O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

pedi a palavra, em primeiro logar, para declarar a v. ex.a e á camara que não tenho comparecido ás sessões por motivo justificado; e, em segundo logar, para mandar para a mesa os diplomas dos srs. Coelho de Campos e conde de Castello Branco.

Alem d’isso desejava que v. ex.a tivesse a bondade de me dizer se já foram remettidos a esta camara os documentos relativos á eleição pelo districto da Horta.

O sr. Presidente: — Vou pedir informações á secretaria, e depois responderei ao digno par.

Os diplomas apresentados por v. ex.a vão a uma das commissões de verificação de poderes.

O sr. Sequeira Pinto: — Mando para a mesa o parecer da segunda commissão de verificação de poderes, que conclue pela validade da eleição que recaiu no sr. conselheiro Holbeche.

O sr. Cau da Costa: — Mando para a mesa dois pareceres da primeira commissão de verificação de poderes.

O sr. Conde da Azarujinha: — Mando para a mesa um parecer da segunda commissão de verificação de poderes, relativo á eleição pelo collegio districtal de Vizeu.

O sr. Conde d’Avila: — Mando para a mesa o diploma do par eleito pelo districto de Villa Real.

Foi remettido á commissão competente.

O sr. Arouca: — Mando para a mesa um parecer da primeira commissão de verificação de poderes, que approva a eleição dos srs. José Maria da Costa e Tavares de Pontes. Requeiro a dispensa do regimento para a discussão immediata d’estes pareceres.

Mando também para a mesa os diplomas dos srs. G. Sequeira e Firmino João Lopes.

O sr. Presidente: — -A dispensa do regimento, quanto aos pareceres d’esta natureza, já está concedida pela camara. Os diplomas vão á commissão competente.

Está extincta a inscripção de antes da ordem do dia.

Passa-se, portanto, á ordem do dia.

Peço aos dignos pares que não abandonem muito cedo os seus logares, para haver numero para as votações e adiantarmos os nossos trabalhos para a constituição da mesa.

Vae ler-se o parecer n.º 8, que diz respeito á eleição do sr. Coelho de Carvalho, e que já foi votado na sessão passada, mas reconhecendo-se que o numero de votantes não foi o sufficiente para tornar a votação valida, tem por consequência de recair nova votação sobre elle.

Leu-se o parecer n.º 8.

Vão ser distribuídas as espheras aos dignos pares. A urna da votação é a da direita da presidência; a outra é para a contra-prova.

Feita a chamada effectuou-se a votação, e, corrido o escrutinuo verificou-se estar o parecer approvado por 23 espheras brancas.

Leu-se o parecer n.º 9.

O sr. Presidente: — Antes de pôr este parecer em discussão, tenho a informar o digno par o sr. José Luciano, de que ainda não foi remettido a esta camara o documento a que s. ex.a se referiu.

O sr. José Luciano de Castro: — Agradeço a informação de v. ex.a, mas requeiro que a mesa seja auctorisada a expedir um officio ao ministério do reino, instando pela remessa urgente d’esse processo, que existe no mesmo ministério ha muito tempo, e que ali foi por mim entregue, como se prova pelo recibo competente.

(S. ex.a não reviu.)

O sr. Presidente: — Serão satisfeitos os desejos do digno par.

Procedeu-se em seguida, á votação do parecer n.º 9, que

deu o seguinte resultado: o sr. Jayme Moniz approvado por 23 espheras; o sr. Augusto José da Cunha por 23 e o sr. Bernardino Machado por 21 espheras brancas contra 2 pretas.

O sr. Sousa e Silva: — Mando para a mesa o diploma e mais documentos respeitantes á eleição do sr. Jalles.

O sr. Presidente: — Estes documentos vão ser enviados á commissão de verificação de poderes.

O sr. Rodrigo Affonso Pequito: — Pedi a palavra para mandar para a mesa os diplomas dos dignos pares eleitos pelo districto de Leiria.

Foram enviados á commissão de verificação de poderes.

O sr. Presidente: — Consta-me que está nos corredores da sala o digno par eleito sr. Arthur Hintze Ribeiro. Convido os srs. conde d’Avila e Sousa e Silva a introduzirem s. ex.a na sala.

Entrou na sala, prestou juramento e tomou assento o sr. Arthur Hintze Ribeiro.

O sr. Presidente: — Vae entrar em discussão o parecer n.º 10, relativo á eleição do sr. J. Caetano Rebello.

Não havendo quem pedisse a palavra foi o dito parecer approvado por 23 espheras.

O sr. Presidente: — Vae agora entrar em discussão o parecer n.º 11, que diz respeito á eleição do sr. Alfredo Filgueiras da Rocha Peixoto.

Lido na mesa foi successivamente approvado por 21 espheras.

O sr. Cau da Costa: — Mando para a mesa, por parte da primeira commissão de verificação de poderes, o parecer relativo ao sr. conselheiro Moraes de Carvalho, par eleito pelo districto do Porto.

O sr. Presidente: — Vae ler-se o parecer n.º 12, relativo á eleição do sr. Jeronymo da Cunha Pimentel.

Lido na mesa foi seguidamente approvado por 20 espheras.

O sr. Presidente: — -Vae ler-se agora o parecer n.º 13, que approva o diploma do sr. conde de Castro e Solla.

Lido na mesa foi seguidamente approvado por 17 espheras.

Vae ler-se o parecer n.º 15, relativo ao digno par eleito pelo districto de Lisboa o sr. conde de Carnide.

Lido na mesa, foi seguidamente approvado por 16 espheras.

O sr. Presidente: — Como não ha na sala numero sufficiente de dignos pares para a camara continuar a funccionar, vou encerrar a sessão.

A próxima sessão é amanhã. A ordem do dia é a approvação dos pareceres, que estão sobre a mesa, e a apresentação de outros.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas da tarde.

Dignos pares presentes á sessão de 9 de outubro de 1894

Ex.mos srs. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa, marquez de Vallada, condes, d’Avila, da Azarujinha, do Bomfim, de Lagoaça, de Magalhães, de Paraty; Sousa e Silva, Antonio Cândido, Sá Brandão, Antonio José Teixeira, Serpa Pimentel, Arthur Hintze Ribeiro, Cau da Costa, Ferreira de Mesquita, Ferreira Novaes, Cypriano Jardim, Sequeira Pinto, Ernesto Hintze Ribeiro, Francisco Maria da Cunha, Margiochi, Frederico Arouca, Gomes Lages, Baptista de Andrade, José Luciano de Castro, Julio de Vilhena, Camara Leme, Pessoa de Amorim, Sousa Avides, Marçal Pacheco, Rodrigo Pequito.

O redactor =João Saraiva.