr. PRESIDENTE levantou « sessão ás duas horas e meia dii tarde. t

TRABALHOS PARLAMENTARES.

A Camará dos Pares encetou-se a Sessão cie 1846 pela ekrcào da Mesa. Ohíive-ram nsntona do votos JVM Scciot.:r,os o Sr. José Pimcnlel Freiie, o o Sr. Condo do Pe-namacòr; corrido o ChCiutuiio paia Vite-Se-rret.mos, saluo o Sr Marqucz de Ponte de Lima, e o Sr. Margiochi.

Seguiu-se norrear a Commlssfio encarregada de apresentar o projecto de Resposta ao (tacinso do Throno Alem do Si. Duque d<_3 de='de' cicoíhuio.i='cicoíhuio.i' irtude='irtude' conde='conde' real.='real.' e='e' ralo='ralo' em='em' do='do' sr.='sr.' o='o' p='p' íorani='íorani' regimento='regimento' palruejla='palruejla' lisboa='lisboa' iara='iara' voai='voai' vilsa='vilsa' pa-traicha='pa-traicha' dia='dia' sr='sr'>

Mandado para a Mesa o diploma do Sr. Fe hi Pé rena de Magalhães, foi immediahi-rr.cnle con\,díido o ÍVJMI Di^no Par n. s ir oe-Liin.jr o seu Ijijar na CJSQ hereditária.

Fmdas as eiei^àes propàz-se de um lado d,i Caninra, que se ^tssiCín agradecimentos aos .licmbro^ da pabinda Misa, poli corifian-Ca que sempre tinham moieciilo no exci cicio das suas íihicçòes. E^ta propo-la wucitou urna Se\e coi'tio\eráM, iiisistiriao-so duoutsa pa.-te, ijue sedevia salvar quniquef c.inliadiccãt) que eSla implicasse, to-mvla n'um sentido po-lilico. À Gamara \otou os ogtadocimeuíos com es U reserva.

DJ mesmo lado, donde parliu n primeira proposta, se offereceu tlepois a moção de se erciir uraa Cuirimi^ão com \olo de coufin ira pua eleger todab as mais, que seguado ocs-t\lo parLimeuUi se costunvim noraear na abertura de cada SJSMÍJ Legislativa. Impu-g lou-se a m ora o, argiLiiontíiivlo-se que encontrava as expic^sas dispôs rOss do Regimento. Na \oUe.íio foi lejestaild.

Logo que ler-ííiijvnm estc^ dovia tíicíxlentes, onctinatam-se us debates do d:a de hoíilcm.

4Jc.\TA presiaiat'!. ia dd Camará dos Deputa,los passou a nomear t" es Cornrnis-bOc-j dti Cinco membros, a quom se commet-tc i o exame de todos os documentos, e o pnre-cer acerca da validade di>sdi[>'oraas con-s pel.-s collegios eleitofacs das diversas do Ilelno. Corrido o escrutínio, obtiveram grande maioria os Sr.8 Pereira dos Reis, Gorjão Heniiques, Lacerda ctc ; e encerraram-se oslrabilhos sem ma is discussão.

tos

so da Marinha, a par de todos os esforços pr,;a animaf 03 melhoramenno ramo, que lhe está com-«jvplicou-se n dar o indispensável impulso ãpa-rfe intelícfUial, tão necessária para obíer a i emulai idade do scivço combinada

O *

com o legitimo adiantamento das classes, suas sut)(Ardi!Uidaí.

A fe da crcísção da E%cóla PolytecfeicíJ, estabelecendo COHK) en^nno preparatório dns e insliucçao naval. O complemento tle 'mio o que peitencia a esta parte esscrj-•eial tírou- nj>) cuulaiUj iio Goverio.

Esta lacuna na Instiur^ão Superior exibia «ma reforma, que a preenchesse cabalmente, d'i qu-j «nl)«istni o w.-, ntil, e -o com cscoMia c acerto, sem alterar, em nenhum ,'wilo, o potisa-iuMilo de se-, vera vcono'ii'« aditado pí;!o Gabinete.

Os anlcTiores Ministros cosieçarjm a cai- ; li«ir os dados precisos, cotisultanto os corpos sèieiiUficos, e promovendo excellentes traba-HIOÍ de differcntes homens entendi los. Ei.tro-tanto a5 queslOes in^ortantes Inibam ficado , suspensas, esperando u«ia «ilução, de que dependia tudo. A m.ixima diínculdndo era dw-cubr» o modo, cie 4e counhaicm com utilidade as opfiuòos discoiJes acerca de muitas deito*.

