O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

26

CAMARA DOS DIGNOS PARES.

SESSÃO DE 7 DE Janeiro DE 1848.

Presidiu — o Em.mo e Rev.mo Sr. Cardeal Patriarcha.

Secretarios — os Srs. Pimentel Freire,

Margiochi.

ABERTA a Sessão pela hora e meia da tarde, verificado o numero de 32 D. Pares presentes, foi lida e approvada a Acta da Sessão antecedente; e tambem o foi a de 18 de Maio de 1846, ultima da Legislatura desse anno.

O Sr. Presidente: Estão na ante-sala alguns D. Pares nomeados, cujas Cartas Regias foram pela Camara approvadas na ultima Sessão: parece-me conveniente, que SS. EE. sejam introduzidos a prestar juramento (apoiados).

S. Em.ª nomeou os D. Pares Conde da Ponte de Santa Maria e Silva Carvalho para introductores daquelles D. Pares nomeados, os Srs. Barão de Chancelleiros, José Antonio Maria de Sousa Azevedo, e Manoel Duarte Leitão, os quaes depois de prestarem juramento, tomaram assento.

Mencionou-se a

CORRESPONDENCIA.

Dous Officios do Ministerio do Reino, enviando, sanccionados, os seguintes authographos de Decretos das Côrtes Geraes, sendo o 1.° authorisando o Governo a comprar a livraria do fallecido Bispo do Porto; o 2.° authorisando tambem o Governo a reevindicar os bens das Capellas instituidas por Francisco Velho da Costa, e Manoel Velho da Costa; e o 3.° authorisando igualmente o Governo a erigir em S. Vicente de Fóra, tumulos em que sejam encerrados os restos mortaes de Sua Magestade Imperial, o Sr. D. Pedro IV, e outros da Real Familia.

Outro Officio do referido Ministerio, enviando os authographos dos Decretos das Côrtes Geraes, estabelecendo algumas providencias sobre a liberdade de imprensa, sobre cujo objecto Sua Magestade se propõe a meditar.

Os authographos passaram á Secretaria.

Outro Officio do referido Ministerio, participando que no dia 7 do corrente pelo meio dia seria admittida no Paço das Necessidades a Deputação, que deve participar a Sua Magestade a installação da Mesa desta Camara.

Outro Officio do D. Par Barão de Arruda, communicando que por falta de saude não podia comparecer.

Outro Officio do D. Par D. Manoel de Portugal e Castro, no mesmo sentido.

Os Officios passaram á Secretaria.

O Sr. Presidente: A Deputação encarregada de participar a Sua Magestade que esta Camara está organisada para a Sessão de 1848, foi pela Mesma Augusta Senhora recebida com a sua costumada benevolencia.

O Sr. V. de Fonte Arcada: Sr. Presidente, eu desejava que a Mesa tivesse a bondade de nos dizer, quaes são as medidas que tem tomado, para que as Sessões desta Camara sejam publicadas com toda a brevidade, porque fallecendo um Tachygrapho, que era na verdade um Empregado muito habil, eu não sei quaes sejam as providencias adoptadas para se substituir aquella falta, que é bastante consideravel; e talvez seja sentida no andamento da publicação das Sessões desta Casa.

Insisto, Sr. Presidente, tanto mais nesta minha pergunta, para que causas inevitaveis não appareçam no momento, em que se queiram publicar as nossas Sessões: por consequencia, melhor é, e mais util para nós todos, que quanto antes se tomem aquellas medidas que se julgarem convenientes para conseguirmos o fim que tanto desejamos.

O Sr. Presidente: Devo dizer ao D. Par, que é verdade ter fallecido o Official mais perfeito, que havia na Repartição Tachygraphica desta Casa, em consequencia do que o dignissimo Presidente desta Camara, o Sr. Duque de Palmella, tomou aquellas providencias que melhor lhe pareceram, dando uma nova organisação á Repartição Tachygraphica, mas com os mesmos Empregados que até então tinha, ou com pouca alteração; e eu julguei que em quanto a experiencia não tiver mostrado, não serem sufficientes essas providencias, ou não haverem Empregados para melhor se conseguir o nosso fim, não alterar o regulamento que está feito (apoiados).

O Sr. V. de Fonte Arcada: O que eu peço a V. Em.ª, e aos Sr.s Secretarios é, que se occupem deste objecto, vendo se as providencias tomadas são sufficientes, aliás tomarem-se outras, pois o que eu desejo é, que as Sessões desta Camara sejam impressas e publicadas com toda a brevidade.

O Sr. Presidente: Esse é o meu desejo, e creio que o de todos nós; mas devemos confessar, que não obstante esses desejos, muitas vezes faltam pessoas com habilitações necessarias para bem desempenharem o nosso desejo.

ORDEM DO DIA.

Eleição de Commissões.

O Sr. Presidente: Passamos a eleger a Commissão de Legislação, que será composta de sete Membros.

Corrido o escrutinio entraram na urna 39 listas, maioria absoluta 20, e sahiram eleitos

Os Sr.s V. de Laborim por... 38 votos

Silva Carvalho.............. 37 »

Duarte Leitão............... 37 »

B. de Chancelleiros......... 36 »

T. de Almeida............... 36 »

V. da Granja................ 30 »

B. de Porto de Moz.......... 28 »

Passando-se á eleição da Commissão dos Negocios Externos, (a qual se compõe de cinco Membros) e com o mesmo numero de listas, sahiram eleitos

Os Sr.s Conde de Lavradio por...... 37 votos

Fonseca de Magalhães............... 37 »

Duque de Saldanha.................. 31 »

Conde de Thomar.................... 30 »

Gomes de Castro.................... 30 »

Seguindo-se a eleição da Commissão de Guerra, e com o numero de 38 listas, sendo maioria absoluta 20, sahiram eleitos

Os Sr.s Duque da Terceira por...... 37 votos

Duque de Saldanha.................. 36 »

Conde de Semodães.................. 36 »

Marquez de Santa Iria.............. 30 »

Conde da Ponte de Santa Maria...... 30 »

Visconde da Granja................. 28 »

Marquez de Fronteira............... 27 »

O Sr. Presidente: A seguinte Sessão terá logar terça feira (11 do corrente), e será a Ordem do Dia a eleição de Commissões. — Está fechada esta Sessão.

Eram tres horas e um quarto.