O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 21 DE ABRIL DE 1890 5

O sr. Presidente: - Está retirada, e fica, por consequencia, a proposto, do digno par o sr. José Luciano, que declara que devem vigorar os precedentes, sem embargo de se tomar outra resolução sobre o assumpto.

Os dignos pares que entendem que devem vigorar os precedentes, tenham a bondade de se levantar.

Foi approvado.

O sr. Presidente: - Agora é necessario que a camara decida se quer ou não eleger as duas commissões de verificação de poderes.

Se os dignos pares entendem que se podem eleger as duas commissões de verificação de poderes, tenham a bondade de se levantar.

Foi approvado.

O sr. Presidente: - Eu tenho que dizer á camara que ha tambem um precedente com relação ás eleições de commissões, e desejo que a camara tome uma resolução a este respeito. Eu não sei se a camara deseja que as commissões continuem a ter maioria e minoria, ou se quer alterar este precedente.

Os dignos pares que são de parecer que as duas commissões que têem de ser eleitas tenham maioria e minoria, tenham a bondade de se levantar.

Foi approvado.

O sr. Presidente: - N'estas circumstancias convido os dignos pares a formularem as suas listas para a eleição das duas commissões de verificação de poderes.

Os dignos pares que entendem que estas duas eleições podem ser feitas cumulativamente, tenham a bondade de se levantar.

Foi approvado.

O sr. Presidente: - Cada uma das listas deve conter cinco nomes.

O sr. José Luciano de Castro: - Sr. presidente, eu creio que a maior parte dos dignos pares não está preparada para a eleição das duas commissões. Parecia-me melhor eleger-se a primeira commissão e depois a segunda.

Se v. exa. entende que ha n'isto algum inconveniente, determine v. exa. o que for mais rasoavel.

O sr. Presidente: - Peço perdão a v. exa., mas a camara já resolveu que se procedesse cumulativamente ás duas eleições. No emtanto, eu encontro no regimento remedio para o inconveniente apontado pelo digno par. É interromper a sessão, para dar tempo á preparação das listas.

Será bastante um quarto de hora?

O sr. José Luciano de Castro: - Eu não déra pela resolução da camara, desculpe-me v. exa.

Quanto á interrupção da sessão por um quarto de hora, acho mais que sufficiente este tempo para a preparação das listas.

No emtanto, pondero que eu não sou a camara.

O sr. Marquez de Rio Maior: - Eu tenho, sr. presidente, um precedente a apresentar em abono da proposta que vou fazer.

Ha annos, assistindo á sessão da camara dos senhores deputados o illustre deputado brazileiro Joaquim Nabuco, que tantos esforços envidou para a emancipação dos escravos no seu paiz, a camara votou uma proposta para que se expressasse na acta a sua congratulação, por se achar presente esse cidadão, proposta que foi unanimemente approvada.

Ora, um caso identico acaba de dar-se aqui. Entrou n'esta sala um homem a quem o paiz deve assignalados serviços, e, ponderado eu que esta camara, posta que se não ache ainda constituida, é comtudo uma importantissima assembléa politica, proponho que se lance na acta um voto de congratulação pela entrada na sala das nossas sessões do sr. Serpa Pinto, bem como pelo regresso á patria dos seus benemeritos companheiros. (Muitos apoiados.)

Consultada a camara approvou unanimemente a proposta do digno par.

O sr. Presidente: - Os dignos pares que são de opinião que se interrompa a sessão por um quarto de hora, queiram levantar-se.

Foi approvado.

O sr. Presidente: - Está interrompida a sessão por um quarto de hora.

Convido os dignos pares para prepararem as suas listas, a fim de se elegerem cumulativamente as duas commissões de verificação de poderes.

Eram tres horas e meia.

O sr. Presidente: - Está reaberta a sessão. Vae proceder-se á chamada.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Convido para escrutinadores os dignos pares Visconde de Soares Franco e Visconde de Alemquer.

Corrido o escrutinio, verificou-se, a entrada nas urnas de 62 listas, ficando eleitos, para a primeira commissão, os seguintes dignos pares:

Antonio José de Barros e Sá.
Marquez de Rio Maior.
Thomás Antonio Ribeiro Ferreira.
D. Luiz da Camara Leme.
Antonio Augusto Pereira de Miranda.
Bernardo de Serpa Pimentel.
Augusto Cesar Cau da Costa.

O sr. Presidente: - Ha tres nomes com 27 votos; mas como os srs. Bernardo de Serpa e Cau da Costa são os mais velhos, ficam s. exas. eleitos, na conformidade do regimento.

Procedeu-se ao escrutinio da eleição da segunda commissão, ficando constituida d'estes dignos pares:

Francisco Simões Margiochi.
Conde da Arriaga.
Visconde da Azarujinha.
Francisco Maria da Cunha.
Marino João Franzini.
João José de Mendonça Cortez.
Diogo Antonio Correia de Sequeira Pinto.

O sr. Presidente: - Como a camara vê, ha oito nomes com 27 votos; mas sendo o sr. Visconde de Silva Carvalho o mais novo, é s. exa. o excluido.

A primeira sessão é na proxima sexta feira, sendo a ordem do dia a apresentação de pareceres.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas e meia da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 21 de abril de 1890 Exmos. srs. Antonio Telles Pereira de Vasconcellos Pimentel; Antonio José de Barros e Sá; Marquezes, da Graciosa, de Pomares, da Praia e de Monforte, de Rio Maior, de Sabugosa, de Vallada; Condes, de Alte, de Cabral, de Gouveia, de S. Januario, de Lagoaça, de Linhares, de Penha Longa, da Ribeira Grande, de Thomar; Bispo de Bethsaida; Viscondes, de Alemquer, de Asseca, da Azarujinha, de Condeixa, de Moreira de Rey, da Silva Carvalho, de Soares Franco, de Valmór; Adriano Machado, Agostinho Ornellas, Braamcamp Freire, Pereira de Miranda, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Basilio Cabral, Carlos Eugenio de Almeida, Cypriano Jardim, Sequeira Pinto, Montufar Barreiros, Hintze Ribeiro, Costa e Silva, Francisco Cunha, Margiochi, Barros Gomes, Ferreira Lapa, Mendonça Cortes, Gusmão, Gomes Lages, Baptista de Andrade, Castro Guimarães, José Luciano de Castro, Ponte Horta, Mello Gouveia, Sá Carneiro, Mexia Salema, Bocage, Lourenço de Almeida Azevedo, Camara Leme, Seixas, Franzini, Placido de Abreu, Thomás Ribeiro, Thomás de Carvalho.

O redactor = Ulpio Veiga.