O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

78

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

Sessão em 8 de janeiro de 1868

presidencia do ex.mo sr. duque de Loulé

Vice-presidente supplementar

Secretarios os dignos pares Marquez de Sabugosa

Visconde de Soares Franco

Ás tres horas da tarde, verificada a presença de numero legal, foi declarada aberta a sessão.

Lida a acta da precedente, julgou-se approvada na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Não houve correspondencia.

O sr. Felix Pereira de Magalhães: — Sr. presidente, peço a palavra por parte da commissão do regimenta para mandar para a mesa a seguinte

Proposta

Senhores. — A commissão, encarregada pela camara de reformar o regimento sobre as bases approvadas na sessão de 23 de abril do anno passado, tratou com toda a solicitude de se desempenhar d'este encargo no mais curto espaço do tempo possivel, e com effeito obteve adiantar muito os seus trabalhos, e os teria concluido durante aquella sessão se os membros da commissão não tivessem sido distrahidos para outras commissões encarregadas de examinar as numerosas e importantes propostas do governo, que todos conhecemos.

A commissão vae continuar os seus trabalhos, com assiduidade, e espera apresentar-vos brevemente o projecto do novo regimento.

Ha comtudo entro aquellas bases a proposta do digno e respeitabilissimo" presidente da camara, que demanda uma resolução prompta, a fim de se poder organisar a junta administrativa para resolver varios assumptos da sua competencia.

Propoz o dignissimo presidente que á commissão (administrativa sejam addicionados o vice-presidente e mais um digno par eleito pela camara.

Achando-se esta proposta approvada, é a commissão do regimento de parecer que seja eleito o digno par que ha de ficar addido á commissão administrativa, a fim de poder funccionar desde já.

'Sala da commissão, em 8 de janeiro de 1868. — Duque de Loulé = Conde de Cavalleiros = Visconde de Chancelleiros = Felix Pereira de Magalhães = Marquez de Sabugosa = Visconde de Soares Franco = Conde de Thomar.

O Orador: — Esta proposta é urgente porque não ha verdadeiramente administração legal. Esta proposta foi apresentada pelo sr. conde de Lavradio, e tendo sido approvada na sessão passada ainda não teve cumprimento.

Leu-se na mesa a proposta.

O sr. Presidente: — Em uma das sessões do anno proximo passado a camara approvou uma proposta do sr. conde de Lavradio; resolveu-se por 25 votos contra 19, que se votassem todas as propostas que estavam sobre a mesa por ordem chronologica.

A proposta do sr. conde de Lavradio é concebida nos seguintes termos (leu).

A commissão do regimento entende que a camara approvou estas bases, e por consequencia para a junta administrativa se constituir legalmente é necessario que o membro que deve fazer parte da mesma junta seja eleito.

O sr. Pinto Basto: — Não pôde haver duvida.

O sr. Presidente: — A camara está do accordo. Convido os dignes pares a fazerem as suas listas.

Passando-se á votação; entraram na uma 23 listas, maioria absoluta 12; saíu eleito o digno par

Fernandes Thomás, com................... 20 votos.

Não havendo outro assumpto a tratar, o sr. presidente levantou a sessão, determinando que a immediata tenha logar na proxima segunda feira, 13 do corrente.

Eram quatro horas da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 8 de janeiro de 1868

Os ex.mos srs.: duque de Loulé; Cardeal Patriarcha; marquezes: de Alvito, de Sabugosa e de Vallada; condes: de Avillez, de Cavalleiros, de Fonte Nova, do Fornos, de Linhares, do Sobral e de Thomar; viscondes: do Algés, de Chancelleiros, de Fonte Arcada, de Ovar e do Soares Franco; Costa Lobo, Pereira de Magalhães, Larcher, Moraes Pessanha, Pinto Basto, Reis e Vasconcellos, Lourenço da Luz, Rebello da Silva, Preto Geraldes e Fernandes Thomás.