O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DOS PARES. 11

para nomear as outras Comunhões da Caza, e eu não reputo e3tas mais essenciaes do que aquella para deixar de ser nomeadas por escrutinio; e se umas o são, por que razão a outra ha de deixar de o ser? A segunda razão, é por que eu julgo que o Sr. Presidente se ha de achar em circumstancias embaraçadas e (quem quer que o fôr) não póde deixar de contemplar ambos os lados da Camara, por que feliz, ou infelizmente havera sempre Opposição (e não digo infelizmente, por que exista a Opposição, visto que essa e da natureza dos governos representativos): logo segue-se que esta nomeação ha de trazer comsigo um certo vencimento, e isto, sendo da essencia das cousas, neste caso e um defeito; embora se façam emendas á Resposta ao Discurso da Corôa, e embora se façam todas as opposições, são circumstancias inherentes á natureza desta forma de governo; porèm se a Commissão fôr escolhida por este methodo haverá a certeza de que em vez de um Projecto de Resposta hão de apparecer dous, e isto é mau; o que sempre succederá, por que eu não vejo que possa haver um Presidente tão parcial que não contemple ambos os lados da Camara: por consequencia este objecto é de muita ponderação, e como tal deve a Commissão ser eleita pela Camara da mesma fórma que o são todas as outras. Esta é a minha opinião, e se V. Exa. quizer mandarei para a Mesa uma emenda.

O SR. VISCONDE DE FONTE ARCADA: — Eu tinha pedido a palavra para fazer uma unica emenda, e vinha a ser, que a Commissão encarregada da Resposta ao Discurso do Throno seja composta de cinco Membros, e deixaria ficar o Artigo como esta. — Não obstante as razões que agora expendeu o Si. Tugueiros, não me parece que se dêem grandes garantias a um dos lados da Camara em a nomeação não ser feita pelo Sr. Presidente; e esta e a razão porque julgo que devemos deixar a nomeação della ao Sr. Presidente: no entretanto desejaria que fosse composta de cinco Membros, por que tres acho muito pouco.

Foi mandada para a Mesa a seguinte

Emenda.

O Presidente comporá a Commissão de Resposta ao Discurso do Throno com dous Dignos Pares nomeados por escrutinio. — Trigueiros.

O SR. SERPA MACHADO: - Sr. Presidente, eu não concórdo com a opinião do Sr. Trigueiros sobre a alteração que pede se faça no Artigo do Projecto. Parece-me que a Resposta ao Discurso do Throno deve ter unidade, e para que a tenha é necessario que ao Presidente se deixe a liberdade de chamar para o seu conselho aquelles dos Dignos Pares que mais convenientemente o possam coadjuvar; e por isso acho mais conforme que a Commissão soja nomeada por aquelle que tiver a presidencia, e que e Membro nato della, afim de que se possa vir a uma unidade de pensamento e de raciocinio, que deverá constituir a perfeição desta Resposta. Agora em quanto á necessidade da approvação, por ambos os lados da Camara, da Resposta ao Discurso da Corôa, direi que como ella antes de ser apresentada e levada á Real Presença ha de ser approvada e discutida pela Camara, a maioria approvara o que lhe parecer mais conforme ás suas idéas, ainda que haja differentes opiniões na Camara adoptando a politica que melhor lhe convier; pelo que intendo que só por este meio se poderá conseguir a necessaria unidade em um tal Discurso.

O SR. TRIGUEIROS: — O Digno Par (peço-lhe licença para o dizer) não me intendeu bem, porque, para haver essa unidade é que eu digo que o Presidente não deve nomear a Commissão, por quanto não póde deixar de nomear pessoas desiguaes; não o póde fazer de outra maneira, pois nesse caso de certo lhe caberia grave censura: logo nomeando por seu acto proprio, e não por votação da Camara, dous Membros para comporem a Commissão, e sendo estes dos dous lados da Camara, como o pede a posição e delicadeza do Sr. Presidente, em vez de um Discurso apparecerão dous, e o inconveniente que S. Exa. apontou ha de dar-se aqui, sempre que a votação fôr feita pelo Sr. Duque de Palmella, ou por outro qualquer que lhe succeder, e seguir as normas da sua delicadeza. Um lado da Camara nunca transige com o outro se não por meio de vencimento, ou (tambem é possivel) em resultado da discussão: logo o inconveniente que S. Exa. quer evitar ha de seguir-se. Ora por que se não formará esta Commissão como as outras? Não ha duvida nenhuma que obste a isso. A politica do Ministerio, do Governo, ou da Camara e que se vai mostrar; todos nós convimos nisto: então mostre a Camara pelo escrutinio qual é a politica, porque de outra maneira o Sr. Presidente se ha de ver muito embaraçado. Portanto eu insisto, mandando a minha substituição para a Mesa, por que julgo se ganha muito neste modo de verificar a eleição de uma Commissão, que deve representar a vontade da Camara. Perguntarei, qual é a politica da Camara? É a da maioria, por que isso e da essencia do governo representativo, e quando a maioria, e tornar maioria, então representará a sua politica. Assim aconteceu n’uma Caza, a qual me não envergonho de ter pertencido; assim se fez, e não houve inconveniente nenhum. Mas aqui já succedeu que, sendo nomeados dous individuos pelo Sr. Presidente para uma destas Commissões, a qual delles mais capaz e intelligente, mas de côres politicas desencontradas, o resultado foi que, em vez de um Projecto do Resposta, appareceram dous; e isto por que ninguem esta disposto a ceder dos seus principios politicos, nem a mostrar numa Resposta ao Discurso da Corôa que approva a politica de um Governo, quando o facto e que lhe faz opposição. Ora se nós temos a certeza de que nisto se acha o modo de olhar e ver a politica do tempo, como havemos de ir-nos subjeitar a uma couza que já sabemos não ha de ter bom resultado. Por que havemos de nomear uma Commissão que necessaria e irremediavelmente ha de propor-nos (permitta-se-me a expressão) um discurso aleijado? Por consequencia eu não posso neste ponto abandonar a minha opinião, embora a Camara a rejeite; submetter-me-hei.

O SR. PRESIDENTE: — Eu queria pedir á Camara, em primeiro logar, e quanto de mim depende, que me dispense (visto que tenho a honra de ser Presidente) de nomear esta Commissão, porque é certamente uma responsabilidade que se me impõem de que eu desejo ser desobrigado: em segundo logar, direi que me parece tambem mais conforme e razoavel o seguir-se para a nomeação desta Commissão o que se pratica na das outras. — A Resposta ao