O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO 7

mas se não o fez, aproveito a occasião para declarar que Sua Magestade receberá a dita deputação, na quinta feira á uma hora da tarde, no palacio da Ajuda.

O sr. Presidente: - Em consequencia da declaração, que acaba de fazer o sr. presidente do conselho, previno os dignos pares designados para formar a deputação que ha de ter a honra de participar a Sua Magestade que esta camara está instalada, que a deputação será recebida por Sua Magestade na proxima quinta feira á uma hora da tarde, no palacio da Ajuda.

Vae ler-se o pedido do sr. presidente do conselho para que alguns dignos pares possam accumular, querendo, as suas funcções de membros d'esta camara, com as que exercem nos ministerios do reino e obras publicas.

(O sr. secretario leu.)

O sr. Presidente: - Os dignos pares que concedem a licença pedida pelo ministerio do reino, tenham a bondade de se levantar.

Foi concedida; e similhantemente depois tambem a que foi pedida pelo ministerio das obras publicas.

O sr. Presidente: - Vão ler-se na mesa os requerimentos dos srs. conde de Rio Maior e conde, da Ribeira Grande, pedindo para tomarem assento n'esta camara, por successão de seus paes, os srs. conde de Rio Maior e marquez da Ribeira Grande.

(O sr. secretario leu.)

O sr. Presidente: - Na conformidade do artigo 6.° da carta de lei de 11 de abril de 1845, os requerimentos d'esta natureza, têem de ser submettidos ao exame de commissões especiaes, compostas de sete membros d'esta camara, tirados á sorte.

Vae por consequencia proceder-se aos sorteios.

(Pausa.)

O sr. Presidente: - O resultado do sorteio é o seguinte:

Para a commissão que ha de examinar o requerimento do sr. conde de Rio Maior, saíram os srs. bispo de Lamego, Reis e Vasconcellos, conde de Linhares, duque de Loulé, conde de Fonte Nova, conde de Britiandos e conde de Fornos.

(Pausa.)

O sr. Presidente: - Para a commissão que ha de examinar o requerimento do sr. conde da Ribeira Grande saíram os seguintes dignos pares Antonio de Sousa Costa Lobo, Antonio de Gamboa é Liz, visconde de Porto Carrero, marquez d'Avila e de Bolama, Alberto Antonio de Moraes Carvalho, visconde da Praia Grande de Macau, Eduardo Montufar Barreiros.

Vão ser remettidos os requerimentos ás respectivas commissões.

Não havendo mais nada que tratar, declaro levantada a sessão, e que a primeira sessão terá logar na proxima sexta feira.

Eram tres horas da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 7 de janeiro de 1873

Os exmos. srs.: - Marquez d'Avila e de Bolama; Duque de Loulé; Marquezes, de Fronteira, de Vallada; Condes, de Bertiandos, da Fonte Nova, de Fornos de Algodres, de Linhares; Bispo de Bragança; Viscondes, de Algés, de Asseca, de Benagazil de Ovar, de Porto Carrero, da Praia Grande; Mello e Carvalho, Gamboa e Liz, Costa Lobo, Xavier da Silva, Montufar Barreiros, Mártens Ferrão, Reis e Vasconcellos.

Entraram depois de aberta a sessão os exmos. srs.: - Marquez de Sousa, Moraes Carvalho, Bispo de Lamego, Andrade Corvo, Visconde de Chancelleiros, Visconde de Seabra, Fontes Pereira de Mello, Marquez de Niza.