O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

EXTRACTO DA SESSÃO DE 11 DE JANEIRO.

Presidência do Ex.mo Sr. José da Silva Carvalho,

v ice- Presidente.

Secretários — os Srs. Condede Mello Conde da Lonza.

(Assistiam os Srs; Ministros, do Reino, e da Marinha.)

Pelas duas horas da tarde, tendo-se verificado a presença de 37 dignos Pares, declarou o Sr. Presidente aberta a sessão.

O Sr. Presidente annuocioa que S. Em." o Sr. Presidente da Gamara lhe tinha communicado que por incommodo de saúde não podia comparecer á sessão de hoje: e que o tinha também prevenido para o fazer constar á Camará, que a deputação ultimamente nomeada para levar áRealSanc-ção um Decreto das Cortes geraes, fora recebida por Sua Magestade El-Rei Regente com todas as attençoes do costume.

Igualmente participou que o digno Par Arcebispo de Palmyra não podia comparecer na Gamara por estar occupado em objectos do serviço publico.

Leu-se acta da sessão antecedente, contra a qual não houve reclamação.

O Sr. Secretario Conde de Mello mencionou a seguinte correspondência :

Um officio da Gamara dos Srs. Deputados acompanhando um projecto de lei que authorisa o Governo a vender o edifício de S. João Novo, em que está estabelecido o hospital militar do Porto, empregando o seu producto em outro edifício publico ou particular da mesma cidade, em que se estabeleça o mesmo hospital. — Remettido á com-missão de guerra.

Outro officio da mesma Camará acompanhando um projecto de lei, authorisando o Governo a admiltir na classe effeetiva da Armada o segundo Tenente da mesma, António Maria Guedes. —/?e-mettido á commissão de marinha e ultramar.

Outro officio da mesma Camará acompanhando um projecto de lei, que fixa a dotação de Sua Magestade o Senhor D. PEDRO QUINTO, bem como as dos Sereníssimos Senhores Infantes e Infantas. — Remettido á commissão de fazenda.

O Sr. Presidente—Tendo a Gamara concedido ao Sr. Marquez de Yallada a escusa,que pediu do logar^de vice-Secretario, resta preencher este logar, procedendo-se á respectiva eleição, se a Gamara concorda?... (Apoiados.)

Procedeu-se em consequência á eleição de um vice-Secretario; e tendo entrado na urna 45 listas, corrido o escrutínio, nenhum digno Par reunia a maioria absoluta de votos.

Correu-se portanto segundo escrutínio, e tendo entrado o mesmo numero de listas, apurados os votos, foi eleito o digno Par D. Pedro de Menezes Brito do Rio, com 23 votos. O Sr. Conde de Fonte-nova — Pedi a palavra unicamente para participar á Camará que em consequência da sua deliberação passei a desanojar o digno Par o Sr. Marquez de Castello-melhor, o qual pedindo-me que agradecesse á Gamara a consideração que tinha por S. Ex.\ me encarregou igualmente de dizer que logo que lhe seja possível comparecerá ás sessões.

O Sr. Conde de Thomar —Desejava que o Sr. Ministro dos negócios do Reino informasse a Camará se recebeu da autborídade do Porto alguma communicação relativamente aos dois na-nos que dizem terem sido armados alli, e destinados para o trafico da escravatura?..- t