O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 1

DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

N.º 1

SESSÃO PEEPARATORIA DE 4 DE ABRIL DE 1887

Presidencia do exmo. sr. João de Andrade Corvo (vice-presidente)

Secretarios - os dignos pares

Conde do Bomfim
Joaquim de Vasconcellos Gusmão

SUMMARIO

O sr. Andrade Corvo convidou a occuparem os logares de secretarios os srs. conde do Bomfim e Vasconcellos Gusmão. - O mesmo sr. presidente, referindo-se ao fallecimento dos dignos pares Fontes Pereira de Mello e visconde das Laranjeiras, propoz que se lançasse na acta um voto de sentimento. - Ambas estas propostas foram approvadas por acclamação. - Procedeu-se em seguida á eleição da primeira commissão de verificação de poderes. - O sr. vice-presidente convidou para escrutinadores os srs. J. J. de Castro e Costa Lobo. - Saíram eleitos os dignos pares Sequeira Pinto, Mexia Salema, Hintze Ribeiro, conde de Castro, J. J. de Castro, visconde de Alves de Sá e Barros e Sá. - Foram apresentados os diplomas dos pares eleitos os srs. Andrada Pinto, Holbeche, conde do Restello, Melicio, Pinheiro Borges e Antonio Emilio Correia de Sá Brandão. - Procedeu-se á eleição da segunda commissão de verificação de poderes. - O sr. vice-presidente convidou para escrutinadores os dignos pares conde de Paraty e José Horta. - Foram eleitos os srs. Couto Monteiro, F. M. da Cunha, visconde de Bivar, Francisco Costa, Thomás de Carvalho, Mendonça Cortez e Cau da Costa. - Leu-se a correspondencia. - O sr. presidente encerrou a sessão, dando para ordem do dia da sessão seguinte a apresentação de pareceres por parte das commissões de verificação de poderes.

Ás tres horas da tarde, estando presentes 24 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

(Estava presente o sr. ministro da marinha.)

O sr. Presidente: - No intervallo das sessões a camara perdeu os dignos pares Fontes Pereira de Mello e visconde das Laranjeiras.

Escuso de chamar a attenção d'esta camara para a grande perda que soffreu com o fallecimento da pessoa do seu presidente. Os serviços que elle prestou á camara e ao paiz estão na mente de todos nós. (Apoiados.) Peço, pois, á camara que signifique o seu profundo sentimento, lançando-se um voto na acta e communicando-se esta resolução á familia do illustre finado. (Apoiados.)

O sr. visconde das Laranjeiras foi tambem um digno par de nós todos conhecido e cuja perda lamentamos. Por isso proponho que se lance na acta um voto de sentimento pelo seu fallecimento e que d'esta resolução se de conhecimento á sua familia. (Apoiados.)

A camara reune hoje para se constituir, e para isso tem que eleger duas commissões, cada uma composta de sete membros, que terão de dar parecer sobre os diplomas dos dignos pares eleitos. D'estas duas commissões uma fica permanente e a outra apenas funccionará temporariamente emquanto durar a verificação d'aquelles diplomas.

Vae, pois, proceder-se á eleição da primeira commissão.

Cada lista deve conter cinco nomes. Peço aos dignos pares que formulem as suas listas.

(Pausa.)

Vae proceder-se á chamada.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Convido para escrutinadores os srs. José Joaquim de Castro e Costa Lobo.

Vae proceder-se ao escrutinio.

Contadas as listas, verificou-se terem entrado na urna 25; e procedendo-se ao escrutinio ficaram eleitos para a primeira commissão os dignos pares:

Sequeira Pinto............................ 25 votos
Mexia Salema............................ 17 »
Hintze Ribeiro.......................... 16 »
José Joaquim de Castro.................... 16 »
Conde de Castro.......................... 16 »
Visconde de Alves de Sá................... 15 »
Barros e Sá.. ............................ 15 »

O sr. Presidente: - Vamos proceder á eleição da segunda commissão de verificação de poderes.

Convido para escrutinadores os srs. José Maria da Ponte e Horta e conde de Paraty.

Procedendo-se á contagem das listas encontraram-se 25; e o escrutinio deu o seguinte resultado:

Foram eleitos os dignos pares;

Couto Monteiro........................... 22 votos
Francisco Maria da Cunha................. 20 »
Visconde de Bivar........................ 20 »
Francisco Costa...........................20 »
Thomás de Carvalho....................... 19 »
Mendonça Cortez.......................... 16 »
Cau da Costa..........,.................. 15 »

O sr. José Baptista de Andrade: - Mando para a mesa o diploma do digno par eleito o sr. Andrada Pinto.

O sr. Telles de Vasconcellos: - Mando para a mesa o diploma do digno par eleito o sr. João Ignacio Holbeche. Junto com o diploma vae uma certidão que mostra a categoria do digno par.

O sr. Conde de Castro: - Mando para a mesa os diplomas de dois dignos pares eleitos, sendo um d'elles o

1

Página 2

2 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

sr. conde do Restello. Este digno par eleito está comprehendido na quarta categoria da lei sobre o pariato; quer dizer, por ser antigo deputado da nação. Como, porém, s. exa. já fez parte d'esta camara, como par eleito, na ultima legislatura, a commissão de poderes poderá de certo dispensar o documento justificativo da categoria.

O outro diploma é do sr. João Chrysostomo Melicio, par eleito pelo collegio districtal de Leiria. Acompanha este diploma uma certidão da qual consta que s. exa. foi deputado durante mais de oito sessões legislativas.

Logo que as commissões de verificação de poderes estejam constituidas, peço a v. exa. lhes faça remetter estes diplomas. E peço aos srs. tachygraphos que tomem nota da declaração que eu fiz com relação ao diploma do sr. conde do Restello.

O sr. Joaquim de Castro: - Mando para a mesa o diploma do digno par eleito o sr. Domingos Pinheiro Borges.

O sr. Couto Monteiro: - Mando para a mesa o diploma do digno par eleito o sr. Antonio Emilio Correia de Sá Brandão.

Todos estes diplomas serão remettidos ás respectivas commissões logo que se achem constituidas.

O sr. Presidente: - Vae ler-se a correspondencia.

Leu-se e é do teor seguinte:

Um officio do ministerio do reino, participando que, por carta regia de 31 de março ultimo, fôra, em vista do disposto no artigo 1.° do decreto de 27 de janeiro do corrente anno, nomeado presidente d'esta camara, na presente sessão legislativa, o sr. conselheiro d'estado João Chrysostomo de Abreu e Sousa.

Ficou a camara inteirada.

Um officio do ministerio das obras publicas, acompanhando 90 exemplares da conta de gerencia do mesmo ministerio relativa ao anno economico de 1884-1885 e exercicio de 1883-1884.

Mandaram-se distribuir.

O sr. Presidente: - A proxima sessão terá logar no dia 11 do corrente, e a ordem do dia será a apresentação de pareceres por parte das commissões de verificação de poderes.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas e dez minutos.

Dignos pares presentes na sessão de 4 de abril de 1887

Exmos. srs. João de Andrade Corvo; Marquez de Vallada; Condes, de Alte, de Bomfim, do Casal Ribeiro, de Castro, de Margaride, de Paraty; Aguiar, Couto Monteiro, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Telles de Vasconcellos, Barjona de Freitas, Bazilio Cabral, Hintze Ribeiro, Francisco Cunha, Henrique de Macedo, Mendonça Cortez, Gusmão, Gomes Lages, Braamcamp, Baptista de Andrade, Castro, Ponte e Horta, Mexia Salema, Silvestre Ribeiro, Bocage, D. Luiz da Camara Leme.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×