O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

103

se proceder a alguma sejam convidados os dignos a tomarem os seus logares.

O sr. Marquez de Niza: — Expoz, se bem estava recordado, que nas occasiões em que tem ficado as mesmas commissões, sempre com tudo cada uma dellas é objecto de uma votação, e quando qualquer digno par deseja que continuem as existentes, escreve no boletim da votação — as mesmas.

Succede tambem terem entrado para a camara muitos cavalheiros depois que as commissões existentes foram eleitas, os quaes com suas luzes e capacidade nas differentes especialidades, seriam muito uteis no gremio d'essas commissões. Fazia estas observações e a camara resolveria como entendesse.

O sr. Secretario: — Leu o artigo do regimento que estatuo sobre a materia.

O sr. Marquez de Niza: — Em presença da um tal artigo, retiro o que disse.

O sr. José Maria Baldy: — Mando para a mesa o parecer dado pela commissão encarregada de examinar a carta regia que nomeia par do reino o sr. Custodio Rebello de Carvalho.

O sr. Secretario: — Leu o e é do teor seguinte: «A commissão especial encarregada de examinar a carta regia, pela qual foi elevado á dignidade de par do reino o ex.mo sr. Custodio Rebello de Carvalho, verificou que a referida carta regia tem todos os requesitos legaes, pelo que é de parecer que o nomeado está nos termos de tomar assento na camara, prestando previamente o juramento do estylo.

«Saia da commissão, 11 de janeiro de 1864. = Francisco Simões Margiochi = Diogo Antonio Correia de Sequeira Pinto — José Maria Baldy.»

O sr. Presidente: — Vou consultar a camara sobre se approva o parecer dado pela commissão.

Foi approvado.

O sr. Presidente: — O sr. Custodio Rebello de Carvalho acha-se nos corredores da camara, e por isso nomeio para o introduzirem na sala aos dignos pares Vellez Caldeira e Filippe de Soure.

Foi introduzido, prestou juramento e tomou assento.

O sr. Presidente: — Não ha mais trabalhos sobre a mesa por emquanto, por isso a primeira sessão terá logar na sexta feira proxima, sendo a ordem do dia pareceres de commissões ou outros trabalhos que se apresentem.

Está fechada a sessão.

Eram tres horas e tres quartos da tarde.