O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

IS

CAMARÁ lillii \mm PARES.

SESSÃO PHE1'AHATOB1A DE 3 DE JANfclitO ,

DE 1854. Presidência dn Em.tno Sr. Cardeal Patnarcfa

1)vi\s du.is hora*? da tardo Mibiu S. Em.' á ca-do!i.t, v lendo-se verificado a j'rasem;a de 38 dignos Pares, declarou abPrla a <_>s«ão; e convidando, na conforniidade do Regimento interno, 00 dignos Pares Margioclii» e Marques Poote de Lima, que tinham, na uilima sessão h'giskti~ oa, servido, aqnollo o lugar de í.° secretario* e este de vir.e-srcreUiriot a fumarem na Mesa os togares de i.° e 2.° secretários,

Aonuncion que se pasciam a cie#cr

Feita a chamada, o tvndo entrado na urna 44 listas, as quaeg foram apuradris pelos dignos Pa^-resi Conde de Mello, u Conde da Ponte, h quem o Sr. Presidente convidou para servireai de ejçm-tinadores: saíram eleitos

Os Srs. Condo de Mello, com 27 \otos. , Èomle da LotííS, com 37 \otos, •

Proeodeu-se á eleiç.io dos vicp-secrelarios«

fendo enlr.ido na uru- 44 listas, apuradug os votttflf saiu eleito

O Sr. Marqunt de Yallada, com 26 votos,

£ como ninguém mais obtivesse maioria absoluta, correu segundo escrutínio, no qual. lendo entrado na urna o mesmo numero de Jistas, saiu eleito

O Sr. Conde de Kunte-nova, com 25 votos,

O Sr. Presidente disse, na conformidade do Regimento : a Camará dos dignos I'ares .está constituída, e organisada para a sessão legislativa de 18^4.

líma deputação desta Camará deve ir participar a Sua Magestado «j Rei Regente em Nome deEL-RKi e3te facto; a qual, alem do Presidente/ e secretario Conde de Mello, será comp< sta dos dignos Pares Conde de Paraty, C'>ndc do Casal, Conde do Farrobo, Conde deFontc-nova, c Conde da Ponte.

Em seguida leti-se a acta dêsls cessão prepara-toria, contra a-qual não houve reclamarão.

O Sr. Visconde de fonte Areada participou, que O St. Conde de Peniche não podia comparecer á sessão.

O Sr. Presidente diss* que não havia logáf a; occuúar-se a Camará de mais objecto algum, em quanto se baó participasse a Sua Mageslade âiná-UtlaçSo da mesma.

O Sr. Uttolini propôs que se passasse a eleger a eommissâo de Resposta ao Discurso da Corda, visto que o regimento o facultava ; u pediu qqe se consultasse a Camará

&8SSÍ0 DHFINiíIVA,

O Sr. Presidthh eonvidffrt os Srs. Secretários eleitos a tomarem os seus togares O que tendo tido lugar, eooeuUou b Cernira subre a proposta do Sr. OUoiini.

A Camará úppioveu a.

PassoQ-sé «hlao a eleger os dois dignos Pares, que com o Sr Presidente, hão de comptSr a com-> missão de Resposta ao Discurso do '! hrono.

Feita achamaáár» tendu entrado na urn&4ãUg-tas, saíram eleitos os Sr a.

Arcebispo d« Palmyra, com 37 votós. . Marquei de Loulé, eom 28 vuws.

O Sr. Presidente annunciou, que a Depaíl|Sb seria recebida por SnaMagéstadé amanhã, ao meio dia; è designou o dlar *J para a sesno iiáme-diatá, íom a ordem do dià que estava dada para a ultima sessão do anno passado,

O Sr. Conde de Thomcvr pedia que se deste Um-bem a interpeli&çSo porelle anauBeiada» poiuqae era muito pror&vei, que o Goreroo cstivsise habilitado a responder-lhe.

O Sr. Minisiio dút negocia Estremgrtros dilsb que o Governo ímyia de responder, m«s que por saa parte nSõ podia asseverar, quo osea colíegá, o Sc. Ministro das Justiças, eslivpísc baliiliudo a faze-lo, porque aindfi não tinha fallâdo com «He, o qjiê tal?es dentro e« pouco Titessp.

O Sr. Conde Ú9 Tkomur redarguiu, que o que queria era que oGovern-> respundeíse com brevidade, porque oaaduraptn era importante e urgee-te; voa que não fatia questão «obre ser cite, ou aqneiU» Sr. Ministro, que lhe respondesse.

E*tè incírieníe DgQ presepuiu; e a se-são te-vantoa-sê.