O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

95

pia de Lisboa; marquez de Sá da Bandeira, vogal da secção administrativa do conselho d'estado; marquez de Sousa Holstein, vice-inspector da academia real das bellas artes de Lisboa; conde d'Avila, vogal da secção administrativa do conselho d'estado; conde de Castro, vogal da secção administrativa do conselho d'estado; conde de Cavalleiros, governador civil de Lisboa; conde de Fornos de Algodres, fiscal das mercês; conde de Lavradio, vogal da secção do contencioso administrativo do conselho d'estado; conde de Thomar, presidente da secção do contencioso administrativo do conselho d'estado; visconde de Benagazil, provedor da santa casa da misericordia de Lisboa visconde de Villa Maior, lente jubilado da escola polytechnica; Felix Pereira de Magalhães, conselheiro d'estado extraordinario com exercicio na secção do contencioso administrativo do conselho d'estado; José Augusto Braamcamp, conselheiro d'estado extraordinario com exercicio na secção administrativa do conselho d'estado; José Bernardo da Silva Cabral, vogal da secção administrativa do conselho d'estado; José Izidoro Guedes, provedor do asylo de mendicidade; José Joaquim dos Reis e Vasconcellos, conselheiro d'estado extraordinario com exercicio na secção do contencioso administrativo do conselho d'estado; José Lourenço da Luz, director da escola medico-cirurgica de Lisboa; Jo3é Maria Eugenio de Almeida, provedor da casa pia de Lisboa; Luiz Augusto Rebello da Silva, vogal do conselho geral de instrucção publica e professor do curso superior de letras; Manuel Antonio Vellez Caldeira Castel Branco, fiscal das mercês; Roque Joaquim Fernandes Thomás, conselheiro d'estado extraordinario com exercicio na secção administrativa do conselho d'estado, e vogal do conselho geral de instrucção publica.

O sr. Presidente: — É uso votar a camara estes pedidos immediatamente. Antes porém de os pôr á votação, peço licença para observar que estas accumulações não devem obstar a que o serviço da camara seja o primeiro, e assim os dignos pares que quizerem accumular, não julguem que ficam justificadas as suas faltas com o pretexto de outro serviço.

Consultada a camara, approvou o requerimento do sr. ministro do reino.

ORDEM DO DIA

LEITURA DO PROJECTO DE RESPOSTA AO DISCURSO DA CORÔA

O sr. Silva Cabral: — Satisfazendo o preceito do nosso regimento, vou ter o projecto de resposta ao discurso da corôa, approvado pela commissão (leu).

Leu-se tambem na mesa.

O sr. Presidente: — Será impresso, distribuido pelos dignos pares e dado para ordem do dia da proxima sessão.

(Dar-se ha na sua integra quando entrar em discussão)

O sr. Rebello da Silva: — Sr. presidente, pedi a palavra para mandar para a mesa um parecer da commissão de regimento, com relação ao officio da commissão das obras (leu).

O sr. Presidente: — O parecer que acaba de ter o digno par será impresso, distribuido e dado para ordem do dia.

(Dar-se-ha na sua integra quando entrar em discussão.)

O sr. Ministro da Marinha (Visconde da Praia Grande): — Sr. presidente, pedi a palavra para -mandar para a mesa o seguinte

REQUERIMENTO

Em conformidade ao disposto no artigo 3.º do acto addicional á carta constitucional da monarchia, o governo de Sua Magestade pede á camara hereditaria permissão para que possam accumular, querendo, as funcções legislativas com as dos empregos -dependentes do ministerio da marinha e ultramar, que exercem os dignos pares conde de Linhares, director -das construcções navaes; visconde de Soares Franco, major general da armada.

Posto á votação, foi approvado.

O sr. Visconde de Chancelleiros: — O parecer que acaba de ser lido na mesa é mais do que um parecer de commissão; envolve uma proposta, e como tal V. ex.ª não a deve dar para discussão sem que um commissão dê sobre ella o seu parecer. É isto, sr. presidente, o que julgo mais curial.

Julguei a principio que a proposta a que alludo era da iniciativa do sr. Rebello da Silva, mas advertem-me que me enganei.

O sr. Rebello da Silva: — Sr. presidente, ¡o parecer é feito pela me«a e pela commissão do regimento; não ha n'elle uma proposta individual; é a mesa e & commissão que dão o seu voto sobre um officio da commissão encarregada das obras da sala.

O sr. Presidente: — Vae ler-se na mesa uma nota dos projectos de lei, tanto da iniciativa d'esta camara como da dos senhores deputados, que se acham pendentes.

Leu-se na mesa.

O sr. Presidente: — Convido as commissões a occuparem-se dos projectos que lhes estão commettidos. Como não ha materia em discussão creio que a camara não quererá reünir-se ámanhã (apoiados). Dou portanto sessão para segunda feira, sendo a ordem do dia a discussão do projecto de resposta ao discurso do throno.

Está fechada a sessão.

Eram tres horas e um quarto da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 11 de janeiro de 1867

Os ex.mos srs.: condes do Lavradio e de Castro; marquezes, de Niza, de Sousa e de Vianna; condes, da Louzã, de Avila, de Cavalleiros, de Farrobo, de Fonte Nova, de Fornos, da Ponte e da Ponte de Santa Maria; viscondes, de Almeidinha, de Benagazil, de Chancelleiros, de Condeixa, de Fonte Arcada, de Ovar, de Porto Côvo de Bandeira, de Seabra, de Silva Carvalho e de Soares Franco; barões,

das Larangeiras e de ã. Pedro; Mello e Carvalho, D. Antonio José de Mello, Braamcamp, Silva Cabral, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Baldy, Casal Ribeiro, Rebello da Silva, Castro Guimarães, Fernandes Thomás, Costa Lobo, Rebello de Carvalho, Silva Ferrão, Margiochi e Larcher.