O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

71

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO DE 8 DE JANEIRO DE 1866 PRESIDENCIA DO EX.MO SR. CONDE DE LAVRADIO

Secretarios, os dignos pares

Marquez de Vallada

Jayme Larcher

Pelas tres horas da tarde, tendo-se verificado a presença de 22 dignos pares, declarou o ex.mo sr. presidente aberta a sessão.

Leu-se a acta da antecedente, contra a qual não houve reclamação.

Não se mencionou correspondencia alguma.

O sr. Presidente: — Logo que terminou a sessão de sexta feira, 5 do corrente, procurei, sem demora, cumprir a deliberação da camara, e para isso mandei saber se ainda se achava no edificio o sr. presidente da camara dos senhores deputados; e como já tivesse saído, dirigi a s. ex.ª um officio, ao qual s. ex.ª respondeu da maneira a mais attenciosa possivel.

Logo que cheguei a esta camara recebi o officio que vae ler-se, em que s. ex.ª me avisa que recebeu o meu officio, do qual dará conta á camara e promoverá a sua resolução; e agora mesmo acabo de receber outro, que tambem se vae ler, em que s. ex.ª me communica ter sido auctorisado para combinar commigo a hora em que esta camara poderá funccionar na sala da camara dos senhores deputados. Como porém s. ex.ª ainda se acha dirigindo os trabalhos d'aquella camara, não ter logar a conferencia senão depois de se ter levantado a sessão, e em vista d'isto não posso hoje indicar nem o dia nem a hora em que ter logar a primeira sessão n'aquella casa para começar a discussão do projecto de lei sobre o caminho de ferro de sueste. Em vista d'isto só ámanhã posso dar parte á camara do que se houver combinado: então se determinará o dia em que hão de começar ali as sessões (apoiados).

Vão ler-se os dois officios que me enviou o sr. presidente da camara dos srs. deputados.

O sr. Secretario (Marquez de Vallada): — Leu.

Ill.mo e ex.mo sr. — Em satisfação ao pedido no officio de v. ex.ª, datado de 5 do corrente, e ao qual só posso responder hoje por o haver recebido em casa depois da sessão do dito dia; cumpre dizer a v. ex.ª que vou logo fazer presente á camara o dito officio e promover a sua resolução, para ser franqueada a sala das sessões durante as horas e pelo tempo que for necessario, para aqui se celebrarem as da camara dos dignos pares do reino, e apenas tal resolução for tomada me apressarei em ter a honra de a fazer chegar ao conhecimento de v. ex.ª

Deus guarde a v. ex.ª Palacio das côrtes, em 8 de janeiro de 1866. — Ill.mo e ex.mo sr. presidente da camara dos dignos pares do reino = Cesario Augusto de Azevedo Pereira, deputado presidente.

Ill.mo e ex.mo sr. — Acabo de dar conta á camara do officio de v. ex.ª, datado de 5 do corrente, que trata da celebração das sessões da camara dos dignos pares do reino durante alguns dias na sala das sessões d'esta, e em additamento ao officio que tive a honra de dirigir a v. ex.ª em data de hoje, apresso-me a communicar a v. ex.ª que a camara resolveu unanimemente franquear a sala das suas sessões, nas horas marcadas por combinação entre as mesas das duas camaras, para a qual v. ex.ª se dignará indicar o dia e hora da reunião.

Deus guarde a v. ex.ª Palacio das côrtes, em 8 de janeiro de 1866. — Ill.mo e ex.mo sr. presidente da camara dos dignos pares do reino = Cesario Augusto de Azevedo Pereira, deputado presidente.,

O sr. Marquez de Niza: — Pela exposição que v. ex.ª acaba de fazer, fico em duvida se a ordem do dia de ámanhã fica sem nenhum effeito; pois como v. ex.ª no ultimo dia de sessão entendeu que não podia alterar a ordem do dia sem uma votação da camara, desejaria saber se fica ou não alterada, ou se ha de ser necessaria uma votação para isso.

Vozes: — Isso não é preciso.

O sr. Presidente: — Não é preciso a votação da camara para mudar a ordem do dia de ámanhã, e a rasão é obvia. Como havia eu de dar sessão para ámanhã na outra camara, se não sei ainda o dia e hora em que ali nos podemos reunir?

Acabei de dizer que não pude ainda combinar isso com o sr. presidente da outra camara, porque não é possivel faze-lo emquanto se não levantar a sessão na camara dos senhores deputados (muitos apoiados).

O sr. Marquez de Niza: — Fico satisfeito com a explicação que v. ex.ª acaba de dar. Fiz esta observação unicamente com o fim de me esclarecer na duvida em que me achava; porque na sessão passada, quando v. ex.ª quiz mudar a ordem do dia de hoje, propoz isso á camara. Mas como vejo a camara na opinião de v. ex.ª, não insisto.

O sr. Presidente: — Mas eu para satisfazer ao digno par vou pôr á votação da camara se quer ou não...

Vozes: — Não póde ser; não tem que se votar cousa alguma.

O sr. Presidente: — Visto que a camara se conforma com o que eu ha pouco expuz, a primeira sessão terá logar ámanhã aqui n'esta casa, e então eu terei a honra de communicar o que houver combinado com o sr. presidente da outra camara.

Está levantada a sessão.

Eram quasi quatro horas da tarde.

Relação dos dignos pares presentes á sessão de 8 de janeiro de 1866

Ex.mos srs.

Conde de Lavradio.

Conde de Castro.

Duque de Loulé.

Marquez de Ficalho.

Marquez de Niza.

Marquez de Sabugosa.

Marquez de Vallada.

Conde d'Alva.

Conde d'Avila.

Conde de Peniche.

Conde da Ponte.

Conde de Terena.

Visconde de Benagazil.

Visconde da Borralha.

Visconde de Chancelleiros.

Visconde de Condeixa.

Visconde de Gouveia.

Visconde de Ovar.

Visconde de Porto Covo de Bandeira.

Visconde de Seabra.

Visconde de Soares Franco.

Visconde de Villa Maior.

Barão de S. Pedro.

Antonio de Azevedo Coutinho Mello e Carvalho.

Custodio Rebello de Carvalho.

Francisco Antonio Fernandes da Silva Ferrão.

Francisco Simões Margiochi.

Jayme Larcher.

José Augusto Braamcamp.

José Bernardo da Silva Cabral.

José da Costa Sousa Pinto Basto.

José Joaquim dos Reis e Vasconcellos.

José Izidoro Guedes.

José Maria do Casal Ribeiro.

Luiz do Rego da Fonseca Magalhães.

Manuel Antonio Vellez Caldeira Castello Branco.

Manuel José Vaz Preto Geraldes.