O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

162 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

a nomeação d'essa commissão seja feita pela mesa. = Costa Lobo.

O sr. Presidente: - O digno par não pediu a urgencia para a sua proposta.

O sr. Costa Lobo: - Mas peço-a agora.

O sr. Presidente: - O digno par o sr. Costa Lobo pede a urgencia d'esta proposta; os dignos pares que entendem que ella é urgente, tenham a bondade de se levantar.

Está approvada.

Vae ler-se a proposta.

(Repetiu-se a leitura.)

O sr. Presidente: - Está em discussão.

Como nenhum digno par pede a palavra, vae votar-se.

Foi approvada.

O sr. Luciano de Castro: - Pedi a palavra para mandar para a mesa uns requerimentos que me dispenso de ler, visto que têem de ser lidos na mesa, conforme determina o nosso regimento.

Leram-se na mesa e são do teor seguinte:

Requerimentos

Requeiro que, pelo ministerio do reino, me seja enviada, com urgencia, copia das representações e quaesquer outros documentos sobre a transferencia da séde do concelho de Sobral de Monte Agraço pura Arruda, que no mez de março ultimo foram enviados a consultar ao supremo tribunal administrativo. = José Luciano.

Requeiro que, pelos ministerios da fazenda e obras publicas, me seja enviada uma relação de todas as demissões ou exonerações, transferencias e suspensões de empregados de qualquer categoria, dependentes d'aquelles ministerios, desde 14 de janeiro até ao 1.° de maio, e bem assim das annullações, ou suspensões de nomeações feitas desde o 1.° de marco até esta data. = José Luciano.

Requeiro que, pelo ministerio das obras publicas, me seja enviada, com urgencia, copia de todos os despachos, auctorisando ou suspendendo quaesquer obras publicas, e concedendo ou suspendendo subsidios para igrejas, obras municipaes e edificios publicos, desde o dia 14 de janeiro até 30 de março ultimo. = José Luciano.

Requeiro que, pelo ministerio do reino, me seja enviada, com urgencia, informação das importancia pagas pela verba de policia preventiva e despezas eventuaes de saude e beneficencia publica desde o 1.° de julho de 1889 até ao 1.° de maio do anno corrente. = José Luciano.

Requeiro que se peça ao sr. presidente do conselho de ministros, que envie a esta camara, com a possivel urgencia, copia de quaesquer telegrammas enviados da India ao governo, solicitando a conservação no governo geral d'aquella provincia do seu actual governador Vasco Guedes de Carvalho Menezes, quando em janeiro ultimo foi nomeado ministro da guerra. = José Luciano.

Requeiro que, pelo ministerio da justiça, seja enviado a esta camara o processo do concurso aberto para o provimento da igreja de Santa Maria da Saude, no arcebispado do Braga, ou copia do processo no caso de haver algum

inconveniente em ser remettido a esta camara o mesmo processo. = José Luciano.

O sr. Presidente: - Estes requerimentos vão ser expedidos ao governo e logo que cheguem os documentos serão enviados ao digno par.

Vae proceder-se á eleição da commissão de obras publica.

Convido os dignos pares a formularem as suas listas.

Vae proceder-se á chamada.

Convido os dignos pares os srs. Pedro Correia da Silva e conde da Folgoza a servirem de escrutinadores.

Procedeu-se á contagem das listas.

O sr. Presidente: - Entraram na uma 40 listas.

Foram eleitos para a commissão de obras publicas os dignos pares:

Conde de Ficalho 29 votos
Conde de Gouveia 29 "
Visconde da Azarujinha 28 "
Placido de Abreu 27 "
Carlos Eugenio de Almeida 27 "
Marçal Pacheco 27 "
Sousa e Silva 27 "
Conde do Bomfim 25 "
Conde d'Avila 24 "
João Chrysostomo 11 "
Conde de Castro 11 "
Bandeira Coelho 11 "

Está portanto completa a commissão de obras publicas.

O sr. Presidente: - A primeira sessão será na sexta feira ás duas horas, e a ordem do dia a eleição das commissões de agricultura, commercio e artes, redacção e petições.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas e meia da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 14 de maio de 1890

Exmos. srs. Antonio Telles Pereira de Vasconcellos Pimentel; Marquezes, de Pomares, de Vallada; Arcebispo-Bispo do Algarve; Condes, das Alcaçovas, de Alte, d'Avila, da Arriaga, do Bomfim, de Carnide, de Folgoza, de Lagoaça, de Paraty, da Ribeira Grande; Bispos, de Bethsaida, da Guarda; Viscondes, de Alemquer, de Almeidinha, de Asseca, da Azarujinha, de Castro e Sola, de Moreira de Rey, da Silva Carvalho; Barão, de Almeida Santos; Agostinho de Ornellas, Sousa e Silva, Egypcio Quaresma, Antonio J. Teixeira, Oliveira Monteiro, Botelho de Faria, Pinto de Magalhães, Costa Lobo, Augusto Cunha, Bernardino Machado, Bernardo de Serpa, Cypriano Jardim, Montufar Barreiros, Pinto Bastos, Oliveira Feijão, Jayme Moniz, Jeronymo Pimentel, Baima de Bastos, Mendonça Cortez, Coelho de Carvalho, Peito de Carvalho, Gomes Lages, Gama, Bandeira Coelho, Baptista de Andrade, Ferraz de Pontes, José Luciano de Castro, Sá Carneiro, Mexia Salema, Bocage, Pereira Dias, Vaz Preto, Franzini, Cunha Monteiro, Pedro Correia, Placido de Abreu, Rodrigo Pequito e Calheiros.

O redactor. = Fernando Caldeira.