Para «Ican^ar e>tc romltado nomeou-se, por Decieto de 3 <íc que='que' escolhidos='escolhidos' capitães.='capitães.' de='de' rhgnr='rhgnr' uma='uma' dos='dos' pausada='pausada' ieprejentantos='ieprejentantos' facilúabse='facilúabse' jiffeiciars='jiffeiciars' applicaçòes='applicaçòes' se='se' por='por' para='para' nrhtnres='nrhtnres' commissdo='commissdo' accòído='accòído' das='das' um='um' rias='rias' a='a' ver='ver' uiscussào='uiscussào' e='e' _18í-3='_18í-3' scienlificíis='scienlificíis' esp1arecopl='esp1arecopl' opiijiòjs='opiijiòjs' assumpto='assumpto' m='m' o='o' p='p' as='as' ventura='ventura' con-sigmi='con-sigmi' formado='formado' cathego-rias='cathego-rias' princípios='princípios' fc='fc'>

Ao mesmo tempo se ouvia o parecer do Mapr General da Armadn , o de vá: ias au-íhondaJes, e *e colh'a o \olo dos Lentes mais respeitáveis. Reunindo as noticias e in-form u;òes, q;ie o seu /elo proporcionou , e mu-udo dob conhecimentos especiacs, que o objecto requena, apresentou o Governo ás Cortes," em 27 de Janeiro de 1845 , o pio-jecto de lei para a orgauisaçào da escola naval.

A extmcçuo da antiga Academia de Marinha, o cstpdo i:icomn!elo da Aca'íemia dos Guaidas-Mannhas, e o incêndio da Escola Poljteclmica , pelo qual se perdeu o obser-valouo, e as auhs se dividiiam por locac-s diversos, e alguns mcommodos reclamavam a ma.or actividade em coibumar urna reforma Ião urgente. Tudo instava p a rã quanto antes se cumpiii a piomessa da Lei de í í de Janeiro de 1837, e se fundar a escola naval , com as siccõ^ar.as cadenas, n'um estabelecimento apiopnado para seguir o ensino com unidade e disciplina.

A orgamsiçdo accomodnu-se, no que o permittia , ao Msthemi observado na escola do exercito ; e as deápews em nada ajgmeíi-taram a& que até aj^oío se fazia-n.

Pela lei da organ^açã) d/i ocóla naval os Aspirantes passam p^r Sviece^ivas pi ovas de aptidão, sem as quaes nào ha \erdadeiras habilitações e,n nenhum lamo Os estudos eleva rã m-be ao ponto , em que se acham os conhecimentos aotuae^. E as ba«os calão lançadas para ir suppr nJo as vagaturas, que se vcníicarem na aima, com um numeio suílicienie de Officiaes, prepaiaJo? com os meios theoncus, e desiMvaividr,^ com a prática de algins ânuos de e^baujde. O .ICCP-;^ nos lies dirFíire'iiCs giaos creaJos pela íei regula-se únicaiTienle pela capacidade e progresso dosahimnos. Namãodelles esta adianta r-se com gloria na c'.neira a que se dedicam.

OGovEu:sQ está na posso de ser accusaclo ato do máototnpj; não aam rã por Lan-lo que a I&vsluçw de Sti?mbrv, Hei ao> seus hábitos, accusasse cia epidemia que, s*g indo us correspondência da Re adução, assola a Ilha da B)a Vista.

Nào MÓS cançáramf>3 ern desmentir uma noticia, que da a Rs-:oluçur) pá1'.! delia tirar motivo de declarai r contra o Governo, e que se confessa fundada em cartis daquelia ilha, dond: não veio navh iilrjúm, se em assumpto de tanta gravidade nào entendcrarsos dever bocegar os cspiritoá timoratos.

Eis-aqui os factos.

O vapor de guerra nglez Bclair, tendo partido de Serra Leoa em Ju ho passou na Ilha da Boa Vista levando a bardo a febre amai ella, e ahi pediu socconos, que lhe foram prestados pelo Governador da liha , arguido pela Revoluçj.0 de ter feito € que o bom se«so, e A lum.wdade acoflselhavasrj, e que 03 preitos do moJo mais obsequioso pam ssifeâitos de wría na-ç^ ^iia^ , «em feéma prescindir das precauções necessárias para assegurar a saúde publica; o vapor partiu d'a!b pá m Inglaterra, onde foi posto em quarentena , e foi p,ilos jora,i€5 e correspouuea-cias de Inglaterra, que scajbeísjôs-destes suc-cessos, de sorle que, tomadas logo pelas au-Ihondades saniíanas as medidas de precaução, que a piudencsa aconselhava, os n-nios Silveira, e Hoawntura, primeiros que che-a Lisboa procedentes da Ilha da Bja e que deram entrada neste porto em

3 de Xovembro do anno findo, foram postos em quarentena de observação, a de tra?erem regulares os documentos rkís de boi4o, e fiala a aátaituá«s á liire pt-àtíea , mm apparecesse o meíss? ^gnaí, ou indicierj

 epideTaia ce^oa

gadu do Tdpôr, o qnaJ níci M admiíRte mo a Revolução assevera) sem quarentenftflff Ilha da Boa Vista, antes ao contrarro em completa inc.ommtinicac.ao.

