O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 3

SESSÃO BE 13 DE JANEIRO DE 1892

Presidencia do exmo. sr. Antonio Telles Pereira de Vasconcelos Pimentel

Secretarios -os exmo. srs.

Conde d'Avila
Visconde da Silva Carvalho

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. - Correspondencia.- O sr. presidente declara que, estando aberta uma crise, vae suspender a sessão. - O sr. marquez de Vallada pede a palavra e insiste, ficando inscripto para o primeira dia de sessão. - O sr. presidente levanta a sessão.

Ás duas horas e meia da tarde, achando-se presentes 20 dignos pares, abriu-se a sessão.

Foi lida e approvada a acta da ultima sessão.

Mencionou-se a seguinte:

Correspondencia

Officio do sr. presidente do conselho de ministros, participando que o sr. ministro da fazenda pediu a demissão e que foi acceita por Sua Magestade El-Rei.

O sr. Marquez de Vallada: - sr. Presidente, peço a palavra.

O sr. Presidente: como a camara vê, esta aberta uma crise.

O governo declara que quando resolver a crise virá dar conta á camara do modo como a resolveu.

N'estas circumstancias é regular suspenderem-se os trabalhos parlamentares, até que o governo se apresente ao parlamento. (Apoiados.)

Designo pois a sessão para amanhã e veremos que o governo se apresenta ou manda algum officio. (Apoiados.)

O digno par, o sr. marquez de Vallada, tinha desejo de fazer uma reclamação, mas s. exa. que é um parlamentar antigo, deve saber que n'estas occasiões o costume é..

O sr. Marquez de Vallada:- -Eu digo a v. exa. que, não tenho medo de dizer a verdade, fallo em favor de interesses importantes, dos interesses do meu paiz, que jurei defender.

É preciso, sr. presidente, salvar o throno e a patria.

Poderei ser vencido mas não convencido.

O sr. Presidente: - Perdõe-me v. exa.

O digno par tem muito tempo de fazer as suas consideções logo que a crise esteja resolvida. Agora, emquanto a crise não estiver resolvida, nós não podemos continuar a sessão. (Apoiados.)

O sr. Marquez de Vallada: -: Pediu que n'esse caso lhe fosse reservada a palavra para o primeiro dia da sessão, antes da ordem do dia.

O sr. Presidente: - V. exa. não póde continuar; fica porém inscripto.

A proxima sessão é amanhã.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e quarenta minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 13 de janeiro de 1892

Exmos. srs. Antonio Telles Pereira de Vasconcellos Pimentel; Marquez de Vallada; Condes: d'Avila, de Linhares, de Thomar; Viscondes: da Silva Carvalho, de Sousa Fonseca; Barão de Almeida Santos; Botelho Faria, Serpa Pimentel, Pinto de Magalhães, Ferreira Novaes, Augusto Cunha, Bazilio Cabral, Sequeira Pinto, Hintze Ribeiro, Holbeche, Mendonça cortez, Gama, José Luciano de Castro, Ponte Horta, Bocage, Camara Leme, Rodrigo Pequito, Thomás Ribeiro.

O redactor= F. Alves Pereira.