O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 16 DE JANEIRO DE 1872

Presidencia do exmo. sr. Conde de Castro, vice-presidente

Secretarios - os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Eduardo Montufar Barreiros

Depois das duas horas da tarde, tendo-se verificado a presença de 22 dignos pares, declarou o exmo. sr. presidente aberta a sessão.

Leu-se a acta da antecedente, contra a qual não houve reclamação.

O sr. Secretario (Visconde de Soares Franco) - Mencionou a seguinte

Correspondencia

Um officio do ministerio do reino, participando haver Sua Magestade El-Rei por bem, emquanto durar o impedimento do ministro da fazenda e interino da guerra, encarregar da pasta da fazenda ao ministro das obras publicas, e da guerra ao ministro dos negocios estrangeiros.

Inteirada.

Um officio do ministerio da fazenda, remettendo oitenta exemplares da receita e despeza do thesouro publico, no anno economico de 1870-1871, para serem distribuidos pelos dignos pares.

Mandaram-se distribuir.

Um officio do ministerio da guerra, remettendo o autographo do decreto das côrtes geraes, datado de 21 de setembro ultimo, que deu origem á carta de lei de 2 de outubro do anno proximo findo, pelo qual o governo foi auctorisado a admittir na classe de cirurgião ajudante do exercito o dr. Guilherme Centazzi.

Para o archivo.

Um officio do exmo. sr. duque de Loulé, participando que, por incommodo de saude, não póde comparecer á presente sessão, e juntamente remettendo um officio do sr. visconde de Leiria, a fim de que se lhe dê o competente destino.

Para a secretaria.

Um officio do sr. visconde de Leiria, participando que, por motivos justificados, não póde desde já tomar parte nos trabalhos da camara.

Inteirada.

Um officio do ministerio do reino, satisfazendo ao officio de 12 de janeiro corrente, remettendo, para ser presente á camara dos dignos pares do reino, o processo relativo á rehabilitação do marquez de Penafiel como portuguez, pedindo que o dito processo seja devolvido ao ministerio do reino logo que a camara possa dispensa-lo.

O sr. Presidente: - Estes documentos, que acabam de ser lidos e que dizem respeito ao sr. marquez de Penafiel, mandam-se imprimir para serem depois distribuidos por casa dos dignos pares.

O sr. ministro do reino participou á mesa que Sua Magestade receberá na quinta feira, pela uma hora da tarde, a deputação d'esta camara, que lhe deve apresentar a resposta ao discurso da corôa.

(Pausa.)

O sr. Presidente: - A ordem do dia é a apresentação de pareceres de commissões. Peço aos dignos pares, no caso de terem alguns, a bondade de os apresentar.

(Pausa.)

Como nenhum digno par pede a palavra, e não ha sobre a mesa trabalho algum de que a camara possa occupar-se, vou encerrar a sessão. A seguinte será na sexta feira, e a ordem do dia a mesma que estava dada para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e meia.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 16 de janeiro de 1872

Os exmos. srs.: Conde de Castro; Marquezes, de Fronteira, de Vallada, de Vianna; Condes, de Cabral, de Cavalleiros, do Casal Ribeiro, de Fonte Nova; Bispo do Porto; Viscondes, de Algés, de Fonte Arcada, da Praia Grande, de Soares Franco, da Vargem; Barão de S. Pedro; Moraes Carvalho, Gamboa e Liz, Antonio de Serpa, Xavier da Silva, Rebello de Carvalho, Barreiros, Silva Ferrão, Margiochi, Mártens Ferrão, Braamcamp, Pinto Bastos, Pestana, Reis e Vasconcellos, Lourenço da Luz.

Por omissão deixou de publicar-se na sessão de 9 o seguinte:

O sr. Conde de Castro: - Mando para a mesa o parecer da commissão especial, encarregada de examinar o requerimento do sr. bispo do Porto para tomar assento na camara.

Leu-se na mesa, e posto a votos foi approvado.

E na de 12 o seguinte:

O sr. Presidente: - Acha-se no edificio o sr. bispo do Porto, que vem tomar assento n'esta camara. Convido os dignos pares os srs. conde de Castro e conde de Porto Covo para serem os introductores de s. exa.

Foi introduzido com as formalidades do costume, e tendo prestado juramento tomou assento.

RECTIFICAÇÕES

No discurso do digno par, sr. visconde de Fonte Arcada, na sessão de 12 do corrente, pag. 14, col. 1.ª, lin. 30, aonde se lê = corpo normal = deve ler-se = corpo moral =; e na col. 2.ª, lin. 48, depois das palavras = já antigo de 1841 = leia-se = o jornal dos conhecimentos uteis, pag. 164 =.