O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ANNAES

DA

CAMA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO LEGISLATIVA DE 1909

SESSÃO PEEPARATORIA DE 2 DE MARÇO DE 1909

SUMMARIO. - O Digno Par Conde de Bertiandos, occupando a cadeira da Presidencia, convida para Secretarios interinos os Dignos Pares Luis de Mello Bandeira Coelho e Francisco José Machado. Em seguida manda proceder á chamada e, reconhecendo-se haver numero legal, declara aberta a sessão preparatoria. - E lida a carta regia que nomeia Presidente o Digno Par Conde de Bertiandos.- S. Exa. exprime o seu agradecimento a El-Rei pela honra que lhe foi conferida, e faz votos por merecer a benevolencia da Camara. Refere-se aos seus illustres antecessores na cadeira da Presidencia e diz que não ambiciona fazê-los esquecer, mas apenas poder imitá-los alguma vez. - Procede-se depois á eleição simultanea de Secretarios e Vice-Secretarios. Corrido o escrutinio, occupam os seus logares os Secretarios eleitos, e é lida e approvada a acta da sessão preparatoria. - O Sr. Presidente declara constituida a mesa da Camara e nomeia a commissão que ha de ir participar esse facto a Sua Majestade El-Rei.

Pelas duas horas e dez minutos da tarde, occupou a cadeira da Presidencia o Digno Par Sr. Conde de Bertiandos, e convidou para occuparem provisoriamente os logares de Secretarios os Dignos Pares Srs. Luis de Mello Bandeira Coelho e Francisco José Machado.

Em seguida mandou-se proceder á chamada, a que responderam 25 Dignos Pares.

Estiveram presentes á abertura da sessão os Srs. Presidente do Conselho e Ministros da Justiça e dos Negocios Estrangeiros. Entraram durante a sessão os Srs. Ministros da Guerra, da Fazenda, da Marinha e das Obras Publicas.

O Sr. Presidente: - Está aberta a sessão. Vae ler-se uma carta regia.

Leu-se na mesa e é do teor seguinte:

Conde de Bertiandos, Par do Reino. - Amigo: Eu El-Rei vos envio muito saudar como aquelle que amo.

Tomando em consideração o vosso distincto merecimento, experiencia dos negocios publicos e mais circuntancias attendiveis, que concorrem na vossa pessoa: hei por bem, tendo em vista o disposto no artigo 1.° do decreto de 21 de janeiro de 1887, nomear-vos Presidente da Camara dos Dignos Pares do Reino para a sessão legislativa ordinaria, que ha de começar no dia primeiro do proximo mês de março. O que me pareceu participar-vos para vossa intelligencia e effeitos legaes.

Escrita no Real Paço das Necessidades, em 25 de fevereiro de 1909. = EL-REI. = Arthur Alberto de Campos Henriques. = Para o Conde de Bertiandos, Par do Reino.

O Sr. Presidente: - Agradeço a Sua Majestade El-Rei a minha nomeação para Presidente d'esta Camara e faço-o deveras penhorado e confundido por tamanha honra.

Quanto mais reflicto nos vultos eminentes que teem occupado a cadeira da Presidencia d'esta Camara, mais me parece arrojo meu o estar neste logar. Mas conto com a benevolencia da Camara e espero que ella me ha de illustrar com as suas luzes, que são muitas. Essa esperança me anima.

Já ha muitos annos que faço parte da Camara, tenho nella amigos e com todos tenho tido boa camaradagem.

No cargo que estou agora occupando quisera não perder um d'esses amigos e ganhar mais alguns, quando não possam ser todos os membros da Camara.

Ainda quando pudesse, que não posso certamente, não procuraria fazer esquecer nenhum dos meus antecessores, todos com logar na Historia pelos relevantes serviços que prestaram ao país. O que eu desejo, o que ambiciono, é poder, ao menos de vez em quando, e ainda que ao longe, relembrá-los pela imitação.

Meus Senhores, eu sei que num ponto já os imito: é no empenho de bem servir o país e na minha alta consideração pela Camara.

Espero e peço com instancia a todos que me auxiliem.

Vozes: - Muito bem, muito bem.

O Sr. Presidente: - Em conformidade do regimento vae proceder-se á eleição simultanea de Secretarios e Vice-Secretarios. Convido os Dignos Pares a formularem as suas listas.

Fez-se a chamada e procedeu-se a votação.

O Sr. Presidente: - Convido para escrutinadores os Dignos Pares Carlos Roma du Bucage e José da Silveira Vianna.

Correu o escrutinio.