O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ANNAES

DA

SESSÃO LEGISLATIVA DE 1906

SESSÃO PEEPAEATOEIA EM 2 DE JUNHO DE 1906

SUMMARIO: - Feita a chamada, e lidas as Cartas Regias relativas á nomeação do Vice-Presidente e supplentes á Presidencia da Camara, o Sr. Presidente pede a cooperação de todos os Dignos Pares para bem desempenhar o seu cargo. - Procede-se á eleição de Secretarios e Vice-Secretarios. - É approvada a acta d'esta sessão preparatoria. - O Sr. Presidente declara organizada a mesa para a sessão legislativa de 1906, e nomeia a deputação que ha de ir participar esse facto a Sua Majestade El-Rei.

Pélas 2 horas e 30 minutos da tarde, occupou a cadeira da presidencia o Digno Par Sebastião Custodio de Sousa Telles, servindo de secretarios os Dignos Pares Luiz de Mello Bandeira Coelho, e José Vaz Correia Seabra de Lacerda.

Feita a chamada, e verificando-se a presença de 39 Dignos Pares, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Foram lidas na mesa as seguintes Cartas Regias:

"Sebastião Custodio de Sousa Telles, do Meu Conselho, Par do Reino e Ministro de Estado Honorario. Amigo:

Eu El-Rei vos envio muito saudar, como aquelle que amo.

Tomando em consideração o vosso distincto merecimento, experiencia dos negocios publicos e mais circumstancias attendiveis que concorrem na vossa pessoa: Hei por bem, tendo em vista o disposto no artigo 1.° do decreto de 27 de janeiro de i877, nomear-vos para o cargo de Vice-Presidente da Camara dos Dignos Pares do Reino para a sessão legislativa ordinaria, que ha de começar no dia 1 do proximo mez de junho. O que me pareceu participar-vos para vossa intelligencia e effeitos legaes.

Escripta no Real Paçô das Necessidades, em 29 de maio de 1906. = El-Rei. = João Ferreira Franco Pinto, Castello Branco".

"Luiz Fisher Berquó Poças Falcão, do Meu Conselho, Par do Reino. Amigo. Eu El-Rei vos envio muito saudar:

Tomando em consideração o vosso distincto merecimento, experiencia dos negocios publicos e mais circumstancias attendiveis, que concorrem na vossa pessoa: Hei por bem nomear-vos para presidir á Camara dos Dignos Pares do Reino, nos termos da carta de lei de 15 de setembro de 1842, na sessão legislativa ordinaria, que ha de começar no dia 1 do proximo mez de junho. O que me pareceu participar-vos para vossa intelligencia e effeitos legaes.

Escripta no Real Paçô das Necessidades, em 29 de maio de 1906. = El-Rei. = João Ferreira Franco Pinto Castello Branco".

Identica para o Digno Par José Frederico Laranjo.

O Sr. Presidente: - Em primeiro logar desejo agradecer a Sua Majestade El-Rei a minha nomeação para Vice-Presidente d'esta Camara e desde já declaro que todas as vezes que eu haja de presidir, na ausencia do illustre Presidente, Sr. Conselheiro Augusto José da Cunha, empregarei todos os meus esforços para corresponder, o melhor possivel, á honra que me foi conferida.

Tratarei sempre de me dirigir, aos nossos trabalhos parlamentares, segundo as disposições regimentaes e as praxes estabelecidas. Sei que de certo não basta isto e, portanto, peço a coadjuvação de todos os Dignos Pares meus collegas para o exercicio d'este cargo, a fim de que o prestigio e autoridade d'este alto corpo legislativo possam ser mantidos á devida altura.

Vae proceder-se á eleição de secretarios. Convido os Dignos Pares a formularem as suas listas.

Fez- se a chamada para a votação.

O Sr. Presidente: - Convido para escrutinadores os Dignos Pares Conde de Castello de Paiva e José da Silveira Vianna.

Procedeu-se ao escrutinio.

O Sr. Presidente: - Entraram na uma 40 listas, sendo 2 brancas. Ficaram eleitos secretarios os Dignos Pares Bandeira Coelho e Seabra de Lacerda, com 38 votos cada um.

O Sr. Presidente: - Vae proceder-se agora á eleição de Vice-secretarios.