O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

rario, presidente da camara dos dignos pares do reino, amigo. Eu: El-Rei vos envio muito saudar como aquelle que amo e prezo. Em execução da carta de lei de 15 de setembro de 1842, houve por bem nomear na data de hoje aos dignos pares do reino Custodio Rebello de Carvalho e José Ferreira Pestana, para presidirem á mesma camara no caso previsto pela citada lei, do eventual e simultâneo impedimento do presidente e vice-presidente respectivos.

O que me pareceu participar-vos para vossa intelligencia e effeitos legaes.

Escripta no paço da Ajuda, em 7 de janeiro de 1875.= EL-REI = Antonio Rodrigues Sampaio.

Para o honrado Marquez d'Avila e de Bolama, do meu conselho e do de estado, ministro e secretario d'estado honorario, presidente da camara dos dignos pares do reino.

Procedeu-se á eleição da commissão de fazenda.

Foram convidados para servirem de escrutinadores es dignos pares José da Costa Sousa Pinto Bastos e Marquez de Vallada A sairam eleitos os dignos pares:

Custodio Rebello de Carvalho, com 28 votos.
José Augusto Braamcamp 28 "
Joaquim Thomás Lobo d'Avila 26 "
João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Martens 25 "
Conde do Casal Ribeiro 25 "
José Lourenço da Luz 25 "
Antonio de Gamboa e Liz 21 "

O sr. Presidente: - Vae proceder-se á eleição da commissão de administração publica, que é composta de sete membros; convido os dignos pares a prepararem as suas listas. Como não está presente o sr. Xavier da Silva, 2.° vice-secretario, peço por isso ao sr. Conde da Ribeira que tenha a bondade de vir tomar o logar de s. exa.

O sr. Conde da Ribeira occupou a cadeira de secretario.

O sr. Presidente: - Convido os srs. Lobo d'Avila e Visconde de Alves de Sá a servirem de escrutinadores.

Correu-se o escrutinio.

Entraram na uma 30 listas.

(Entrou o sr. ministro da fazenda.)

Corrido o escrutinio ficaram eleitos os dignos pares:

José Joaquim dos Reis e Vasconcellos, com 31 votos.
José Augusto Braamcamp 31 "
Joaquim Thomás Lobo d'Avila 31 "
Marquez de Ficalho 28 "
Visconde de Aigés 28 "
Marquez de Vallada 27 "
Carlos Maria Eugenio de Almeida 26 "

O sr. Presidente: -Vae ler-ee uma carta que acaba de ser recebida na mesa.

"Illmo. ex.mo sr. -Vou cumprir o doloroso dever communicando a v. exa., que no dia 7 de novembro ultimo, pelas onze horas e tres quartos da noite, foi Deus Nosso Senhor servido chamar á sua divina presença o ex.mo e rev.md sr. bispo desta diocese, D. José Luiz Alves Feijó, de santa recordação, e digno membro da camara da digna presidencia de v. exa.

"Deus guarde a v. exa. Bragança, 13 de dezembro de

1874.-Illmo. ex.m:) sr. presidente da camara dos dignos pares do reino. =José Maria da Cunha, ex-secretario do ex.mo prelado fallecido."

O sr. Presidente: - Senhores: depois de encerrada a ultima sessão soffreu esta camara muito dolorosas perdas. Falleceu o sr. Joaquim Antonio de Aguiar, cujo merito superior e cujos relevantes serviços á causa da liberdade são conhecidos de noa todos. (Muitos apoiados.) Falleceu o virtuoso prelado, a que se refere a carta que aeaba de ser lida; falleceram tambem os srs. Condes da Ponte e de Bretiandos. Proponho á camara que se lance na acta um voto de profundo sentimento pela falta destes benemeritos cidadãos, nossos illustres collegas. (Apoiados.)

Os dignos pares que approvam esta proposta tenham a bondade de se levantar.

Foi approvada unanimemente.

O sr. Presidente: - Lançar-se-ha na acta, que a minha proposta foi approvada por unanimidade.

A camara sabe que é pratica constante, quando ella decide se lance na acta um voto de sentimento feia perda de algum dos nossos collegas, dar-se conhecimento (Testa manifestação á familia do digno par fallecido. Parece-me a camara desejar a mesma pratica com as familias dos dignos pares fallecidos, a que ha pouco me referi. (Apoiados.)

Visto a manifestação da camara, considero approvada esta indicação. (Apoiados.}

Parece-me que já não ha numero na sala. Creio, pois que a camara concordará em que fique para a proxima sessão a eleição das commissSes que ainda ha a eleger (apoiados), e são as seguintes: commies?.º de marinha e ultramar, sete membros; de agricultura, commercio e industria, sete; de instrueçào publica cinco; redacção tres; de petições cinco.

A primeira sessão será na proxima terça feira, e a ordem do dia a eleição de commissÕes.

Está fechada a sessão. Eram quatro horas da tarde.

Dignos pares presentes á sessão de 9 de janeiro de 1875

Ex.mjS prs.: Marquezes, dAvila e de Bolama, de Sousa Holstein, de Vallada; Condes, de Cabral, do Casal Ribeiro, de Fonte Nova, da Louzã, da Ribeira Grande, da Torre; Viscondes, de Alves de Sá, de Benagazil, das Laranjeiras, de Portocarrero, da S,Iva Carvalho, de S. Jerony.no; Barão do Rio Zezere; Moraes Carvalho, Mello e Carvalho, Gamboa e Liz, Mello e Saldanha, Barros e Sá, Fontes Pereira de Mello, Augusto César Xavier da Silva, Palmeirim, Eugenio de Almeida, Rebello de Carvalho, Barreiros, Larcher, Martens Ferrão, Lobo dAvila, Pinto Bastos, Pestana, Lourenço da Luz, Sá Vargas, Vaz Preto Geraldes e Franzini.

Rectificação

No Diario da camara dos dignos pares, e sessão de 4 de janeiro, onde se le (2ª." col. linh. 16 e 17, da 1.ª pag.):

Feito o apuramento, sairam eleitos os dignos pares:

Augusto César Xavier da Silva........................ 17 votos

Antonio de Azevedo Coutinho Mello e Carvalho.......... 16 "

Deve ler-se:

Augusto César Xavier da Silva........................ 17 votos

Antonio de Azevedo Coutinho Mello e Carvalho.......... 17 "