O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

23

CAMARA DOS DIGNOS PARES.

EXTRACTO DA SESSÃO DE 5 DE JANEIRO.

Presidencia do Ex.mo Sr. José da Silva Carvalho, Vice Presidente

Depois da uma hora da tarde, o Ex.mo Sr. Presidente subiu á cadeira, e na conformidade do regimento, convidou para servirem de Secretarios os dignos Pares Conde de Mello, e Conde da Lousã (D. João), quis o tinham sido na sessão passada.

Tendo-se verificado, pela chamada, a presença de 38 dignos Pares, declarou e Ex.ª Sr. Presidente aberta a

SESSÃO PREPARATORIA.

Procedeu-se á eleição dos Srs. Secretarios, sendo Convidados para servirem de escrutinadores; e, corrido o escrutinio, tendo entrado na urna 38 listas, saíram eleitos os dignos Pares

Conde de Mello, com.............. 22 votos

Conde da Louzã (D. João)......... 21 »

Passou-se á eleição dos Srs. Vice-Secretarios.

Tendo entrado na urna 36 listas, saíram apurados

Os Srs. Conde da Fonte Nova, com... 25 votos

Brito do Rio,.............. 25 »

Deste acto lavrou-se acta, que foi lida, e contra ella não houve reclamação.

SESSÃO CONSTITUIDA.

O Sr. Presidente - A Mesa da Camara dos dignos Pares está organisada para a sessão do anno de 1853. A deputação que o ha-de participar a Sua Magestade El-Rei, Regente, será composta, além do Presidente, e Sr. Secretario, Conde de Mello, dos dignos Pares, Duque da Terceira, e Marquezes, de Ficalho, Fronteira, Minas, e Vallada. O dia e a hora em que a deputação será recebida por Sua Magestade, será ulteriormente dada em casa dos dignos Pares.

O Sr. Visconde da Luz mandou para a Mesa a Carta Regia; que nomeia Par do Reino, o Sr. D. Antonio José de Mello.

Ficou sobre a musa.

O Sr. Barão de Lazarim participou que o Sr. Barão de Pernes faltára hoje á sessão, e tambem na quarta-feira, por incommodo de saude.

O Sr. Secretario Conde de Mello deu conta do seguinte:

Um officio do Ministerio dos Negocios do Reino, participando que no dia 6 do corrente, em seguida á festividade dos Reis se ha-de cantar um solemne Te-Deum.

Para o archivo.

Em virtude deste officio, o Sr. Presidente nomeou a deputação que ha-de assistir á solemnidade do Te-Deum, e que é composta, além do Presidente, e do Sr. 2.° Secretario, Conde da Louzã (D. João), dos dignos Pares, Conde das Alcaçovas, Conde de Alva, Conde de Arrochella, Conde do Bomfim, Conde do Casal, Conde do Farrobo, Conde de Fonte Nova, Conde de Linhares, Conde de Mesquitella, Conde de Paraty.

Passou-se a eleger os dois dignos Pares, que, com o Sr. Presidentes compõe a commissão, encarregada de propôr a resposta ao Discurso da Corôa.

Tendo entrado na urna 37 listas, saíram eleitos os dignos Pares

Manoel Duarte Leitão, com........ 26 votos

J. A. de Aguiar.................. 25 »

O Sr. Presidente levantou a sessão, annunciando que a immediata teria logar na quarta-feira (10 do Corrente). — Passava das tres horas da tarde.

O primeiro dia de sessão terá logar quarta-feira proxima, 10 do corrente, sendo a ordem do dia leituras. Secretaria da Camara dos dignos Pares, em 5 de Janeiro de 1855. = D. A. de Castro Constancio.