O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

40

SESSÃO DE 8 DE JANEIRO DE 1858.

PRESIDENCIA DO EX.MO VISCONDE DE LABORIM.

Secretarios, os Srs.

Visconde de Balsemão

D. Pedro Brito do Rio.

Ás duas horas, achando-se na sala numero legal, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Leu-se a acta da antecedente, que foi approvada.

O Sr. Visconde de Balsemão chamou a attenção da Camara sobre um erro de revisão, e de bastante gravidade, que se encontra na impressão da felicitação que a deputação dos Dignos Pares dirigiu a Sua Magestade El-Rei no dia de Anno Bom, e que veio impressa no Diario do Governo de 6 do corrente: — que custava a acreditar como se podesse trocar a phrase: — «tantas victimas que foram imoladas» — que estava no original, por est'outra que veio no extracto: — «tantas victimas foram inundadas» — e como membro daquella deputação e desta Camara, pedia que pela Secretaria se provesse de modo que os respectivos revisores tivessem devido cuidado na impressão das sessões.

O Sr. Presidente, disse que esse erro, que com o Digno Par deplorava, já estava ressalvado pela emenda que se publicou no Diario do Governo de 7: — que além disso passando a averiguar o que déra causa a tão inconcebivel engano, fôra informado de que o original da sessão se enviara tarde á imprensa, e em hora que já lá não estavam os revisores da Camara, ficando assim entregue aquelle trabalho a outras pessoas; em virtude do que déra as competentes providencias para se não repetirem casos similhantes.

Seguiu pedindo a attenção da Camara para ouvir, antes da leitura da correspondencia, o projecto de resposta ao discurso da Corôa.

Finda a leitura declarou que estava assignado por elle Vice-Presidente, e pelos Ex.mos Srs. Silva Costa, e Visconde de Algés, com declarações.

Que se passava a imprimir em duas columnas, indo n'uma o projecto de resposta, e n'outra os respectivos paragraphos do discurso da Corôa. Que se distribuiria opportunamente para entrar em discussão.

O Sr. Secretario fez leitura da seguinte correspondencia.

Um officio do Ministerio da Fazenda, remettendo, para se guardarem no archivo, o authographo do Decreto das Côrtes geraes de 4 de Julho proximo passado, e mappas competentes, em virtude do qual se passou a Carta de lei de 15 do referido mez.

-Dito do mesmo Ministerio, remettendo 40 exemplares do relatorio do Estado da fazenda publica, em 30 de Novembro passado.

O Sr. Presidente disse que tendo alli presente a synopse dos projectos, que na anterior sessão se não poderam discutir, entre elles designava os pareceres n.ºs 76, 83, 81, 63, 64 e 69 para ordem do dia da seguinte sessão; e que os projectos que tinham ficado pendentes se remetteriam ás commissões, a fim de apresentarem os respectivos pareceres.

O Sr. Conde de Thomar observou que se distribuiram hoje os pareceres n.ºs 63, 64, 69 e 87, e que só estes poderiam entrar em ordem do dia.

O Sr. Presidente, visto que só esses eram os distribuidos, seriam os que entrariam em discussão na seguinte sessão; e por ser conveniente metter um dia de permeio á distribuição e discussão, para se podér estudar a materia, designava para sessão a proxima segunda-feira, 11 do corrente, pela uma hora da tarde.

O Sr. Conde de Bomfim enviou para a mesa 14 requerimentos de diversas officiaes do Exercito, pedindo a approvação do projecto n.º 82, que viera da outra Camara.

O Sr. Visconde de Sá da Bandeira pediu ao Sr. Presidente que desse tambem para ordem do dia de segunda-feira o parecer n.º 83.

O Sr. Presidente observou que não se tendo distribuido não podia nessa occasião entrar em discussão; e que, portanto, achando-se preenchido o objecto da presente, levantava a sessão.

Eram duas horas e tres quartos da tarde.

Relação dos Dignos Pares que estiveram presentes na sessão de 8 de Janeiro de 1858.

Os Srs.: Duque da Terceira; Marquezes: de Ficalho, da Ribeira, e de Vallada; Condes: d'Alva, da Arrochella, do Bomfim, do Farrobo, da Louzã, da Ponte, da Ponte de Santa Maria, do Sobral, e de Thomar; Viscondes: d'Athoguia, de Balsemão, de Benagazil, de Castro, de Fonte Arcada, de Fornos de Algodres, de Laborim, e de Sá da Bandeira; Barões: de Pernes, de Porto de Moz, e da Vargem da Ordem; Mello e Saldanha, Sequeira Pinto, Ferrão, Margiochi, Aguiar, Larcher, Silva Costa, e Brito do Rio.