O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Marquez de Sá da Bandeira): — Mando para a mesa os seguintes requerimentos, um pelo ministerio da guerra, e o outro pelo dos negocios estrangeiros.

«Em conformidade com o disposto no artigo 43.° do acto addicional á carta constitucional da monarchia, o governo pede á camara dos dignos pares do reino permissão para que os seus membros abaixo mencionados accumulem, querendo, o exercicio das funcções legislativas com os dos seus empregos ou commissões.

«José Maria Baldy, general de divisão e inspector geral do arsenal do exercito.

«D. Antonio José de Mello, general de brigada e director da l.ª direcção da secretaria destado dos negocios da guerra.

«Conde de Fonte Nova, capitão de infanteria e membro da commissão revisora do recrutamento em Lisboa.

«Salada camara dos dignos pares, em 30 de abril de 1869. = Sá da Bandeira.»

«Em conformidade com o disposto no artigo 3.° do acto addicional á carta constitucional da monarchia, o governo de Sua Magestade pede á camara dos dignos pares do reino a mesma permissão para que o membro desta camara, Eduardo Montufar Barreiros, possa accumular, querendo, as funcções legislativas com as que exerce nesta secretaria destado.

«Secretaria destado dos negocios estrangeiros, em 3 de maio de 1869. = Sá da Bandeira.»

Postos successivamente á votação, foram approvados.

O sr. Presidente: — Agora vão-se tirar á sorte os nomes dos dois dignos pares que faltam para completar a commissão que ha de examinar o requerimento e documentos respectivos apresentados pelo sr. conde de Cabral.

Saíram da uma os nomes dos dignos pares duque de Loulé, e duque de Palmella.

O sr. Presidente: — Vae proceder-se á eleição de um digno par para exercer as funcções de segundo secretario, em consequencia da escusa que a camara concedeu ao digno par, o sr. marquez de Sabugosa.

Convido os dignos pares visconde de Ovar, e Jayme Larcher para servirem de escrutinadores. Vae fazer-se a chamada.

Corrido o escrutinio, tendo entrado na uma 27 listas, ficou eleito o digno par, o sr. conde de Fonte Nova, por 18 votos.

O sr. Presidente: — Passa-se á eleição de um vice-secretario, cargo que ficou vago em virtude da eleição do sr. conde de Fonte Nova para segundo secretario.

Feita a chamada, tendo entrado na uma 25 listas, foi eleito por 18 votos o digno par, o sr. Jayme Larcher.

O sr. Presidente: — A primeira sessão será ámanhã.

Está fechada a sessão.

Eram quasi tres horas e meia.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 3 de maio de 1869

Os exmos. srs.: Condes, de Lavradio, de Castro; Marquezes, de Fronteira, de Niza, de Sá da Bandeira, de Sabugosa, de Sousa, de Vallada; Condes das Alcaçovas, de Fonte Nova, da Louzã, de Samodães, do Sobral; Viscondes, de Algés, de Benagazil, de Ovar, da Silva Carvalho; Barão de Villa Nova de Foscôa; Antonio de Azevedo Coutinho Mello e Carvalho, D. Antonio José de Mello, Antonio de Sousa Silva Costa Lobo, Custodio Rebello de Carvalho, Eduardo Montufar Barreiros, Francisco Antonio Fernandes da Silva Ferrão, Jayme Larcher, José da Costa Pinto Bastos, José Joaquim dos Reis e Vasconcellos, José Lourenço da Luz, Luiz Augusto Rebello da Silva, Miguel do Canto e Castro, Roque Joaquim Fernandes Thomás.

1:206 — IMPRENSA NACIONAL — 1869