O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

preso na sua secretaria por motivo de serviço. Até me parece que está presidindo a uma commissão de inquerito agricola.

Quanto ao sr. ministro da fazenda, ainda se acha, convalescente.

O sr. presidente do conselho, esse creio que se está oc-cupando das providencias relativas á epidemia que se tem propagado em todo o paiz.

Creio ter justificado a ausencia dos meus collegas.

Se eu proprio não entro na questão é só porque o digno par mostra desejos de reservar-se para a tratar principalmente na presença dos meus dignos collegas. Sempre direi, comtudo, que a questão dos cereaes não se apresenta tão melindrosa como a s. exa. se afigura, pois que não trouxe prejuizos para o estado e tão pouco para a agricultura, a qual aliás se não queixa, e portanto nada perderá pela demora de dois ou tres dias mais.

Creio que só se têem apresentado reclamações por parte
dos importadores de trigos.

(S. exa. não reviu.)

O sr. D. Luiz da camara Leme:- Sr. presidente, renovo a iniciativa do meu projecto de lei sobre incompa-
tibiliclades, e n'essa conformidade mando para a mesa a
seguinte proposta:

"Renovo a iniciativa do projecto de lei que tive a honra de apresentar n'esta camara na legislatura passada, ácerca de incompatibiiidades politicas, e proponho que seja nomeada pela mesa uma nova commissão, composta de onze membros, para dar com urgencia o seu parecer sobre tão momentoso e importante assumpto.

"Sala da camara, em 8 de janeiro de 1890. = O par do reino, D. Luiz da Camara Leme = Vaz Preto."

Já que estou com a palavra, permitta-me v. exa. que faça ainda um outro pedido, renovando um requerimento que fiz no começo da passada sessão legislativa, para me serem remettidos alguns documentos pelo ministerio das obras publicas, os quaes consistem em alguns pareceres da junta consultiva de obras publicas, em face dos quaes eu creio que hei de provar alguns esbanjamentos.

"Copias authenticas das consultas da junta consultiva de obras publicas e minas, a que se referem as portarias de 14 e 22 de agosto de 1888, publicadas no Diario do governo n.ºs 190, 191 e 192, de 22, 23 e 24 do mesmo mez e anno.

"Sala da camara, 7 de janeiro de 1889.= O par do reino, L. Camara Leme.

"Renovo o pedido deste requerimento. "Sala da camara, 8 de janeiro de 1890. = L. Camara Leme."

Peço a v. exa. que a submetta á deliberação da camara.

(S. exa. não reviu.)

Leram-se na mesa a proposta e o requerimento do digno par sr. Camara Leme, ficando aquella para segunda leitura e sendo mandado expedir o requerimento.

O sr. Gosta Lobo:-Pedi a palavra, sr. presidente, para declarar a v. exa. e á camara que por incommodo de saude não tenho podido assistir ás sessões anteriores, e que pelo mesmo motivo me não foi possivel desempenhar-me dos encargos que me competiam como membro das deputações para que v. exa. me nomeou. (S. exa. não reviu).

O sr. Hintze Ribeiro:- Participo a v. exa. que se constituiu a commissão de verificação de poderes, ficando eleito v. exa. para seu presidente, e tendo-se resolvido que os diversos pareceres sejam entregues a relatores especiaes. O sr. Presidente:- Está extincta a inscripção e, por isso, vamos passar á ordem do dia.

Para esta foi dada a continuação da discussão sobre o pedido no officio do sr. ministro do reino para ser dispensado o digno par Santo Viegas de vir tomar parte nos nossos trabalhos, e por ella se deveria começar.

Como, porém, o sr. ministro do reino não está prese me consta que por motivo de urgente serviço não póde vir a esta sessão, e o digno par o sr. Thomás Ribeiro propoz que se esperasse por s, exa., para que a camara podesse apreciar devidamente esse assumpto, julgava eu mais conveniente deixar para a seguinte sessão a resolução ácerca do referido pedido, pois que o sr. ministro do reino estará então provavelmente presente. Assim, escusâmos de entrar numa discussão improductiva.

Se a camara concorda, e n'isso convem o digno par o sr. Thomás Ribeiro, passaremos então á eleição das commissão que for possivel effectuar.

O sr. Thomás Ribeiro: - V. exa. assim o entende, sr. presidente, e eu não me opporei a que assim se faça. No entanto, eu entendia a questão e estou plenamente convencido de que ella é bem clara e não admitte a minima duvida, e, assim, parecia-me que, achando-se presente um membro do governo, a discussão podia proseguir e o assumpto ficar desde já liquidado.

Não serei eu, porém, repito, quem vá contra o que v. exa. decidiu.

Fique que para a primeira sessão esse debate.

(S. exa. não reviu.)

ORDEM DO DIA

O sr. Presidente: -Entremos, pois, na ordem do dia, começando pela eleição da commissão de resposta ao discurso da corôa.

Convido os dignos pares a formularem as suas listas para a eleição da commissão de resposta ao discurso da corôa, á qual já se procedeu na ultima sessão, mas que, por falta de numero legal de votantes, não póde tornar-se valida.

Vae proceder-se á chamada.

Feita a chamada, e servindo de escrutinadores os dignos pares os srs. Cypriano Jardim e visconde de Carnide, ve-rificou-se terem sido eleitos os dignos pares srs. marquez de Rio Maior e Adriano Machado, por 23 votos.

O sr. Presidente: - Agora vae proceder-se á eleição de algumas outras commissões.

Segundo uma resolução anterior a camara deliberou que algumas das commissões fossem augmentadas em vista de uma proposta assignada por dois dignos pares.

Vão ler-se a deliberação tomada.

Leu se na mesa a deliberação que é do teor seguinte:

Proposta

Proponho que n'esta legislatura, em harmonia com o que teve logar na passada, as commissões geraes indicadas no regimento, que deviam ser compostas de sete, cinco e tres membros, sejam respectivamente compostas de treze, nove e cinco vogaes eleitos nas listas de dez, sete e quatro nomes.

Sala das sessões, em 22 de abril de 1887. = José Joaquim de Castro =João José de Mendonça Cortez.

O sr. Presidente: - Creio que a camara desejará manter esta deliberação.

(Pausa.)

Se ou dignos pares assim o entendem peço a s. exa. que formulem as suas listas n'essa conformidade.

Vae proceder-se á eleição da commissão de fazenda.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Convido os dignos pares os srs. Gusmão e visconde da Azarujinha a virem servir de escrutinadores.

Procedendo-se ao escrutinio, verificou-se terem entrado na urna 31 listas, saíndo eleitos os srs:

Adriano Machado, com 17 votos
Mendonça Cortez 17"
Pereira de Miranda 17 "