O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

O sr. Presidente: - Convido para escrutinadores os dignos pares os srs. Fernando Larcher e conde de Paraty.

Verificou-se terem entrado na uma 23 listas.

O sr. Presidente: - Está eleito vice-secretario, com 15 votos, o digno par o sr. conde de Lagoaça.

Como o sr. Rebello da Silva teve só 14 votos, por isso que ha 8 listas brancas, vae proceder-se novamente á eleição do segundo vice-secretario e simultaneamente á eleição de um vogal da commissão administrativa.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Convido para escrutinadores os dignos pares os srs. conde do Bomfim e Anselmo Braamcamp Freire.

Corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na uma de vice-secretario 24 listas, sendo tres brancas.

Ficou eleito o sr. Rebello da Silva por 20 votos.

No sr. conde de Bertiandos recaiu 1 voto.

Na uma de vogal da commissão administrativa entraram 23 listas, sendo 1 branca.

Ficou eleito o sr. Francisco Joaquim da Costa e Silva por 22 votos.

O sr. Presidente: - Convido o digno par o sr. Abreu e Sousa a occupar o logar de secretario. E na ausencia do digno par conde de Bertiandos, convido o sr. conde de Lagoaça a occupar o outro logar de secretario.

Tem a palavra o sr. conde de Lagoaça.

O sr. Conde de Lagoaça: - Sr. presidente, agradeço á camara a confiança com que me hourou mais uma vez elegendo-me vice-secretario.

Estou prompto a occupar esse logar, mas nas condições em que o fiz nos outros annos, isto é, substituindo uma ou outra vez qualquer dos srs. secretarios quando não possam comparecer.

Sr. presidente, agora, porem, não se dá o mesmo caso dos annos anteriores, porque o sr. conde de Bertiandos está ausente do reino e não sei quando virá, e o sr. Rebello da Silva ha já duas sessões legislativas que não comparece aqui.

Portanto a minha eleição impõe-me desde já obrigações de secretario effectivo, e n'estas circumstancias eu não posso acceitar esse cargo, porque desejo tomar parte activa nos trabalhos parlamentares.

Faço esta declaração simplesmente para que o presidente que se seguir a v. exa. não imagine que pratico uma desconsideração quando abandonar esse logar para vir sentar-me na minha cadeira de par do reino.

Renovando os meus agradecimentos, mo tenho duvida de por agora ir occupar o cargo para que fui eleito, mas lembro a v. exa. a conveniencia de se eleger outro vice-secretario que me substitua, de medo que não possa ser alterada a ordem dos nossos trabalhos.

Tenho dito.

(O digno par não reviu.)

O sr. Presidente: - A mesa, na ausencia eventual dos secretarios, e não estando presentes os vice-secretarios, está auctorisada a convidar quem os substitua provisoriamente.

Os srs. Abreu e Sousa é conde de Lagoaça occuparam os logares de secretarios.

O sr. Presidente: - Vae ler-se e acta da sessão preparatoria.

Leu-se na mesa e, não havendo qualquer reclamação, considerou-se approvada.