O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

O sr. Telles de Vasconcellos: - Mando para a mesa o diploma do sr. conde da Folgosa, digno par eleito, e juntamente todos os documentos que provam a sua categoria.

O sr. Hintze Ribeiro: - Sr. presidente, mando para a mesa os diplomas dos dignos pares eleitos os srs. Jayme Moniz e dr. José Pereira.

O sr. José Joaquim de Castro: - Mando para a mesa o diploma do digno par eleito pelo collegio eleitoral de Portalegre.

O sr. Marquez de Rio Maior: - Sr. presidente, eu pedi a palavra para mandar para a mesa o diploma da eleição do sr. conde de Magalhães pelo collegio eleitoral de Braga.

Mando tambem para a mesa duas propostas, que passo a ler. (Leu.)

Julgo não ser necessario justificar estas propostas para que ellas tenham a approvação da camara.

O sr. Presidente: - Vão ler-se as propostas mandadas para a mesa pelo sr. marquez de Rio Maior.

Leram-se e são do teor seguinte:

Propostas

A camara dos pares do reino, não desejando adiar a manifestação do seu jubilo pelo auspicioso nascimento de Sua Alteza Real, o Serenissimo Principe recemnascido, declara, approvando esta proposta, a sua grande satisfação por este facto, que é mais uma garantia da continuação da monarchia constitucional, esteio seguro da independencia e liberdade da patria.

A camara nomeia uma grande deputação, para conjunctamente com a mesa ir aos paços da Ajuda e Belem comprimentar Suas Magestades e Altezas Reaes, assegurando aos mesmos augustos senhores os sentimentos monarchicos e de profunda dedicação de todos os membros d'esta camara, = Marquez de Rio Maior = Conde de Castro = Barros e Sá = Thomás de Carvalho = José Maria da Ponte e Horta = Augusto Cesar Cau da Costa.

Achando-se em Lisboa a senhora Infanta D. Antonia, Princeza de Hohenzollern-Sigmaringen, a camara resolve que uma grande deputação vá comprimentar Sua Alteza Real, manifestando quanto foi agradavel á camara e a todos os portuguezes saber da sua chegada ao reino, depois de tão longa ausencia da patria. As acclamações do povo junta a camara dos pares do reino os seus votos pela felicidade da mesma augusta senhora, do Principe seu esposo e dos Principes seus filhos. = Marquez de Rio Maior = Conde de Castro = Thomás de Carvalho = Barros e Sá = José Maria da Ponte e Horta = Augusto Cesar Cau da Costa.

Foram approvadas.

O sr. Presidente: - A deputação que ha de representar a camara dos pares na ceremonia do baptisado do Principe da Beira é composta, alem da mesa, dos dignos pares os srs.: duques, de Albuquerque, e de Palmella; marquezes, de Fronteira, de Rio Maior, e de Vallada; condes, das Alcaçovas, de Alte, de Cabral, de Castro, de Ficalho, de Paraty, e de Valbom; viscondes, de Arriaga, de Bivar, e da Silva Carvalho; Agostinho de Ornellas, Antonio Augusto de Aguiar, Antonio de Sousa Silva Costa Lobo, Antonio Correia de Sequeira Pinto, Ernesto Hintze Ribeiro, Vasconcellos de Gusmão, José Joaquim de Castro, Mexia Salema, e Antonio de Serpa Pimentel.

Serão avisados os dignos pares que compõem esta commissão e se não acham na sala.

Quanto ás duas propostas do sr. marquez de Rio Maior, e tambem assignadas por varios dignos pares, parece-me não ir de encontro ao pensamento do digno par auctor da proposta lembrando que seja esta commissão que acabo de nomear a encarregada de comprimentar Sua Magestade El-Rei, o Principe D. Carlos e a senhora Infanta D. Antonia.

O sr. Marquez de Rio Maior: - O que eu propuz, sr. presidente, foi que se nomeassem duas deputações, uma para ir felicitar El-Rei e a Familia Real pelo nascimento do Principe da Beira e outra para comprimentar a Senhora Infanta D. Antonia pela sua estada n'esta capital e que a essas deputações fossem aggregados, alem da mesa, os signatarios das propostas.

O sr. Presidente: - O que me parece conveniente é que façam parte das duas deputações os mesmos dignos pares que acabei de nomear para representarem esta camara na ceremonia do baptisado, aggregando a ellas os signatarios das propostas. (Apoiados.)

Pela manifestação da camara, julgo approvadas, as propostas e a minha indicação.

O sr. Telles de Vasconcellos: - Sr. presidente, parece me que á grande commissão nomeada para representar a camara na ceremonia do baptisado do Principe da Beira e tambem encarregada de felicitar El-Rei pelo nascimento do mesmo Principe e a senhora Infanta D. Antonia pela sua estada n'esta cidade, se podem aggregar os dignos pares signatarios das propostas do sr. marquez de Rio Maior, cumprindo-se assim os desejos de s. exa.

O sr. Presidente: - É exactamente o que eu propuz á camara e já se resolveu.

O sr. Mendonça Cortez: - Mando para a mesa o diploma do par eleito pelo collegio districtal de Aveiro o sr. Manuel Paes Villas Boas.

Foi remettido á commissão respectiva.

O sr. Conde de Margaride: - Mando para a mesa o diploma de par eleito por Bragança, o sr. Vasco Pereira Leão, juiz da relação das Açores.

Acompanham este diploma os documentos que provam a sua categoria como antigo deputado.

O sr. Presidente: - Não havendo mais trabalhos de que a camara se occupe dou sessão para quarta feira 13 do corrente, sendo a ordem do dia a apresentação de pareceres e levanto a sessão.

Eram tres horas e um quarto da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 11 de abril de 1887

Exmos. srs. Antonio Maria do Couto Monteiro; Marquezes, do Rio Maior, de Vallada; Condes, de Alte, do Bomfim, de Castro, de Margaride, de Paraty; Sousa Pinto, Barros e Sá, Costa Lobo, Telles de Vasconcellos, Cau da Costa, Sequeira Pinto, Hintze Ribeiro, Francisco Cunha, Castro, Ponte e Horta, Mexia Salema, Silvestre Ribeiro, Thomás de Carvalho.