O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 11 DE MARÇO DE 1871

Presidencia do exno. sr. Conde de Castro, vice-presidente

Secretarios - os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Eduardo Montufar Barreiros

Ás duas horas e meia da tarde, sendo presente numero legal de dignos pares, foi declarada aberta a sessão.

Lida a acta da ultima sessão que teve logar em 8 de fevereiro do corrente anno, julgou-se approvada na conformidade do regimento por não haver observação em contrario.

Deu-se conta da seguinte

Correspondecia

Um officio do ministerio do reino, assignado pelo sr. marquez d'Avila e de Bolama, participando que tendo-lhe Sua Magestade El Rei concedido, por decreto de 1 de março corrente a exoneração do cargo de ministro das obras publicas, houve por bem encarrega-lo definitivamente da pasta dos negocios do reino, nomeando na mesma data para ministros, dos negocios ecclesiasticos e de justiça o conselheiro José Marcellino de Sá Vagos, e para a das obras publicas o par do reino visconde de Chancelleiros.

Um officio do ministerio da fazenda, remettendo 60 exemplares do relatorio dos actos do mesmo ministerio durante o anno de 1870.

Um officio do ministerio da fazenda, remettendo para o archivo da camara os autographos dos decretos das côrtes geraes datados de l5, 23 e 24 de dezembro de 1870, em virtude dos quaes se passaram as respectivas cartas de lei.

Tiveram o competente destino.

O sr. Presidente: - Não ha sobre a mssa trabalho algum de que a camara se possa occupar. Os srs. ministros acham-se na outra casa do parlamento, assistindo a uma discussão que ali se ventila e por isso não podem vir aqui como desejavam.

O sr. Marquez de Vallada; - Peço a v. exa. me conceda a palavra.

O sr. Presidente: - Tem v. exa. a palavra.

O sr. Marquez de Vallada: - Quando v. exa. concluir o que tem a dizer.

O sr. Presidente: - Nada tenho a dizer mais que e motivo por que vou encerrar a sessão, e portanto sirva-se o digno par da palavra.

O sr. Marquez de Vallada: - Desejava unicamente que v. exa. tivesse a bondade de me informar se porventura os srs. ministros mandaram participar á presidencia d'esta camara quando poderiam aqui vir, para darem explicações sobre a nova situação politica.

O sr. Presidente: - Os srs. ministros tinham vontade de vir hoje a esta camara, mas como se acham empenhados na outra casa do parlamento n'uma discussão que lhes diz respeito, e não podem, ao mesmo tempo, estar em duas partes, não sei quando s. exas. poderão apresentar-se nesta camara. Em todo o caso teremos sessão na segunda feira, e póde ser que nesse dia se possam apresentar s. exas. aqui (apoiados).

Teremos portanto sessão na segunda feira, e a orders do dia será a apresentação de pareceres de commissões.

Está fechada a sessão.

Eram duas horas e tres quartos da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessãc de 11 de março de 1871

Os exmos. srs. - Conde de Castro; Marquezes, d'Avila e de Bolama, de Niza, de Vallada; Condes, de Cabral, de Cavalleiros, de Linhares, da Louzã, de Podentes, da Ponte; Bispo de Vizeu; Viscondes, de Benagazil, de Condeixa, de Fonte Arcada, de Ovar, de Soares Franco; Mello e Carvalho, Xavier da Silva, Rebello de Carvalho, Barreiros, Margiochi, Braamcamp, Pestana, Reia e Vasconcellos, Eugenio de Almeida, Preto Geraldes, Fernandes Thomás, Corvo, Fontes Pereira de Mello.