O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

Escripta no paço de Belem, em 26 de dezembro de 1889.= EL-REI. = José Luciano de Castro.

O sr. Presidente: - O digno par o sr. João Chrysostomo de Abreu e Sousa participou-me hoje que não podia comparecer á sessão por incommodo de saude, e por isso eu vim fazer as vezes de s. exa. na qualidade de supplente á presidencia, na conformidade do regimento d'esta camara.

Agora peço a attenção da camara.

No intervallo da sessão legislativa deu-se um acontecimento o mais doloroso para todos nós, assim como para a nação inteira.

Falleceu o muito alto e poderoso Rei de Portugal, o Senhor D. Luiz I de saudosa memoria, um grande Rei que, pelas suas virtudes e altas qualidades tão digno foi do throno, como o foi da saudade com que a nação inteira lamentou a sua perda e do respeito com que será sempre honrada a sua memoria. (Apoiados geraes.)

A dor por tão lamentavel perda foi profunda em todo o paiz, que apenas uns dias antes tivera de lamentar o fallecimento de Sua Alteza o Senhor Infante D. Augusto, que pelos seus elevados dotes e bons serviços tanto iilustrára a nação. E, pois, justo que eu proponha .á camara, e de certo n'isto interpreto o seu sentimento unanime, em primeiro logar que se lance na acta de hoje um voto de profundo sentimento por tão grande perda. (Apoiados geraes.)

Em segundo logar que uma grande deputação seja nomeada para ir apresentar a Sua Magestade El-Rei D. Carlos I, á Rainha Senhora D. Amélia e á Rainha viuva a Senhora D. Maria Pia os sentimentos d'esta camara por tão tristes e dolorosos acontecimentos. (Apoiados geraes.) E finalmente que para maior significação de tão justa homenagem, a camara, depois de votada a proposta e nomeada a deputação, encerre a sua sessão. (Apoiados geraes.)

Em vista da manifestação da camara considero unanimemente approvada a minha proposta e vou nomear a grande deputação, que será composta dos dignos pares srs.:

Marquez de Vallada.
Marquez da Graciosa.
Conde de S. Januario
Visconde de Valmor.
Visconde de Moreira de Rey.
Antonio de Serpa.
Barjona de Freitas.
Barbosa du Bocage.
Pereira de Miranda.
Vaz Preto.
Costa Lobo.
Miguel Osorio.
Francisco Van-Zeller.
Bandeira Coelho.
D. Luiz da Camara.
José Paulino de Sá Carneiro.
Sebastião Calheiros.
Antonio Emilio de Sá Brandão.

Comquanto isto de algum modo importe uma pequena alteração no regimento d'esta casa, que não previu casos tão extraordinarios, parece-me que a mesma deputação que acabo de nomear poderá ser encarregada de participar a Sua Magestade El-Rei a constituição da mesa da camara dos dignos pares. (Apoiados.)

Parece-me que a camara annuirá a que se nomeie tambem uma deputação para ir assistir ás exequias da Imperatriz do Brazil, a quem, não só pela circumstancia do seu tão proximo parentesco com a casa reinante, mas tambem pelo facto de ter fallecido n'este reino, a camara de certo desejará prestar essa homenagem. (Apoiados.}

Vista a manifestação de assentimento da camara, nomeio a deputação que ha de ir assistir ás exequias e que será composta, alem da mesa, dos dignos pares srs.:

Marquez de Fronteira.
Marquez de Pomares.
Marquez de Rio Maior.
Conde de Bertiandos.
Conde de Castro.
Conde de Alte.
Visconde de Condeixa.
Telles de Vasconcellos.
Margioch.
Thomás Ribeiro.
D.Miguel Coutinho.
Hintze Ribeiro.
Antonio Emilio de Sá Brandão.

Havia a eleger um membro da camara para vogal da commissão administrativa, mas segundo a deliberação que se tomou, devo encerrar a sessão.

Os dignos pares serão avisados do dia e hora em que tenham de desempenhar as funcções que lhes foram commettidas pela camara. Se mais algum digno par quizer associar-se a esta deputação póde fazel-o, sendo isto do maior agrado da camara, como creio.

A proxima sessão é no dia 8 do corrente, e a ordem do dia é a eleição de um membro da camara para vogal da commissão administrativa.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas e quarenta e cinco minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 13 de janeiro de 1890

Exmos. srs.: José de Sande Magalhães Mexia Salema; Marquez de Vallada; Condes, de Alte, de Bertiandos, de Castro, de S. Januario, de Lagoaça; Visconde de Moreira de Rey; Serpa Pimentel, Barjona de Freitas, Bernardo de Serpa Pimentel, Cypriano Jardim, Hintze Ribeiro, Ressano Garcia, Candido de Moraes, Gusmão, Navarro de Paiva, Vaz Preto, D. Miguel Coutinho, Silvestre Lima, Serra e Moura.

O redactor = Fernando Caldeira.