O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO ORDINARIA

O sr. Presidente:- Antes de proseguir os nossos trabalhos, devo cumprir um dever de reconhecimento para com os nossos collegas que a morte arrebatou do nosso seio, desde o encerramento da ultima sessão, os srs. Francisco José da Silva Torres, Antonio de Vasconcellos Pereira Coutinho de Macedo, duque de Saldanha, visconde de Fonte Arcada e Joaquim Gonçalves Mamede. Proponho á camara que se lance na acta um voto de profundo sentimento pela perda dos nossos dignos collegas, e que d'esta resolução da camara se de conhecimento ás familias dos illustres finados.

Os dignos pares que approvam esta indicação tenham a bondade de se levantar.

Foi approvada.

O sr. Ministro da Marinha (visconde de S. Januario): - Mando para a mesa um pedido, a fim de que alguns dignos pares que exercem funcções no ministerio da marinha e ultramar possam accumular, querendo, essas funcções com aquellas que lhes competem no corpo legislativo.

Leu-se na mesa o pedido, que e do teor seguinte:

Em conformidade do disposto no artigo 3.° do acto addicional á carta constitucional da monarchia, o governo pede á camara a permissão para que os dignos pares do reino abaixo mencionados possam accumular, querendo, o exercicio das suas funcções legislativas com as dos seus empregos ou commissões: Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello, visconde da Praia Grande de Macau, conde de Linhares, visconde de Soares Franco.

Secretaria d'estado dos negocios da marinha e ultramar, 3 de janeiro de 1881.= Visconde de S. Januario.

O sr. Presidente: - A deputação que ha de participar a Sua Magestade, que a mesa da camara dos dignos pares do reino se acha organisada para funccionar no anno de 1881, será composta, alem da mesa, dos seguintes dignos pares:

Duque de Loulé.
Duque de Palmella.
Marquez de Ficalho.
Barros e Sá.
Couto Monteiro.

Os dignos pares, cujos nomes acabo de mencionar, serão avisados do dia, e hora em que Sua Magestade se digna receber a deputação.

O nosso regimento no artigo 9.° determina o seguinte (Leu).

Não sei se a camara quererá occupar-se hoje d'esta eleição, ou roserval-a para a sessão seguinte?

O sr. Fontes Pereira de Mello: - A camara que resolva.

O sr. Presidente: - Os dignos pares, que approvam que na presente sessão se proceda á eleição da commissão que ha de elaborar o projecto de resposta ao discurso da corôa, tenham a bondade de se levantar.

Foi approvado por 33 votos contra 11.

O sr. Presidente: - Por consequencia vae proceder-se á eleição de dois dignos pares que, conjunctamente com o presidente da camara, hão de formar a commissão de resposta ao discurso da corôa.

Convido os dignos pares a prepararem as suas listas.

Procedeu-se á eleição.

O sr. Presidente: - Convido os dignos pares, os srs. visconde da Praia e visconde da Praia Grande a servirem de escurtinadores.

Corrido o escrutinio verificou-se terem entrado na uma 46 listas, sendo 1 branca, e obtiveram votos os dignos pares:

José de Mello Gouveia 43 votos
Antonio Rodrigues Sampaio 31 "
João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Mártens 2 "
Visconde da Praia Grande 1 "
Conde de Valbom 1 "

O sr. Presidente: - Está, pois, eleita a commissão de resposta ao discurso da corôa.

A primeira sessão terá logar na quarta feira, 5 do corrente, e a ordem do dia será, alem dos trabalhos de expediente, a eleição da commissão de verificação de poderes, que é composta de sete membros.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas e meia da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 3 de janeiro de 1881

Exmos. srs.: Duque d'Avila e de Bolama; Marquezes, de Ficalho, de Monfalim, de Sabugosa, de Vallada; Condes, de Cabral, de Castro, de Fonte Nova, de Valbom, da Ribeira Grande, da Torre; Viscondes, d'Alves de Sá, de Bivar, de Borges de Castro, de S. Januario, da Praia Grande, de Soares Franco, da Praia; Pereira de Miranda, Mello e Carvalho, Sousa Pinto, Barros e Sá, D. Antonio ds Mello, Couto Monteiro, Fontes Pereira de Mello, Rodrigues Sampaio, Serpa Pimentel, Barjona de Freitas, Cau da Costa, Xavier da Silva, Palmeirim, Carlos Bento, Montufar Barreiros, Fortunato Barreiros, Margiochi, Andrade Corvo, Baptista de Andrade, Pinto Bastos, Mancos de Faria, Mexia Salema, Luiz de Campos, Camara Leme, Daun e Lorena, Franzini, Placido de Abreu, Ferreira de Novaes, Mendonça Cortez, José Joaquim de Castro, Mello Gouveia.