O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO BIBLIOTECA DA CAMARA DOS PARES

DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO DE 3 DE JANEIRO DE 1870

Presidencia do exmo. sr. Conde de Castro

SESSÃO PREPARATORIA

(Assistiam os srs. presidente, do conselho e ministro ao reino (duque de Loulé), e ministro da marinha (Rebello da Silva.)

Ás duas horas e meia da tarde, sendo presentes 19 dignos pares, o sr. presidente convidou os dignos pares conde de Fonte Nova e visconde de Soares Franco a tomarem os logares de secretarios, executado o que, declarou aberta a sessão preparatoria.

O sr. Presidente: - Segundo as determinações do nosso regimento, vae proceder-se á eleição dos secretarios e vice-secretarios no presente anno, sendo esta eleição, para evitar mais delonga, feita simultaneamente n'uma chamada, lançando-se em cada uma das duas urnas os nomes dos dignos pares que tenham de desempenhar quaesquer dos alludidos cargos.

Fez-se a chamada, e cada um dos dignos pares lançou nas urnas as respectivas listas.

O sr. Presidente: - Convido para escrutinadores os dignos pares conde de Cabral e Fernandes Thomás.

Entraram na urna 26 listas para a eleição dos srs. secretarios e corrido o escrutinio, saíram eleitos os dignos pares:

Conde de Fonte Nova, com................ 22 votos.
Visconde de Soares Franco................. 16 »

(Tinham entrado 3 listas brancas.)

Seguiu-se o escrutinio para vice-secretarios.

Entraram na urna 26 listas, e corrido o escrutinio, saíram eleitos os dignos pares:

Jayme Larcher, com...................... 23 votos.
Costa Lobo.............................. 23 »

Lavrou-se e approvou-se a acta desta sessão.

O sr. Presidente: - A mesa da camara dos dignos pares acha-se constituida para a sessão do anno presente, e convido os srs. secretarios eleitos a tomarem os seus logares.

SESSÃO DEFINITIVA

(Occuparam os logares de secretarios os dignos pares conde de Fonte Nova e visconde de Soares Franco.)

O sr. Presidente: - A deputação encarregada de dar parte a Sua Magestade da constituição da mesa, será composta, alem do presidente, dos dignos pares conde de Fonte Nova (secretario), marquez de Vallada, conde de Cabral, conde da Louzã, visconde de Condeixa e José Augusto Braamcamp. Esta deputação cumprirá o seu encargo quando o sr. presidente do conselho declarar o dia e hora em que será recebida por Sua Magestade.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Duque de Loulé): - Tomarei as ordens de Sua Magestade, e prevenirei a v. exa. do dia e hora que forem marcados para a recepção da deputação.

Leu-se a acta da sessão de 24 de agosto de 1869, que foi approvada.

O sr. Secretario: - Mencionou officios dos ministerios do reino, marinha, estrangeiros e obras publicas, enviando autographos que, depois de sanccionados por Sua Magestade El-Rei, serviram para a promulgação das respectivas cartas de lei.

Para o archivo.

O sr. Presidente: - Segundo o que determina o nosso regimento, vae proceder-se á votação dos dois dignos pares que, com o presidente, devem compor a commissão de resposta ao discurso da corôa, e convido os dignos pares a formularem as suas listas.

(Pausa.)

O sr. Presidente: - Convido os dignos pares marquez de Sabugosa e Fernandes Thomás a servirem de escrutinadores.

Entraram na urna 25 listas, e saíram eleitos os dignos pares:

Visconde de Algés, com.................... 24 votos.
Fernandes Thomás.............................. 20 »

O sr. Marquez de Vallada: - Sr. presidente, os bons exemplos seguem-se, as boas praticas adoptam-se, e o bom caminho trilha-se. O sr. duque de Loulé, erguendo-se da sua cadeira quando ainda não fazia parte do ministerio, perguntou ao sr. ministro da fazenda, ou para melhor dizer, ao, governo de que faziam parte os srs. Fontes, Mártens Ferrão e Casal Ribeiro, quaes eram os meios com que ss. Exas. contavam, e quaes as medidas que pretendiam adoptar para resolver a questão financeira. A resposta a s. exa. não se fez esperar muito. E agora, sr. presidente, que o sr. duque de Loulé veiu como reformador, como apostolo, e como iniciador das venturas nacionaes e das reformas financeiras; que tem ao seu lado homens notaveis pelo seu talento, como é o sr. Braamcamp, que está na pasta da fazenda, habil financeiro, estadista consummado e politico adestrado na carreira da administração, é de esperar que s. exa. esteja completamente habilitado para assegurar a este paiz uma era de venturas, e fazer entrar a administração no verdadeiro caminho das reformas.

Tenho, portanto o direito, em vista dos principios, segundo as praticas de todos os paizes constitucionaes, e tomando o exemplo que nos deu o sr. duque de Loulé, de, logo que se abre a camara, annunciar a s. exa. que tenciono pedir esclarecimentos, não só sobre este ponto, mas sobre outros muitos, visto apresentar-se como reformador quem vem do ocio e do descanso sem ter entrado nas lutas e arrostado procellas, e se associa a homens de quem nós tinhamos direito a esperar tanto, homens que estiveram associados commigo em opposição ao passado ministerio, cavalheiros que por meio de tanto esforço trocaram o