O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 DIARIO DA CAMARA

Marquez de Santa Iria.........17 votos.
Conde do Bom fim..............17
Visconde da Serra do Pilar... 17

Passou-se a segundo escrutinio para um Membro que faltava, e houve

Numero de listas.....................25
Maioria absoluta.................... 13

Ficou eleito

O Sr. Conde de Luimares por 21 votos.

Seguiu-se a eleição da Secção de Fazenda e Administração interna, que foi verificada da fórma seguinte:

Numero de listas.....................24
Maioria absoluta,................... 13

E foram dados aos Dignos Pares

Os Srs. Visconde de Porto Côvo........33 votos.
Visconde de Villarinho................23
Silva Carvalho........................23
Conde do Farrobo......................22
Barão do Tojal........................22

Visconde de Sobral....................20
Visconde de Oliveira................. 13

A final elegeu-se a Commissão de Petições, cuja operação foi assim feita:

Numero de listas.....................24
Maioria absoluta.....................13

Ficaram eleitos os Dignos Pares ao diante, a saber

Os Srs. Visconde de Fonte Arcada por.....22 votos
Marquez de Ponte de Lima................ 21
Conde da Cunha...........................21
Visconde de Villarinho...................20
Marquez de Fronteira.................... 19
Conde de Linhares....................... 18
Pessanha................................ 18

O SR. PRESIDENTE: — Ámanhan não haverá Sessão, por que e necessario que as Commissões se reunam, principalmente a que tem de apresentar o Projecto de Resposta ao Discurso da Corôa, e para isso convido aos Dignos Pares que são Membros delias. A Ordem do dia para Sabbado (7 do corrente) e a discussão do Projecto de Regimento interno da Camara. — Está fechada a Sessão.

Eram tres horas.

N.° 3. Sessão de 7 de Janeiro. 1843.

(PRESIDIU o SR. DUQUE DE PALMELLA.)

TRES quartos depois da uma hora da tarde foi aberta a Sessão; presentes 31 Dignos Pares — os Srs. Duque de Palmella, Patriarcha Eleito, Duque da Terceira, Marquezes de Abrantes, de Fionteira, de Loulé, de Niza, e de Ponte de Lima, Condes do Bomfim, da Cunha, do Farrobo, de Lavradio, de Lumiares, de Paraty, da Ponle de Santa Maiia, de Semodães, da Taipa, e de Villa Real, Viscondes de Fonte Arcada, da Graciosa, de Laborim, de Oliveira, de Porto Côvo de Bandeira, da Serra do Pilar, e de Sobral, Gamboa e Liz, Margiochi, Silva Carvalho, Serpa Machado, Polycarpo José Machado, e Trigueiros.

Leu-se a Acta da Sessão precedente, e ficou approvada.

Mencionou-se a correspondencia:

1.° Um Officio do Digno Par Sotto-mayor, participando que se achava com um ataque decota que, não lhe permittindo levantar-se, o inhibia de comparecer na Camara; concluia que apenas se visse em estado de fazer jornada viria tomar assento.

2.º Um dito do Digno Par Teixeira d’Aguilar, fazendo sciente que o melindroso estado da sua saude o inhibia de vir tomar parte nos trabalhos da Camara, e que se apresentaria logo que lhe fosse possivel.

3.° Um dito do Digno Par Barreto Ferraz, participando que por impedimento de molestia não lhe era posshel assistir a Sessão.

4.° Um dito da Presidencia da Camara dos Srs. Deputados, communicando que a mesma Camara se achava definitivamente constituida para a presente Sessão Legislativa; incluia a relação dos Membros da Mesa respectiva.

A Camara ficou inteirada destes quatro Officios.

5.° Um dito pelo Ministerio da Fazenda, acompanhando 60 exemplares do Orçamento e Contas; apresentados ás Côrtes na ultima Sessão. — Foram distribuidos.

G.° Um dito do Conselheiro servindo de Vice-Presidente do Thesouro Publico, ácerca do modo por que d’ora avante convèm seja regulada a despeza feita com diversos impressos para esta Camara — Enviou-se á Mesa.

7.° Um dito de J. A. de Azevedo, remettendo 30 mappas de receita e despeza dos Hospitaes Regimentaes, do 1.° semestre de 1842. — Mandaram-se distribuir.

Tambem se distribuir em exemplares de uma Exposição sobre a necessidade e conveniencia de extinguir o Contracto das Saboarias — para esse fim remettidos por Francisco Joaquim Maia.

O SR. PRESIDENTE: —Tenho a participar á Camara que a Commissão da redacção do Projecto de Resposta ao Discurso da Coròa já se reuniu, e com toda a brevidade apresentará o seu trabalho.

O SR. SERPA MACHADO: — Tambem tenho, a participar á Camara que a Commissão de Negocios Ecclesiasticos e de Instrucção Publica se installou hontem; nomeou Presidente o Exmo. Sr. Patriarcha Eleito, Secretario o Sr. Margrochi, e eu tive a honra de ser nomeado Relator. — A Camara ficou inteirada.

O SR. PRESIDENTE:— Passámos á Ordem do dia, que e discussão do Projecto de Regimento interno desta Camara, apresentado na Sessão do anno passado pela respectiva Commissão.

O SR. CONDE DE LAVRADIO: — Como eu fui um dos Membros da Commissão encarregada da organização do Regimento interno desta Camara, devo declarar que nenhuma parte tomei nos seus trabalhos. Faço esta declaração para salvar a minha responsabilidade, e por que como tenho tenção de com-