O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

idéa que em Africa se falla de um regulo poderoso, que se suppunha nunca poderia ser attingido no seu proprio kraal.

Desde então, é toda uma epopêa epica a valorosa serie de feitos do exercito e da armada!

O que elles fizeram, as inclemencias e as provações por que houveram de passar, os riscos que correram, os triumphos que alcançaram, esquecendo-se da propria vida, com um pensamento unico, com um fito exclusivo, a defeza da sua patria, é verdadeiramente assombroso! Nos primeiros encontros, em Marracuene e Magul, eram os nossos que se defendiam, punhados de bravos contra hordas inteiras de gentios; nos ultimos eram já os nossos que atacavam, eram elles que derrubavam tudo, e tudo venciam. Perto de Manjacaze 500 homens affrontavam 12:000; a batalha decisiva de Coolella assegurava para sempre o nosso dominio n'aquellas paragens.

A entrada no kraal e agora a prisão do regulo Gungunhana são feitos dos mais gloriosos e mais extraordinarios da nossa historia militar.

Agradeçamos á Providencia o favor que dispensou ás nossas armas.

E uma saudação enthusiastica aos heroes de hoje, valorosos continuadores das nossas nobilissimas tradições do passado, aos quaes patria deve ser eternamente reconhecida pelo muito e pelo bem que a serviram.

O sr. Presidente: - Vão ler-se as propostas mandadas para a mesa pelo digno par o sr. conde de Lagoaça.

Leram-se na mesa e são do teor seguinte:

Propostas

Proponho que na acta se lance um voto de sincero louvor e reconhecimento á benemerita sociedade da Cruz Vermelha pelos relevantissimos serviços prestados ao exercito e á patria nas campanhas ultramarinas, e que d'esta resolução se dê conhecimento á direcção da benemerita sociedade. = Conde de Lagoaça.

Proponho que na acta se lance um voto de profundo sentimento pela morte dos bravos soldados portuguezes que nas terras de alem mar perderam a vida em defeza da patria. = Conde de Lagoaça.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Hintze Ribeiro): - Sr. presidente, eu pedi a palavra para declarar a v. exa. que, em nome do governo, me associo ás duas propostas que o digno par o sr. conde de Lagoaça, mandou para a mesa.

É uma homenagem de respeito aos nossos soldados, e um testemunho de gratidão a uma instituição que tantos e tão relevantes serviços tem prestado ao nosso exercito.

O sr. Costa e Silva: - Eu proponho que essas duas propostas sejam votadas por acclamação.

O sr. Presidente: - Eu creio que as propostas do digno par o sr. Thomás de Carvalho estão comprehendidas na proposta do digno par o sr. Serpa.

Vão votar-se as propostas.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Hintze Ribeiro): - Todas juntas e por acclamação.

A camara manifestou-se pela approvação das propostas por acclamação.

O sr. Presidente: - Estão approvadas as propostas.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Hintze Ribeiro): - Sr. presidente, pedi a palavra para declarar a v. exa. que Sua Magestade El-Rei receberá a deputação que lhe vae participar a constituição da camara, no proximo sabbado pelas duas horas da tarde, e estou certo que Sua Magestade receberá por essa occasião os comprimentos da deputação, para o felicitar, segundo a deliberação da camara.

O sr. Presidente: - Os dignos pares que compõem a deputação para o fim da proposta do digno par o sr. Antonio de Serpa são, alem da mesa, os seguintes:

Duque de Palmella.

Arcebispo-Bispo do Algarve.

Conde do Bomfim.

Conde de Thomar.

Visconde da Silva Carvalho.

Visconde de Soares Franco.

Antonio Emilio Corrêa de Sá Brandão.

Antonio de Serpa.

Augusto Cesar Cau da Costa.

Arcebispo de Evora.

J. Baptista de Andrade.

Diogo A. Correia de Sequeira Pinto.

Thomás de Carvalho.

Agostinho de Ornellas.

Costa e Silva.

Os primeiros sete membros d'esta relação formam a deputação que tem de dar parte a Sua Magestade da installação da mesa d'esta camara, assim como já se fez a communicação para a camara dos senhores deputados.

Antes de fechar a sessão,

Viva Sua Magestade El-Rei e a Familia Real!

Os dignos pares: - Viva! viva!

O sr. Presidente: - Viva a patria!

Os dignos pares: - Viva! viva!

O sr. Presidente: - Viva o exercito de terra e mar!

Os dignos pares: - Viva! viva!

O sr. Presidente: - A proxima sessão é na sexta feira, 10 do corrente, e a ordem do dia é a eleição do vogal adjunto á commissão administrativa e a da commissão de resposta ao discurso da corôa.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas e cincoenta minutos da tarde.

Dignos pares presentes à sessão de 8 de janeiro de 1896

Exmos. srs.: Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa; Marquezes, das Minas, de Penafiel; Arcebispo de Évora, Arcebispo-Bispo do Algarve; Condes, da Azarujinha, do Bomfim, de Cabral, de Lagoaça, de Thomar; Viscondes, de Athouguia, da Silva Carvalho; Agostinho de Ornellas, Sá Brandão, Serpa Pimentel Arthur Hintze Ribeiro, Cau da Costa, Ferreira Novaes, Vellez Caldeira, Sequeira Pinto, Montufar Barreiros, Ernesto Hintze Ribeiro, Costa e Silva, Margiochi, Jeronymo Pimentel, Baptista de Andrade, José Maria dos Santos, Pessoa de Amorim, Thomás de Carvalho.

O redactor = Alves Pereira.