O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO N.º 2

EM 5 DE FEVEREIRO DE 1906

Presidencia do Exmo. Sr. Conselheiro Augusto José da Cunha

Secretarios - os Dignos Pares

Luiz de Mello Bandeira Coelho
José Vaz Correia Seabra de Lacerda

SUMMARIO. - Leitura e approvação da acta. - A Camara, previamente consultada, auctoriza o Digno Par Manoel Gorjão Henriques a ir depor, como testemunha, n'uma acção com processo ordinario - O Sr. Presidente declara que a deputação encarregada de participar a Sua Majestade El-Rei a constituição da Cambra, desempenhou a sua missão, sendo recebida pelo Augusto Chefe de Estado com a costumada affabilidade. - O Digno Par Conde de Castello de Paiva manda para a mesa uma declaração dos motivos que o impediram de fazer parte da deputação a que o Sr. Presidente se referiu. - O Sr. Presidente propõe que se lance na acta da sessão um voto de intimo pesar pelo fallecimento, no intervallo parlamentar, dos Dignos Pares Conde de Obidos e Pedro Victor, e do antigo parlamentar e estadista Marianno de Carvalho. Associam-se a esta proposta, e fazem o elogio dos extinctos. os Dignos Pares Ernesto Hintze Ribeiro, Veiga Beirão e João Arroyo. - O Digno Par Ernesto Hintze Ribeiro pergunta ao Sr. Presidente se S. Exa. se dignou communicar ao Sr. Presidente do Conselho e Ministro da Fazenda os desejos d'elle, orador, quanto ao comparecimento d'estes membros do Governo, hoje, n'esta casa do Parlamento. O Sr. Presidente declara que fez a communicação a que o Digno Par se referiu, mas o Sr. Presidente do Conselho não póde comparecer hoje aqui, por ter de apresentar o novo Governo á Camara dos Senhores Deputados. O Digno Par Hintze Ribeiro commenta a resposta do Sr. Presidente e propõe que se interrompa a sessão até que compareçam os membros do Gabinete. Esta proposta é approvada por 26 votos contra 16. Reaberta a sessão, o Sr. Presidente explica que o Sr. Presidente do Conselho só virá a esta Camara depois de fazer a apresentação do Governo á outra Camara. - Encerra-se a sessão e designa-se a immediata.

Pelas duas horas e trinta minutos da tarde, verificando-se a presença de 29 Dignos Pares, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Foi lida, e seguidamente approvada, a acta da sessão antecedente.

Mencionou-se o seguinte expediente:

Officio do Juizo de Direito da segunda vara d'esta comarca, pedindo a necessaria auctorização para que o Digno Par Manoel Gorjão Henriques possa ser intimado, como testemunha, para depor numa acção com processo ordinario.

O Sr. Presidente: - Consulto a Camara sobre se concede a autorização pedida no officio que foi lido.

Os Dignos Pares que approvam que essa auctorização seja concedida tenham a bondade de se levantar.

Foi approvado.

O Sr. Presidente: - Vão ler-se os nomes dos Dignos Pares que fizeram parte da deputação que participou ao Augusto Chefe do Estado a constituição da Camara.

São os seguintes:

Sebastião Telles.
Moraes Carvalho.
Alpoim.
Ayres de Ornellas.
Conde de Bertiandos.
Conde de Castello de Paiva.
Ferreira do Amaral.

O Sr. Conde de Castello de Paiva: - Mando para a mesa a seguinte declaração:

«Declaro a V. Exa. que, por motivo justificado, não pude fazer parte da deputação que teve a honra de communicar ao Augusto Chefe do Estado a constituição da mesa. = Conde de Castello de Paiva».

O Sr. Presidente: - É praxe e dever da Camara dos Dignos Pares prestar homenagem á memoria dos nossos collegas que falleceram no intervallo parlamentar.

Acatando essa praxe, proponho que se lance na acta da sessão de hoje um voto de pesar pelo fallecimento dos Dignos Pares Conde de Obidos e Pedro Victor da Costa Sequeira.

O Conselheiro Pedro Victor foi um homem que se elevou pelo seu trabalho e intelligencia. Foi um distincto ornamento d'esta Camara, e, como Ministro das Obras Publicas, evidenciou grande interesse pelo desenvolvimento da primeira industria do nosso paiz: a industria agricola.

O fallecimento d'este homem illustre merece a manifestação do mais intimo sentimento.

O Sr. Conde de Obidos, arrebatado pela morte no vigor da idade, não teve tempo de poder prestar ao seu paiz os serviços que havia todo o direito a esperar dos seus merecimentos.

Tambem no intervallo parlamentar falleceu o Sr. Conselheiro Marianno Cyrillo de Carvalho, que não pertencia a esta Camara, mas que desempenhou um papel importantissimo na politica do nosso paiz.

Creio que a Camara não quererá deixar de manifestar o seu fundo sentimento pela morte d'este fallecido estadista. (Apoiados).

Marianno de Carvalho tambem se elevou pelo seu trabalho, pelo seu talento, que era de primeira grandeza, e pela sua erudição, que era vasta e profunda.