O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ANNAES

DA

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO LEGISLATIVA DE 1905

SESSÃO PREPARATORIA EM 4 DE ABRIL DE 1905

SUMMARIO.- É lida a Carta Regia que nomeou Presidente da Camara o Digno Par Antonio Candido. S. Exa. agradece a honra que lhe foi concedida, e declara que procurará corresponder á elevada confiança de El-Rei. São eleitos os Srs. Secretarios e Vice-Secretarios da mesa, Lida e approvada a acta d'esta sessão preparatoria, o Sr. Presidente declara que está organizada a mesa da Camara, para a sessão que hoje começa.

Pelas 3 horas e 11 minutos da tarde occupa a cadeira da presidencia o Exmo. Sr. Conselheiro Antonio Candido Ribeiro da Costa, servindo de secretarios os Dignos Pares Visconde de Athouguia e Fernando Larcher.

Feita a chamada, e verificando-se que estavam presentes 33 Dignos Pares, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

É lida na mesa a Carta Regia nomeando para presidir ás sessões da Camara o Digno Par Antonio Candido Ribeiro da Costa.

(Estavam presentes os Srs. Ministros do Reino, Fazenda e Guerra. Entraram durante a sessão os Srs. Ministros das Obras Publicas e da Marinha).

O Sr. Presidente : - Começa por agradecer a Sua Majestade El-Rei a honra que lhe fez nomeando o Presidente da Camara dos Dignos Pares do Reino.

Procurará corresponder á elevada confiança de Sua Majestade, pondo no desempenho d'este logar o que haja de melhor nas faculdades do seu espirito, e nos recursos da sua vontade.

Aos seus nobres collegas pede encarecidamente que sejam benevolos para com a Presidencia, e que suppram com a sua intelligentissima e patriotica cooperação as faltas que possa haver da parte d'elle, orador, na direcção dos trabalhos parlamentares. Professa o maior respeito e a mais profunda consideração por todos. A todos servirá sempre quanto lh'o permittam o Regimento, da Camara liberalmente interpretado, e a sua disposição pessoal, que não pode ser mais attenciosa e cordial.

Succedendo n'esta cadeira a tantos homens illustres - e não pode deixar de referir-se designadamente ao ultimo que a occupou, o Sr. Conselheiro Moraes Carvalho, que bem mereceu os applausos d'esta Camara pelo seu alto entendimento e pelo seu respeitabilissimo caracter - será feliz se não deslustrar singularmente as honrosas tradições que é chamado a continuar. (Applausos de todos os lados da Camara).

Declara que na conformidade do Regimento vae proceder-se á eleição de secretarios e vice-secretarios da mesa.

Feita a chamada, corrido o escrutinio, e tendo servido de escrutinadores os Dignos Pares D. João de Alarcão e Carlos Eugenio de Almeida, verificou-se terem entrado na urna, para a eleição de secretarios, 34 listas, ficando eleitos os Dignos Pares Luiz de Mello Bandeira Coelho com 29 votos; José Vaz Correia Seabra de Lacerda com 26.

Houve 5 listas brancas.

Na urna da eleição para vice-secretarios entraram 35 listas, das quaes 5 eram brancas.

Ficaram eleitos os Dignos Pares Joaquim de Vasconcellos Gusmão com 28 votos; Marquez de Lavradio com 28.

A convite do Sr. Presidente os Secretarios eleitos occuparam os seus respectivos logares, e depois leu-se e foi approvada a acta d'esta sessão preparatoria.

O Sr. Presidente: - A mesa da Camara dos Dignos Pares está organizada para a presente sessão.