O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

O sr. Presidente: - Não havendo reclamação contra a acta, julga-se approvada.

Vae ler-se a correspondencia.

Leu-se na mesa a seguinte:

Correspondencia

Officio do ministerio do reino, enviando a copia do decreto pelo qual Sua Magestade determinou que o encerramento das côrtes geraes se effectuasse no dia 29 de dezembro ultimo.

Para a secretaria.

Officio do ministerio da marinha, remettendo os documentos pedidos pelo digno par Mendonça Cortez, em sessão de 4 de dezembro ultimo.

Para a secretaria.

O sr. Presidente: - Vae proceder-se 4 eleição de dois dignos pares que, conjunctamente com o presidente, hão de formular o projecto de resposta ao discurso da corôa.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Convido os dignos pares os srs. conde de Thomar e conde do Bomfim a virem servir de escrutinadores.

Correu o escrutinio.

O sr. Presidente: - Saíram eleitos os dignos pares os srs. José Luciano de Castro com 22 votos e Serpa Pimentel com 22 votos.

Passá-se á eleição de um vogal adjuncto á commissão administrativa, e tambem á eleição da commissão de verificação de poderes.

O sr. Hintze Ribeiro: - Requeiro a v. exa. que consulte a camara se ella prefere que em logar de se fazerem as eleições que v. exa. acaba de indicar seja reconduzido para a commissão administrativa o digno par o sr. Costa e Silva, bem como para a commissão de verificação de poderes os dignos pares que a constituiam.

O sr. Presidente: - O digno par o sr. Hintze Ribeiro propõe que seja reconduzido o sr. Costa e Silva como vogal da commissão administrativa, e igualmente todos os membros da commissão de verificação de poderes.

O sr. Jeronymo Pimentel: - Desejo saber se são reconduzidos todos os membros d'essas commissões? É isso que requer o digno par o sr. Hintze Ribeiro?

O sr. Hintze Ribeiro: - Sim, senhor. O meu requerimento é para que sejam reconduzidos todos os membros das commissões que serviram na sessão passada.

O sr. Presidente: - Os dignos pares que approvam o requerimento do sr. Hintze Ribeiro tenham a bondade de se levantar.

Foi approvado.

O sr. Presidente: - Os nossos trabalhos da sessão de hoje estão terminados.

A primeira sessão terá logar na proxima segunda feira, 11 do corrente, sendo a ordem do dia apresentação de pareceres.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas e vinte minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 5 de janeiro de 1892 Exmos. srs.: Antonio Telles Pereira de Vasconcellos Pimentel; Marquez de Vallada; Condes, de Ávila, do Bomfim, de Cabral, de Castro, de Thomar; Barão de Almeida Santos; Antonio Candido, Botelho de Faria, Costa Lobo Ferreira Novaes, Bazilio Cabral, Palmeirim, Hintze Ribeiro, Firmino Lopes, Jeronymo Pimentel, Bocage, Pessoa de Amorim, Mathias de Carvalho, Rodrigo Pequito, Thomás Ribeiro, Thomás de Carvalho.

Na sessão real de abertura das côrtes geraes ordinarias em 2 de janeiro de 1892, publicada no Diario do governo n.° 2, pag. 9, leu-se a seguinte carta regia:

Antonio Telles Pereira de Vasconcellos Pimentel, do meu conselho, par do reino, amigo, eu, El-Rei, vos envio muito saudar, como aquelle que amo.

Tomando em consideração o vosso distincto merecimento, experiencia dos negocios publicos e mais circumstancias attendiveis, que concorrem na vossa pessoa: hei por bem, tendo em vista o disposto no artigo 1.° do decreto de 27 de janeiro de 1887, nomear-vos para o cargo de presidente da camara dos dignos pares do reino para a sessão legislativa ordinaria que ha de começar no dia 2 do proximo mez de janeiro.

Escripta no paço de Belem, em 28 de dezembro de 1891. = EL-REI. =Lopo Vaz de Sampaio e Mello.

Para Antonio Telles Pereira de Vasconcellos Pimentel, do meu conselho, par do reino.

O redactor= Fernando Caldeira