O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

Sua Magestade houve por bem eleva-lo á dignidade de par do reino.

O sr. Presidente: - Se alguns dignos pares teem mais alguma carta regia a apresentar, tenham a bondade de o fazer.

Vae ler-se a acta da ultima sessão desta camara, em 1 de abril do anno precedente.

O sr. secretario Montufar Barreiros leu a acta da ultima sessão.

Não havendo reclamação considerou-se approvada.

O sr. Presidente: - Estão na mesa cinco cartas regias, nomeando para esta camara os srs. Joaquim Thomás. Lobo d'Avila, José Marcellino de Sá Vargas, Antonio José de Barros e Sá, Barão do Rio Zezere e Conde da Torre.

O sr. secretario (Visconde de Soares Franco) leu as seguintes cartas regias:

Joaquim Thomás Lobo d'Avila, do meu conselho, ministro e secretario d'estado honorário, deputado da nação portugueza, amigo. Eu El-Rei vos envio muito saudar. Tomando em consideração os vossos distinctos merecimentos e qualidades: hei por bem, tendo ouvido o conselho d'estado, nomear-vos par do reino.

O que me pareceu participar-vos para vossa intelligencia e devidos effeitos.

Escripta no paço da Ajuda, em 16 de maio de 1874.= EL-REI. = Antonio Rodrigues Sampaio.

Para Joaquim Thomás Lobo d'Avila, do meu conselho, ministro e secretario d'estado honorario, deputado da nação portugueza.

José Marcellino de Sá Vargas, do meu conselho, conselheiro do supremo tribunal de justiça, ministro e secretario d'estado honorario, presidente da camara dos senhores deputados da nação portugueza, amigo. Eu El-Rei vos envio muito saudar. Tomando em consideração os vossos distinctos merecimentos e qualidades: hei por bem, tendo ouvido o conselho d'estado, nomear-vos par do reino.

O que me pareceu participar-vos para vossa intelligencia e devidos effeitos.

Escripta no paço da Ajuda, em 16 de maio de 1874.= EL-REI. =Antonio Rodrigues Sampaio.

Para José Marcellino de Sá Vargas, do meu conselho, conselheiro do supremo tribunal de justiça, ministro e secretario d'estado honorario, presidente da camara dos senhores deputados da nação portugueza.

Conde da Torre, Pedro João de Moraes Sarmento, antigo deputado ca nação portugueza, amigo. Eu El-Rei vos envio muito saudar como aquelle que amo. Tomando era consideração os vossos distinctos merecimentos e qualidades: hei por bem, tendo ouvido o conselho de estado, nomear-vos par do reino.

O que me pareceu participar-vos para vossa intelligencia e devidos effeitos.

Escripta no paço da Ajuda, em 16 de maio de 1874.= EL-REI. - Antonio Rodrigues Sampaio.

Para o conde da Torre, Pedro João de Moraes Sarmento, antigo deputado da nação portugueza.

Antonio José de Barros e Sá, do meu conselho, juiz relator do supremo conselho de justiça militar, deputado da nação portugueza, amigo. Eu El-Rei vos envio muito saudar. Tomando em consideração os vossos distinctos merecimentos e qualidades: hei por bem, tendo ouvido o conselho d'estado, nomear-vos par do reino.

O que me pareceu participar-vos para vossa intelligencia e devidos effeitos.

Escripta no paço da Ajuda, em 16 de maio de 1874.= EL-REI.- Antonio Rodrigues Sampaio.

Para Antonio José de Barros e Sá, do meu conselho, juiz relator do supremo conselho de justiça militar, deputado da nação portugueza.

Barão do Rio Zezere, Joaquim Bento Pereira, do meu conselho, general de divisão, deputado da nação portugueza, amigo. Eu El-Rei vos envio muito saudar. Tomando em consideração os vossos distinctos merecimentos e qualidades: hei por bem, tendo ouvido o conselho d'estado, nomear-vos par do reino.

O que me pareceu participar-vos para vossa intelligencia e devidos effeitos.

Escripta no paço da Ajuda, em 16 de maio de 1874.= EL-REI. = Antonio Rodrigues Sampaio.

Para o barão do Rio Zezere, Joaquim Bento Pereira, do meu conselho, general de divisão, deputado da nação portugueza.

O sr. Presidente: - O regimento manda que se nomeiem commissões de tres membros para examinarem as cartas regias desta natureza. Parece me que a camara não terá duvida em que uma mesma commissão examine todas as cinco cartas que estão na mesa e dispensará que se nomeie uma commissão para cada uma das cartas regias. (Apoiados.)

Nomeio pois os dignos pares Martens Ferrão, Gamboa e Liz e Conde de Cabral, para formarem a commissão que ha de examinar as cartas regias apresentadas.

Agora vae proceder se á eleição de um digno par, que deve auxiliar a commissão administrativa da camara nos seus trabalhos, conforme determina o regimento.

Os dignos pares queiram fazer as suas listas.

Feita a chamada e recolhidas as listas, foram convidados para servir de escrutinadores os dignos pares) Xavier da Silva e Visconde das Laranjeiras.

Tendo entrado na uma 23 listas, e feito o apuramento, saiu eleito o digno par:

José Joaquim dos Reis e Vasconcellos, com 19 votos.

Os dignos pares, Pestana e Rebello de Carvalho, tiveram, cada um, 1 voto.

O sr. Presidente: - Está eleito o sr. Reis e Vasconcellos.

O nosso regimento determina que nesta sessão ou na seguinte se elejam dois dignos pares que, com o presidente, devem formar a commissão encarregada de redigir a resposta ao discurso da corôa. Como ha numero na gala, parece-me que a camara não terá duvida que se proceda já a essa eleição. (Apoiados.)

Feita a chamada e recolhidas as listas, foram convidados para escrutinadores os dignos pares Marquez de Sousa Holstein e Conde de Fonte Nova.

Feita a contagem verificou-se terem entrado nu uma 24 listas, e ficaram eleitos os dignos pares:

Custodio Rebello de Carvalho, com 21 votos.
João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Martens 20 "

O sr. Presidente: - Manda o regimento que na mesma sessão em que se nomeiem as commissões para examinar as cartas regias de nomeação de pares, sejam apresentados os competentes pareceres.

Não sei se a commissão que se nomeou já tem o seu relatorio prompto. Parece-me no emtanto que não ha inconveniente em que a camara se demore alguns momentos á espera de que a commissão apresente o seu parecer. (Apoiados.)

Visto a camara não ter duvida, suspendo a sessão por um quarto de hora.

Eram tres horas e meia.

Pelas tres horas e tres quartos da tarde disse

O sr. Presidente:- Continua a sessão.

O sr. Gamboa e Liz: - Mando para a mesa o parecer da commissão sobre as cartas regias que lhe foram remettidas.

Leu-se na mesa.

Parecer n.° 1

Senhores. - A commissão especial nomeada para verificar as cartas regias que elevam á dignidade de pares do