O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

54

CAMARA DOS DIGNOS PARES.

SESSÃO DE 15 DE JANEIRO DE 1848

Presidio — O Em.mo e Rev.mo Sr. Cardeal Patriarcha.

Secretarios — Os Srs. Pimentel Freire.

Margiochi.

Aberta a Sessão pela uma hora e vinte minutos da tarde, estando presentes 31 D. Pares, leu-se e approvou-se a acta da ultima Sessão.

Mencionou-se a seguinte

CORRESPONDENCIA

1.° Um Officio da Presidencia da Junta Preparatoria da Camara dos Srs. Deputados, participando ter-se constituido a mesma Junta.

2.º Um Officio do Ministerio dos Negocios do Reino, enviando dous authographos dos Autos do Nascimento e Baptismo do Serenissimo Sr. Infante D. Augusto, a fim de terem o destino marcado na Carta de Lei de 21 de Agosto de 1837.

3.° Um Officio do Ministerio dos Negocios Estrangeiros, accusando a recepção do que esta Camara lhe dirigira, participando a organisação da Mesa della.

Tiveram esse destino, enviando-se para o Archivo.

4.° Um Officio do D. Par Barão de Ansede, motivando a sua falta de comparencia com o seu incommodo de saude.

5.° Um Officio do D. Par Conde de Sampayo, participando que por estar de nojo pelo fallecimento de seu cunhado, não póde, durante esse impedimento, concorrer ás Sessões.

Na fórma do estylo, resolveu-se que fosse desanojado.

O Sr. Visconde de Fonte Arcada — Sr. Presidente, eu desejava que a Mesa me informasse, porque confesso não me lembra, se nas diversas Sessões passadas tem sido praxe, quando a junta Preparatoria da Camara dos Srs. Deputados eleitos está installada, dar parte a esta Camara da sua constituição.

O Sr. Presidente — Eu tenho menos pratica, do que o D. Par, dos usos parlamentares; mas a Mesa se informará sobre esse que o D. Par nota.

O Sr. Visconde de Fonte Arcada — Visto que a Mesa não está presente nesse facto, eu procederei a sobre elle informar-me.

O Sr. Conde de Semodães — Fui encarregado pelo Sr. Bispo de Lamego de participar á Camara, que o seu estado de saude não lhe tem permittido concorrer ás Sessões, o que espera poderá conseguir em poucos dias. Agora mesmo acaba o Sr. Barão de Villa Pouca de tambem me encarregar de fazer saber á Camara, que por incommodo de saude não póde comparecer hoje, nem o poderá por mais alguns dias.

ORDEM DO DIA

Eleição de Commissões.

Procedendo-se a eleger a Commissão de Negocios Ecclesiasticos e de Instrucção Publica, para o que entraram na urna 32 listas, maioria de votos 17, obtiveram-na os

Srs. Cardeal Patriarcha.............. 31 votos

Serpa Machado........................ 28 »

Bispo de Vizeu....................... 27 »

» de Béja............................ 26 »

Margiochi............................ 25 »

Arcebispo de Evora................... 17 »

Como faltasse um Membro para completar a Commissão, procedeu-se a segundo escrutinio, entrando 31 listas, mas verificando-se 1 em branco, ficaram 30, maioria 16; mas só teve 15 votos o Sr. Tavares de Almeida, pelo que não se considerou apurado pela falta de maioria de votos.

O Sr. Presidente — Sexta feira (21) terá logar a seguinte Sessão, da qual será a Ordem do dia o proseguimento da eleição das Commissões, que ainda a devem ter. — Está fechada esta Sessão.

Eram duas horas e meia.