O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO

DA

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

N.º1

SESSÃO DE 5 DE JANEIRO DE 1892

Presidencia do exmo. Sr. Antonio Telles Pereira de Vasconcelos Pimentel

Secretarios-os exmos. srs.

Conde d'Avila
Rodrigo Pequito

SUMMARIO

Sessão preparatoria.- O sr. presidente convida a occuparem os logares de secretarios os srs. conde d'Avila e Rodrigo Pequito. - Procede-se á eleição de secretarios e é eleito primeiro secretario o sr. conde d'Avila. Repete-se a eleição para segundo secretario, por não ter na primeira obtido o mais votado numero legal de votos, e sáe eleito o sr. visconde da Silva Carvalho. Procede-se á eleição de vice-secretarios e são eleitos os srs. conde de Lagoaça e José Augusto da Gama. - O sr. presidente declara que a mesa da camara dos dignos pares está constituida para a sessão legislativa de 1892, e nomeia a deputação que ha de ir participar a El-Rei a constituição da camara.-É lida e approvada a acta da sessão preparatoria.

Sessão ordinaria. - Leitura e approvação da acta da ultima sessão ordinaria. - Correspondencia. - Procede-se á eleição de dois dignos pares que, com o sr. presidente, constituirão a commissão de resposta ao discurso da corôa, e são eleitos os srs. Serpa Pimentel e Luciano de Castro.- Tratando-se da eleição de um vogal da commissão administrativa, delibera a camara, por proposta do sr. Hintze Ribeiro, que seja reconduzido o vogal da commissão na passada sessão legislativa, e bem assim toda a commissão de verificação de poderes.

SESSÃO PREPARATORIA

Ás duas horas e quarenta minutos da tarde, o sr. presidente, occupando a cadeira da presidencia, convidou a servirem de secretarios na sessão preparatoria os srs. conde de Ávila e Rodrigo Pequito e verificando-se a presença de 19 dignos pares, declarou aberta a sessão preparatoria.

O sr. Presidente: - Vae proceder-se á eleição dos srs. secretarios. Convido os dignos pares a formularem as suas listas.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Convido os dignos pares os srs. Palmeirim e Jeronymo Pimentel a servirem de escrutinadores.

Correu o escrutinio.

O sr. Presidente: - Entraram na uma 19 listas e foi eleito, por 18 votos, primeiro secretario, o sr. conde d'Avila. Para segundo secretario não houve mais de 13 votos, que recaíram no sr. visconde da Silva Carvalho, tendo por isso de proceder-se a nova eleição.

Convido os dignos pares a formularem as suas listas para a eleição do segundo secretario.

Vae fazer-se a chamada.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Convido os srs. Novaes e Pessoa de Amorim a virem servir de escrutinadores.

Correu o escrutinio.

O sr. Presidente: - Entraram na uma 19 listas, ficando eleito para segundo secretario o sr. visconde da Silva Carvalho com 19 votos.

Vae proceder-se á eleição dos srs. vice-secretarios. Convido os dignos pares a formularem as suas listas.

Vae proceder-se á chamada.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Convido os dignos pares os srs. Botelho de Faria e Firmino João Lopes a virem servir de escrutinadores.

Correu o escrutinio.

O sr. Presidente: - Entraram na urna 21 listas, ficando eleitos os srs. conde de Lagoaça e José Augusto da Gama, por 21 votos.

Declaro, pois, que a mesa da camara dos dignos pares do reino está constituida para a sessão legislativa de 1892.

A deputação que ha de participar a El-Rei a constituição da mesa, será composta dos seguintes dignos pares:

Antonio de Serpa Pimentel.
Conde de Azarujinha.
Conde do Bomfim.
Conde de Thomar.
Barão de Almeida Santos.
Antonio do Rego Botelho de Faria.
Carlos Augusto Palmeirim.

Eu tratarei de saber o dia e hora em que Sua Magestade recebe a deputação e os dignos pares serão opportunamente avisados.

Vae ler-se a acta da sessão preparatoria.

Leu-se na mesa.

O sr. Presidente: - Como não ha reclamação em contrario, considera-se approvada e vamos entrar na sessão ordinaria.

SESSÃO ORDINARIA

O sr. Presidente: vae ler-se a acta da ultima sessão ordinaria.
Foi lida na mesa.