O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 13

N.º 5

SESSÃO DE 18 DE JANEIRO DE 1878

Presidencia do exmo. sr. Marquez de Sabugosa

Secretarios — os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Eduardo Montufar Barreiros

Ás duas horas e meia da tarde, achando-se presentes 20 dignos pares, foi declarada aberta a sessão.

Leu-se a acta da precedente, que se julgou approvada na conformidade do regimento, por não haver observação em contrario.

Mencionou-se a seguinte

Correspondencia,

Um officio do ministerio das obras publicas remettendo, para serem depositados no archivo da camara dos dignos pares do reino, 4 autographos dos decretos das côrtes geraes, que depois de sanccionados por Sua Magestade El-Rei foram convertidos em leis do estado.

Para o archivo.

Outro do digno par Reis e Vasconcellos, participando, para conhecimento da camara, que por insuperaveis motivos não póde comparecer á actual sessão.

Outro do digno par duque de Palmella, participando que por incommodo de saude não póde comparecer á sessão.

Outro do sr. Bazilio Cabral Teixeira de Queiroz Junior, participando o fallecimento do digno par Bazilio Cabral Teixeira de Queiroz.

Ficou a camara inteirada.

O sr. Presidente: — Cumpre-me participar á camara, que a grande deputação a que tive a honra de presidir, encarregada de dar os pezames a Suas Magestades pelo fallecimento de El-Rei Victor Manuel, desempenhou a sua missão, sendo recebida por Sua Magestade El-Rei com a costumada benevolencia.

Tendo a mesa recebido participação do obito do nosso collega o sr. Bazilio Cabral Teixeira de Queiroz, nomeou-se, como é de costume, uma deputação para assistir aos funeraes e desanojar a familia do finado. Proporia alem disso, e creio que a camara approvará, que se lançasse na acta um voto de profundo sentimento pela perda d’aquelle nosso respeitavel collega. (Apoiados.)

Agora vae ler-se uma proposta, que a mesa tem a honra de submetter á approvacão da camara.

Tendo vagado o logar de director geral da repartição tachygraphica d’esta camara, deve nella ser provido o mais antigo dos primeiros tachygraphos, o que, na conformidade do artigo 99.° do regimento interno da camara, dá logar a varias promoções no quadro do corpo tachygraphico.

Vae ler-se pois a proposta que a mesa fez n’esse sentido.

(Leu-se.)

Agora fica sobre a mesa para ser examinada pelos dignos pares que o desejarem, e na proxima sessão será submettida á approvacão da camara.

O sr. Sequeira Pinto: — Sr. presidente, fui prevenido por v. exa. quando se referiu ao fallecimento do nosso respeitavel collega o digno par Bazilio Cabral Teixeira de Queiroz e propoz que se lançasse na acta um voto de profundo sentimento por tão infausta perda; a proposta foi pela camara unanimemente approvada. Mas, sr. presidente, tenho a honra de pertencer ao poder judicial e de desempenhar as funcções de representante do ministerio publico, junto do supremo tribunal de justiça; peço a v. exa. e á camara que n’esta occasião me permitiam que eu não obstante a minha modesta posição de juiz de primeira instancia, interpretando os sentimentos da magistratura judicial e do ministerio publico, signifique da maneira mais explicita a profunda magna de que se acha possuida pela perda de tão respeitavel magistrado, que durante toda a sua longa carreira publica deu sempre a mais subida prova de uma austera probidade. (Muitos apoiados.)

Bazilio Cabral Teixeira de Queiroz desempenhou sempre da maneira mais digna todas as funcções que exerceu na magistratura judicial e durante longo periodo as de presidente do supremo tribunal de justiça.

A magistratura portugueza presta hoje, e prestará sempre, respeitossima consideração á veneranda memoria do integerrimo magistrado que tanto honrou o paiz e a classe a que pertenceu. (Muitos apoiados.)

Sejam pois estas minhas poucas palavras tomadas como a mais sincera homenagem ao nosso tão illustre collega.

O sr. Presidente: — Como nenhum digno par pede a palavra, nem se apresenta nenhum parecer, vou encerrar a sessão, devendo ter logar a seguinte na segunda feira, 21 do corrente, sendo a ordem do dia a mesma que estava dada para hoje, que era a apresentação de pareceres de commissões, e a proposta apresentada pela mesa, sobre a promoção de alguns empregados do quadro da repartição tachygraphica.

Está levantada a sessão.

Eram quasi tres horas da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 18 de janeiro de 1878

Exmo. srs.: Marquezes, de Sabugosa, de Ficalho, de Fronteira, de Vallada; Condes de Avillez, de Cabral, do Casal Ribeiro, do Farrobo, de Fonte Nova Bispo de Vizeu; Viscondes, do Seisal, de Soares Franco, de Villa Maior, da Villa da Praia; Barão de Ancede; Ornellas, Mello e Carvalho, Barros e Sá, Fontes Pereira de Mello, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Cau da Costa, Barjona de Freitas, Xavier da Silva, Palmeirim, Carlos Bento, Sequeira Pinto, Barreiros, Mártens Ferrão, Braamcamp, Pinto Bastos, Franzini.

Página 14

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×