O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 2

SESSÃO DE 9 DE JANEIRO DE 1900

Presidencia do exmo sr. Francisco Maria de Cunha

Secretarios — os dignos pares

Julio Carlos de Abreu e Sousa
Luiz Antonio da Rebello Silva

SUMMARIO

Leitura de duas cartas regias, uma nomeando vice-presidente da camara o digno par Marino João Franzini, outra nomeando presidente o digno par Eduardo José Coelho. — Leitura e approvação da acta. — Expediente. — O digno par Hintze Ribeiro participa que, por incommodo de saude, tem faltado, e faltará a algumas sessões, o sr. conde de Thomar, e manda para a mesa um requerimento seu, que é expedido.

Ordem do dia. — Declarando o sr. presidente que se ia proceder á eleição de dois vogaes para a commissão de resposta ao discurso da coroa, é suspensa a sessão por meia hora. Depois de reaberta, corre o escrutinio, e o sr. presidente proclama o resultado. — O sr. presidente annuncia a hora e o dia a que é recebida a deputação encarregada de participar a constituição da camara. — É encerrada a sessão e designada ordem do dia para a subsequente.

(Esteve presente o sr. ministro da guerra.)

As tres horas e um quarto da tarde, com a assistencia de 27 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Foram lidas as seguintes

Cartas regias

Marino João Franzini, do meu conselho, par do reino, ministro e secretario d'estado honorario. Eu El-Rei vos envio muito saudar como aquelle que amo.

Tomando em consideração os vossos distinctos merecimentos, experiencia dos negocios publicos e mais circumstancias attendiveis que concorrem na vossa pessoa: hei por bem, tendo em vista o artigo l.° do decreto de 27 de janeiro de 1887, nomear-vos para o cargo de vice-presidente da camara dos dignos pares do reino para a sessão legislativa ordinaria, que ha de começar no dia 2 do proximo mez de janeiro.

Escripta no paço das Necessidades, em 28 de dezembro de 1899. = EL-REI. = José Luciano de Castro.

Eduardo José Coelho, do meu conselho, par do reino, ministro e secretario d'estado honorario. Amigo. Eu El-Rei vos envio muito saudar como aquelle que amo.

Tomando em consideração o vosso distincto merecimento e consummada experiencia, que tendes dos negocios publicos: hei por bem nomear-vos para presidir á camara dos dignos pares do reino, nos termos da carta de lei de 15 de setembro de 1842. O que me pareceu participar-vos para vossa intelligencia e effeitos legaes.

Escripta no paço das Necessidades, em 28 de dezembro de 1899.= EL-REI. = José Luciano de Castro.

Lida a acta da sessão antecedente, foi approvada sen reclamação.

Mencionou-se o seguinte

EXPEDIENTE

Officio do sr. ministro da fazenda datado de 26 de dezembro do anno proximo passado, remettendo, para serem distribuidos pelos dignos pares, 120 exemplares da estatistica do real de agua e outros impostos indirectos, relativa ao anno economico de 1894-1895.

Mandaram-se distribuir.

O sr. Hintze Ribeiro: — É para declarar a v. exa. e á camara que o digno par conde de Thomar não pôde comparecer á sessão passada nem á presente, e não poderá ainda comparecer a mais algumas, por incommodo de saude.

Em segundo logar é para mandar para a mesa um requerimento.

O sr. Presidente: — A declaração do digno par vae ser exarada na acta e o requerimento vae ler-se.

Leu-se na mesa o requerimento e é do teor seguinte:

Requerimento

Requeiro que, pelo ministerio da fazenda, me seja enviado, com urgencia, o seguinte documento:

Nota exacta, e mensal, da moeda de bronze saída da asa da moeda, e ali recolhida, desde 7 de fevereiro de 1897 até 31 de dezembro de 1899.

Sala das sessões, 9 de janeiro de 1900. = Hintze Ribeiro.

Mandou-se expedir.

ORDEM DO DIA

Eleição de commissões

O sr. Presidente: — Vae proceder-se á eleição de dois vogaes para se constituir a commissão de resposta ao discurso da corôa.

Interrompo a sessão por meia hora a fim de que os dignos pares formulem as suas listas.

Eram tres horas da tarde, e foi reaberta ás quatro horas.

O sr. Presidente : — Está reaberta a sessão. Vae proceder-se á eleição de dois vogaes da commissão de resposta ao discurso da corôa. Vae fazer-se a chamada.

Fez-se a chamada e a votação.

O sr. Presidente : — Convido para escrutinadores os dignos pares D. João de Alarcão e Fernando Larcher.

Verificou-se terem entrado na uma 28 listas.

O sr. Presidente: — Foi eleito o digno par Eduardo José Coelho por 28 votos e o sr. Hintze Ribeiro por 27.

Obteve l voto o digno par Antonio de Serpa.

O sr. Presidente: — A deputação incumbida de participar a Sua Magestade El-Rei a constituição da camara, será recebida por Sua Magestade El-Rei amanhã á uma hora e meia da tarde no paço das Necessidades.

A proxima sessão será na segunda feira 15 do corrente, e o ordem do dia a continuação da que estava dada.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas e quinze minutos da tarde.