O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

43

O Sr. Ministro do Reino está convencido de que a culpa foi sua; e, se assim é, pede sinceramente desculpa della.

O nobre Duque da Terceira (disse S. Ex.ª) ouviu proferir as palavras que agora mesmo repetiu, e elle Sr. Ministro tem a consciencia de as haver proferido; mas depois, fallando com um dos dignos Secretarios da Mesa, S. Ex.ª lhe disse que estava persuadido de que ao menos elle Sr. Ministro se havia compromettido, em todo o caso a fazer o aviso, embora tivesse de antemão designado dia e hora, julgando-se para isso authorisado, como já o tinha feito em casos iguaes. Não se recorda (por falta de memoria) de que ficasse compromettido a officiar para a Mesa, embora S. Magestade lhe não desse outras ordens; por consequencia o esquecimento, que não póde negar ter tido, confirma que a culpa dessas faltas partiu delle Sr. Ministro, e não da Mesa, nem de nenhum dos dignos Pares que deixou de ser avisado a tempo; pois sem causa justa nenhum de certo faltaria, e a divisão da responsabilidade estaria, neste caso, entre elle Sr. Ministro e a; Mesa; mas parece-lhe mais justo declarar que não duvida de se ter expressado como o Sr. Secretario lhe annunciou.

O Sr. Ministro está certo do ter dito, que, com quanto não tivesse recebido as ordens de Sua Magestade, comtudo, poderia declarar, que a deputação só poderia ser recebida na segunda-feira ao meio-dia; portanto, subsiste esta primeira declaração, confirmada pelo testimunho do nobre Duque da Terceira, e de outros dignos Pares (apoiados); mas houve, como não duvida crêr, a falta de um aviso seu por escripto.

Agora resta dizer-lhe, que certificou a Sua Magestade, de que os dignos Pares que faltaram, tinham, sem duvida, motivo justificado, e porventura, mesmo a falta do aviso, que procedia de culpa sua.

O Sr. Presidente declarou, que para o futuro haveria o maior cuidado na expedição dos avisos, e em que fossem feitos por escripto.

Em continuação, dando para ordem do dia de segunda-feira (15) a apresentação e leitura do projecto de resposta ao Discurso da Corôa, levantou a sessão:

Eram quasi tres horas.

Relação dos dignos pares presentes na sessão de 10 do corrente mez.

Os Srs. Silva Carvalho; Duque da Terceira, Marquezes de Ficalho, de Fronteira, de Ponte de Lima, e de Vallada; Condes das Alcaçovas, d'Arrochella, do Bomfim, do Casal, de Fonte Nova, da Louzã (D. João), do Mello, da Ponte, da Ponte de Santa Maria, de Villa-Real, de Vimioso; Viscondes de Algés, d'Athoguia, de Balsemão, de Benagazil, de Castro, de Francos, da Granja, de Laborim, da Luz; Barões de Chancelleiros, de Lazarim, de Porto de Mós, e da Vargem da Ordem; Mello Saldanha, Sequeira Pinto, Silva Ferrão, Margiochi, Osorio e Sousa, Aguiar, Silva Costa, Guedes, Eugenio de Almeida, Duarte Leitão, Brito do Rio, e Fonseca Magalhães.