O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO DE 3 DE JANEIRO DE 1873

Presidencia do exmo. sr. Marquez d'Avila e de Bolama

SESSÃO PREPARATORIA

O sr. Presidente: - Acham-se presentes vinte e quatro dignos pares, numero legal para a camara se poder constituir. Está portanto aberta a sessão preparatoria.

Vae-se proceder á eleição de dois dignos pares que hão de occupar os legares de secretarios n'esta sessão legislativa. Convido, pois, os dignos pares a formularem as suas listas.

(Pausa.)

Convido tambem os dignos pares, os srs. visconde de Algés e Reis e Vasconcellos a virem occupar os logares de escrutinadores.

Verificou-se terem entrado na uma 24 listas, saindo eleitos os dignos pares:

Montufar Barreiros, com 21 votos.
Visconde de Soares Franco 17 "

O sr. Presidente: - Vae se proceder á eleição de dois dignos pares para servirem de vice-secretarios.

Convido ainda para virem servir de escrutinadores os dignos pares, os srs. Reis e Vasconcellos e visconde de Algés.

Tendo-se verificado a votação reconheceu-se terem entrado na uma 25 listas, obtendo os dignos pares:

Mello e Carvalho 22 votos.
Xavier da Silva 19 "

O sr. Presidente: - Vae redigir-se a acta da sessão preparatoria para ser submettida á approvação da camara.

O sr. Secretario (Mello e Carvalho): - Leu.

Foi approvada.

O sr. Presidente: - Convido o digno par, o sr. Montufar Barreiros, a occupar o logar de 1.° secretario; e como se não acha presente o 2:° secretario eleito, que é o sr. visconde de Soares Franco, convido o digno par o sr. Mello e Carvalho, que foi eleito 1.° vice-secretario, para o substituir.

Acha-se, pois, constituida a mesa da camara dos dignos pares do reino para funccionar na sessão ordinaria de 1873.

SESSÃO ORDINARIA

O sr. Presidente: - Vae agora proceder-se á eleição de dois dignos pares, que conjunctamente com o presidente d'esta camara, hão de compor a commissão que ha de formular o projecto de resposta ao discurso da corôa.

Convido os dignos pares a prepararem as suas listas, e os dignos pares os srs. marquez de Sabugosa e visconde da Asseca a virem servir de escrutinadores.

Procedeu-se á eleição. Entraram na uma 29 listas, saíram eleitos para esta commissão os dignos pares os srs.:

Moraes Carvalho, com 18 votos
Mártens Ferrão 16 "

O sr. Presidente: - A deputação que ha de participar a Sua Magestade que a camara dos dignos pares se acha installada, é composta, alem do presidente e primeiro secretario, dos dignos pares, os srs.:

Duque de Loulé
Marquez de Fronteira
Marquez de Ficalho
Marquez de Sá da Bandeira
Visconde de Benagazil.

O sr. Secretario (Montufar Barreiros): - Leu a carta regia pela qual Sua Magestade houve por bem nomear par do reino o sr. visconde de Seisal.

O sr. Presidente: - Os dignos pares que hão de compor a commissão que deve dar o seu parecer sobre a carta regia que acaba de ser lida, são os srs. Mártens Ferrão, conde de Cabral e Costa Lobo.

O sr. Secretario (Montufar Barreiros): - Leu uma communicação em que se participava o fallecimento do sr. conde de Rio Maior.

O sr. Presidente: - Creio que a camara quererá que se lance na acta, que esta communicação foi recebida com profundo e geral sentimento. A camara faz justiça, por certo, ás excellentes qualidades, e ao espirito liberal e patriotico do nosso illustre e finado collega (apoiados), de que tantas provas deu na sua infelizmente não longa carreira, e concordará tambem, em que se de conhecimento d'esta resolução á sua virtuosa viuva (apoiados).

Assim se resolveu.

O sr. Secretario (Montufar Barreiros): - Leu um officio communicando o fallecimento do digno par Diogo. Antonio Correia de Sequeira Pinto.

O sr. Presidente: - Proponho que se faça tambem menção na acta do sentimento com que foi recebida pela camara esta communicação (apoiados).

Assim se resolveu.

O sr. Presidente: - A camara não tem por emquanto objecto algum de que se possa occupar; por isso a seguinte sessão será na proxima terça feira.

Está fechada a sessão.

Eram tres horas e meia da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 3 de janeiro de 1873

Os exmos. srs.: - Marquez d'Avila e de Bolama; Conde de Castro; Duque de Loulé; Marquezes, de Fronteira, de Niza, de Sabugosa, de Sousa Holstein; Condes, de Cabral, de Fonte Nova, de Bertiandos, da Ponte; Bispos, de Bragança, de Lamego; Viscondes, de Algés, de Asseca, de Ovar, da Vargem da Ordem; Mello e Carvalho, Gamboa e Liz; Costa Lobo, Xavier da Silva, Custodio Rebello de Carvalho, Montufar Barreiros, Mártens Ferrão, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Lourenço da Luz, Andrade Corvo.

Entraram depois de aberta a sessão os exmos. srs.: - Marquez de Vallada, Visconde de Chancelleiros.