O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DOS PARES. 13

de mil oitocentos quarenta e dous. — RAINHA. =. , António Bernado da Costa Cab) ai.— Para José' da Silva Carvalho, do Meu Conselho e do d'Estado.

António Barreto Ferraz de Va^concellos, do Meu Conselho e Ministro e Secretario cTEs>tado Honoia-no. Eu A Rainha \os Envio muito saudar. Alten-dcndo aos vossos merecimento* e qualidades, liei por bem , depois de ouvido o Conselho

António de Saldanha Albuquerque Castro Riba-fria Pereira. Eu A Rainha vos Envio muito saudar. Attendcndo aos vossos merecimentos e qualidades, Hei por bem , depois de ouvido o Conselho distado, Nomear-vos Par do Reino. O que Me Pareceu partitipar-vos para vossa intelligencia e execução. Escripta no Palácio das Necessidades em três de Maio d j mi l oitocentos quarenta e dous. •=. RA INH A. = António Bernardo da Costa Cabral. —Para António de Saldanha Albuquerque Castro Ribafna Peieira.

Venancio Pinto do Rego Cêa Trigueiros. Eu A Rainha vos Envio muito saudar. Attendendo aos vossos merecimentos e qualidades, ílei por bem, depois de ouvido o Concelho d'Estado, Nomear-vos Par do Remo. O que Me Paieceu participar-vos para vossa intelligencia e execução. Escripta no Palácio dás Necessidades em lies de Maio de mil oitocentos quarenta e dous. •=. RAINHA, = António /Bernardo da Costa Cabral. — Para Venancio Pinto do Rego Cêa Trigueiros.

Não havendo reclamação, ficou o Parecer appro-vado.

O SR. PRESIDENTE: — Segundo o Aitigo 1)9 do Regimento, os Dignos Pares, cujos diplomas acabam de se approvar, devem ser avi«ados para áma-nhan se apresentarem; portanto e necessário que alguém proponha se altere esta disposição para to-

marem posse immediatauienle, visto que se acham no edifício.

VOZES: — Hoje. Entrem hoje.

Consultada a Camant. dispensou o /-í r figo 99 do fftgtJiiemo para o fjfeito indicado pelo Sr. Pre>,i-dcnlc.

S. Ex.a designou então o; Srs. Marquez de Fron-teiia e Visconde de Labor i m para irem receber e buscai tora da Sala os novos Dignos Pares. Sendo introduzidos com as formalidades do estylo, prestaram juramento e tomaram logar os Srs. Marquez de Niza, Conde do Bomfirn. José da Silva Carvalho, António Barreto Ferraz de Vasconcellos, António de Saldanha de Albuquerque Castro Ribafria Pereira, e Venancio Pinto do Rego Cêa Trigueiros.

O SR. CONDE DE VILH REAL:—Sr. Presidente, a Commhsão ainda nào está habilitada a dar hoje o seu Parecer sobre algumas outras Cartas Regias (as dos Srs. Marquez de Castcllo Melhor e Margio-chi); e como eia conveniente não demorar a entrada daquelles Srs. que estavam no caso de tomar posse immediatamente, por is.so a Cotnmissão se apressou a apresentar o trabalho que já tinha prornp-to.

O SK. PRESIDENTE:—A Deputação que deve fazer saber a S. Aíagpstade que esta Camará se acha installada, será composta, alem do Pres-idenle, dos Dignos Pares Marquezes de Fronte.rã. de Loule, de Ponte de Lima, e de Santa Iria, e Condes de Lavradio, e de Rio Maior.

O SR. MINISTRO DOS NEGÓCIOS DO REINO:—Eu tenho de tomar as Ordens de S. Magestade, para que as Deputações nào vão a Cintra, e se siga o meio adoptado já nas Sessões passadas, afim de poupar incommodo aos Membros das Camarás que teriam de ser nomeados para cilas, e também para que não sejam interrompidos os seus trabalhos: espero receber ámanhan a resposta a este icspeito.

O SR. PRESIDENTE : — A Ordem do dia para ámanhan são os Pareceres que estiverem promptos : indicarei também os Digno» Pai es que devem examinar o Projecto de Resposta ao Discurso do Throno. — Está fechada a Sessão.

Eram quatro horas e um quarto.

-i. l «

2

,M

Sessão de 12 de Julho.

1842.

(PRESIDIO o SB. DUQUE DE P\LMEI.H.)

a Sessão pela uma hora e meia da tarde . verificou-se estarem presentes 29 Dignos Pares — os Srs. Duques de Palmella, e da Terceira, Mar-quozes de Fronteua, de Niza, de Ponte de Lima, fí de Santa Iria, Condes do Bomfim, da Cunha, do Farrobo , de Lavradio, de Linhares, de Lumia-res, de Paraly, de Rio Maior, da Taipa, e de Vil-la Real, Viscondes de Fonte Arcada, de Lnborim, de Porto Côvo de Bandeira, de Sá da Bandeira, da Serra do Pilar, e de ViHarmho de S. Romão , Barreto Ferraz, Ribnfria, Gamboa e Liz, Silva Carvalho, Macedo, Polycarpo Jn«e Machado, eTri-gueiios. —Também esteve piesente~o Sr. Ministro dos Negócios do Reino. PARES.

Leram-se as Actas das Sessões do dia precedente, e ficara m a p provadas.

O SR. PRESIDENTE: — Proponho á Camará que, antes de ouvir a correspondência, admitia o Sr. Visconde de Beire a prestar juramento. (Apoiados.)

Sendo logo introduzido com as competentes formalidades, o mesmo Sr. Visconde prestou juramento e tomou logar na Camará.

Mencionou-se a coirespondencia:

1.° Um Officio do Presidente da Junta Preparatória da Camará dos Deputados, accusando a recepção de outro desta participando a sua installaçào.

2.° Um ditf» do Digno Par Patriarcha Eleito, fazendo sciente que por motivos de moléstia não podia assistir á Sessão de hoje, nem, provavelmente,

a algumas mais.

4