O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ANNAES

DA

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO LEGISLATIVA DE 1906

SESSÃO PREPARATORIA EM 3 DE FEVEREIRO DE 1906

SUMMAEIO: - São lidas na mesa as Cartas Regias que nomeiam o Presidente e Vice-Presidente da Camara. - O Sr. Presidente diz que procurará manter a mais stricta imparcialidade e pede a benevolencia de todos os seus collegas. - São eleitos os secretarios e vice-secretarios da mesa. - Lida e approvada a acta d'esta sessão preparatoria, o Sr. Presidente declara organizada a mesa da Camara,

Pelas 2 horas e 30 minutos da tarde occupou a cadeira da Presidencia o Exmo. Sr. Conselheiro Augusto José da Cunha, servindo de secretarios os Dignos Pares Luiz de Mello Bandeira Coelho e José Vaz Correia Seabra de Lacerda.

Feita a chamada, e verificando-se que estavam presentes 24 Dignos Pares, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Foram lidas na mesa as seguintes Cartas Regias:

Augusto José da Cunha, do Meu Conselho, Par do Reino e Ministro de Estado honorario. Amigo. - Eu El-Rei vos Envio muito saudar. - Tomando em consideração o vosso distincto merecimento, experiencia dos negocios publicos e mais circumstancias attendiveis que concorrem na vossa pessoa: Hei por bem, Tendo em vista o disposto no artigo 1.° do decreto de 27 de janeiro de 1887, Nomear-vos Presidente da Camara do Dignos Pares do Reino para a sessão legislativa, que ha de começar no dia 1 do proximo mez de fevereiro. - Escripta no Real Paço das Necessidades em 25 de janeiro de 1906. = EL-REI. = Eduardo José Coelho. - Para Augusto José d Cunha, do Conselho de Sua Majestade Par do Reino e Ministro de Estado Honorario.

Sebastião Custodio de Sousa Telles do Meu Conselho, Par do Reino e Ministro de Estado Honorio. Amigo. - Eu El-Rei vos Envio muito saudar. - Tomando em consideração o vosso distincto merecimento, experiencia dos negocios publicos e mais circumstancias attendiveis, que concorrem na vossa pessoa: Hei por bem, Tendo em vista o disposto no artigo 1.° do decreto de 27 de janeiro de 1887, Nomear-vos Vice-Presidente da Camara dos Dignos Pares do Reino para a sessão legislativa, que ha de começar no dia 1 do proximo mez de fevereiro. - Escripta no Real Paço das Necessidades, em 27 de janeiro de 1906. = EL-Rei = Eduardo José Coelho. - Para Sebastião Custodio de Sousa Telles, do Conselho de Sua Majestade, Par do Reino e Ministro de Estado Honorario.

O Sr. Presidente: - Em virtude da primeira Carta Regia que acaba de ser lida, assumi a presidencia d'esta Camara, e cumpre me, em primeiro logar, tornar publicos os agradecimentos respeitosos que já tive a honra de dirigir ao Augusto Chefe do Estado pela elevada mercê que me conferiu.

Á Camara direi que estou firmemente resolvido a usar a mais stricta imparcialidade na direcção dos trabalhos parlamentares; hei de seguir fielmente as disposições do Regimento e, nos casos duvidosos ou omissos, recorrerei á resolução da Camara.

Para me desempenhar condignamente do alto cargo em que fui investido, preciso da benevolencia de todos os meus collegas.

Peço-lh'a com o mais vivo empenho, e espero obtel-a, porque me animam para com S. Exas. os sentimentos da mais profunda consideração e respeito.

Com a benevolencia de todos poderei manter o prestigio e as honrosas tradições da Camara dos Dignos Pares.

(Pausa).

Em conformidade do Regimento, vae proceder-se á eleição de secretarios.

Convido os Dignos Pares a formularem as suas listas.

S. Exa. não reviu.

Fez-se a chamada.

O Sr. Presidente: - Convido os Dignos Pares Marquez de Penafiel e José de Azevedo Castello Branco para servirem de escrutinadores.

Procedeu-se ao escrutinio.

O Sr. Presidente: - Entraram na uma para a eleição de secretarios 31 listas, sendo 5 brancas e 1 inutilizada.

Foram eleitos os Dignos Pares Luiz de Mello Bandeira Coelho, por 25 votos; José Vaz Correia Seabra de Lacerda, por 24 votos.

O Sr. Presidente: - Agora vae proceder-se á eleição de vice-secretarios. Convido os Dignos Pares a formularem as suas listas.

Fez-se a chamada.