Ultimanionle entrou cm Lisboa o portuguez Gwgupa, procedente 4a Ilfea S. Thiago, com Carta do Saúde limparei coro toda a tiipulnção era perfeito estadoí^ níttirio: — c eis a Revolsçào a proçianrar^ assolução da ilha da Boa Vista, dottd&-^§j ha outras noticias directas, senào asquetroa-ierara em Novembro passado os íiaràs §$*?, veira, e jíoaccntura, que eram & — e a dar-nos rotno noticias .aventai seguias os boaíos que cornam era S. go, inspiiados pelo medo, distituidos damento.

Podemos a {firmar, que taes são Ui as noticias d.i Revolução porque aão ba lecipaçào alguma fidedigiui, que desmitd certificado official de salubridade traswlo Io navio Garoupzi podemos affirmar Àuthoridades Sanitárias tomaram mente as precauções coiiveoieBtes para gurar a saúde publica, e que o tiovernô s^-tes que a Revolução se empenhasse em ^ palhar o terror, e em jmomaver algims baratos ao nosso coBimercio 4o Ultrâmaf^ tahez ao do Continente, havia jã tomado*} providencias que a prudeacin accmseFha,

As folkjs mglezaí atcançarâ até ST e as «as até 25 do passaifo.

À Rsinln Victona, «Pfíacipeàlbarlo e aReaf, Família britaunica peraraaeciam no palácio tfe Wmdsor.

Lord Juhn flussell tvlo coosef aia formai Administração. O Sfornmg Chromcle d is a respeito o seguinte, no seu n/° de âO : « Rassell resignou a comunssão qoe recebera formar novo gabiwr-te, e Sir Roberl Peei fet mado por S. M. a Wiodsor. Logo Peei declarou que não podia mais frente da Administração, tornau-sc evidente í|Wt| a tarefa de compor uma outra competiria a Joh-.i flussell. Bestava safcer «e este «Itimo segnma • o concurso g«ral das étversas do partido liberal fez acreditar am instale fító; Loril John Rus^ssll xionseguiria oseufim Ale tem á noite as cousas marchavam bem nesse trdo, ao menos pelo que podemos julgar; mas-, depois sobrevieram dífftealtla-des, que eooslrati-geram Lord John Ru^scU a renuncbr a sua missão • estas diflScalríatles pcovtnfeam da íhmíez de uns, do orgulho « da obstinação do outros. En--tendemos que Lord John RnsseH procedeu com eaergra e healdade. Não prescmdra íte um só de? princípios q,uc até hoje tem sustentado, e posM que peio em quanto recusasse o Miuislerm, tido liberal será ledemaisado-éesle contra t em pá pelas vaetagens reaes« que ! alcançar »

O Times de 22 diz acerca deste luccesso . eventos políticos dos últimos quinze dias especialmente preparadas para coairariar nu-idade daqoelles, que «mpenbam o s«a na re.*ltsacão de suas conjecturas. Toã«S ram, e todos se enganaram. LordJolin IBÍ rettrou-se em fim 4a seena, e Sír anauiu a entrar novamente Ias, ao menos, as ultimas noticias. Não antever a variação que aináa pôde haver mento cm que esta folha chegae ás tares. Nos só pertendemos^ ser nosso prttsuro fttuiâBtito-, foi faetOi sc"ii ouíro caracter predíctr^o ai compete a cada asserção que não pôde ser pleusmc-RL-e awlkt-Btita^a, * ^a« pé respeito -as futuro, pódcJicarfrastfada^ tecimentos de um dw. Em galena de

lixía-vla de ier acertaáe dos membros

bertoPeel (Lord Wharncbfle) aeffbff talvez qae oihlro sa-i-a , a pro&atMlrdade pf>ra aílrm*r novo anaa Sir Soberto Feel premerá das leis dês cereaes. »

 2â Sw Roberto Pee3 meteria fom?n a Winésor, « «w se decidia -que o fítrJ; anã 20 dí Janeiro. Esta decisão Gaveta- ofíkial.

As alfcer-a-cões no Mfntsleno (»s, e -de T3-Ã9 -^rsmí^ i substituiu Ijird StaaUjy «K mas. LorJ Dallnusic será ebamarto ro gabinete, e Lord St. GctfBiE«i&ê de inspector geral dijs correwí. IWfPí de do Lord Chanceller lhe não permitt» as «ens deveres officiwes -q^aawH sç ra«wt8 ; mas até eníãs &certo{iuc£oadjafWF?*e^ vanre^te os setrs ceM-e^srs.

TeníkHse âivn%a4o w4)oãto de que ai WeMin^tow d erraria de ^er o chefe do cxercno, o Times co»tradu_essa cia. « Tem-se espalhado diz essa folha, intenção de nomear o j&posa da commando do exercito, e que esse lagar pela rc*H*fr?i-cso ao B»q«« -d1*