O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

50

extracto da sessão DE 12 DE janeiro.

Presidencia do Ex.mo Sr. Cardeal Patriarcha. Secretarios os Srs. Visconde de Benagazil Margiochi.

(Assistiam os Srs. Presidente do Conselho, e Ministro do Reino.)

Pelas duas horas da tarde, tendo-se verificado a presença de 34 Dignos Pares, declarou o Em.mo Sr. Presidente aberta a sessão. Leu-se a acta da antecedente, contra a qual não houve reclamação.

Deu-se conta do seguinte expediente: Carta regia ao Ex.mo Presidente da Camara dos Dignos Pares, participando-lhe a nomeação dos Dignos Pares Marquez de Loulé, e Visconde de Algés para presidirem á Camara, nos termos da Carta de lei de 15 de Setembro de 1842.

Carta regia ao Digno. Par Marquez de Loulé, participando-lhe aquella nomeação.

Carta regia ao Digno Par Visconde de Algés, participando-lhe a sua nomeação. A Camara ficou inteirada. O Sr. Presidente lembrou a necessidade de se proceder á eleição do um vice-secretario em logar do Sr. Marquez de Loulé, que tinha sido nomeado um dos presidentes substitutos da Camara (apoiados).

Um officio do Digno Par Barão da Vargem da Ordem, participando que em consequencia do fallecimento de uma de suas irmãs não podia comparecer ás sessões da Camara.

Mandou-se desanojar.

-do Digno Par Conde de Villa Pouca, communicando que é seu máo estado de saude lhe não permitte fazer viagem para a capital, a fim de comparecer na Camara.

Para o archivo.

O Sr. Presidente fez a leitura do projecto da

resposta ao discurso da Corôa, offerecido pela commissão respectiva.

Foi a imprimir para entrar em discussão quando se constituir a Camara dos Srs. Deputados:

O Sr. Ferrão leu, e mandou para a Mesa o seguinte requerimento, para o qual pediu a urgencia: v

«Requeiro se peçam ao Governo os seguintes esclarecimentos:

1.º Qual e no continente do reino a divida do Estado, representada em documentos de cobrança, existentes em poder dos recebedores?

Bastará que o Thesouro responda a este quesito por um calculo de aproximação.

2.º Qual é a importancia em divida dos vencimentos dos pensionistas e funccionarios do Estado, respectivos aos mezes decorridos de Junho de 1850 em diante?

3.° Se os papeis admissiveis, segundo a operação de 9 de Junho de 1851, na importancia de 150:000$000 réis, deram ou não já entrada no. Thesouro?

4.° Se já se ultimou a entrada dos papeis admissiveis na operação de 14 de Fevereiro de 1849, ou se ainda se resta toda ou parte da quantia mencionada no mappa n.º 95, a que se refere o relatorio do Ministro da Fazenda, de 7 de Janeiro de 1851? Sala da Camara dos Dignos Pares, 12 de Janeiro de 1852. O Par do Reino, F. A. F. da Silva Ferrão.»

Sendo approvada a urgencia, foi em continuação approvado o requerimento em discussão.

ORDEM DO DIA.

Eleição da commissão de petições: Tendo-se resolvido que fosse de cinco membros, como havia sido no anno passado, fez-se a chamada, e tendo entrado na uma 37 listas, e apuradas 36 por se haver inutilisado uma, saíram eleitos

Os Srs. Thomás de Mello Breyner com 21 votos

Barão da Vargem...........21 »

Conde do Farrobo...........20 »

Conde da Ribeira...........19 »

O Sr. Visconde de Algés lembrou que esta commissão, que era de 3 membros pelo regimento, tinha sido elevada a 5 por um acordo da Camara; e que por isso não poderia haver difficuldade em que se delegasse na Mesa a nomeação do membro que falta (apoiados).

A Camara resolveu que a Mesa fizesse essa nomeação.

O Sr. Presidente annunciou que a Mesa tinha nomeado o Sr. Visconde de Oliveira, que era o Digno Par mais votado (apoiados).

Collocaram-se duas urnas para receberem simultaneamente os votos para cada uma das commissões de infracções, e do redacção, que faltam para eleger.

Commissão de infracções.

Procedendo-se ao apuramento de 34 listas, que entraram na uma, saíram unicamente eleitos

Os Srs. Visconde de Algés com......18 votos

Barão do Porto do Mós.......18 »

Ficaram tres membros por eleger.

Commissão de redacção.

Tendo-se apurado 34 listas que entraram na uma, saiu eleito o Sr. Visconde de Algés com 24 votos.

Ficaram dois membros por eleger.

Sendo quatro horas da tarde, e não havendo numero, levantou o Sr. Presidente a sessão, annunciando que a immediata seria no dia seguinte aquelle em que se constituisse a Mesa da Camara dos Srs. Deputados, sendo para isso avisados os Dignos Pares em sua casa; e que a ordem do dia seria a eleição de um vice-secretario em logar do Sr. Marquez de Loulé, e a eleição dos membros que fallam para as duas commissões.

Relação dos Dignos Pares que estiveram presentes na sessão de 12 do corrente mes de Janeiro. Os Srs. Cardeal Patriarcha, Silva Carvalho, Duque de Saldanha, Marquez de Castello Melhor, Marquez de Ficalho, Marquez de Fronteira, Marquez de Loulé, Marquez das Minas, Marquez de Ponte de Lima, Arcebispo de Palmyra, Conde das Alcaçovas, Conde d'Alva, Conde de Bomfim, Conde do Casal, Conde de Mello, Conde da Ribeira Grande/Conde de Rio Maior, Conde de Semodães, Conde da Taipa, Visconde de Algés, Visconde de Benagazil, Visconde do Campanhã, Visconde de Castro, Visconde de Fonte Arcada, Visconde da Granja, Visconde de Ovar, Visconde de Sá da Bandeira, Barão de Chancelleiros, Barão de Monte Pedra!, Barão de Porto de Mós, Pereira Coutinho, D. Carlos Mascarenhas, Pereira de Magalhães, Ferrão, Margiochi, Tavares de Almeida, Duarte Leitão, Fonseca Magalhães, e Mello Breyner.