O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24 DIÁRIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

do o que julgo uma imperiosa e indeclinável necessidade publica.

Fiz quanto me foi possivel no intento de apoiar a actual situação politica e fil-o lealmente. E dentro das minhas debeis forças, empreguei todos os meios ao meu alcance para desviar do seu caminho quaesquer tropeços, quaesquer embaraços, quaesquer difficuldades.

Como corresponderam, porém, os srs. ministros a esta attitude, não direi generosa, mas desinteressada e leal?

Decretaram a dissolução das côrtes, isto é, affrontaram o paiz e lançaram os partidos n’uma hostillidade manifesta!

Os resultados d’esta obra brilhante vae o paiz vendo quaes são.

Sr. presidente, eu desejava ainda fazer algumas considerações, mas sinceramente direi que desejo apresental-as quando esteja presente o sr. ministro da marinha.

V. ex.a vê que eu, para condescender com a camara e para attender os desejos do sr. Antonio de Serpa, que se limitavam a encerrar já esta discussão e resuscital-a no debate a respeito da resposta ao discurso do throno, é que tomei a palavra, porque a verdade é, e já o disse, nenhuma intenção tinha de entrar na questão estando ausente o sr. ministro da marinha, mas depois do que expendi, parece-me rasoavel que a camara, nem ella póde exigir mais de mira, consinta que eu reserve o resto das minhas considerações para quando esteja presente o titular da pasta a quem este assumpto especialmente incumbe.

Tinha ainda de fazer uma pergunta ao governo sobre um assumpto urgente, mas como faltam poucos minutos para dar a hora...

Vozes: — Já deu a hora.

V. ex.a fará então a fineza de me reservar a palavra para a sessão seguinte.

(S. ex.a não reviu.)

O sr. Presidente: — A hora está a dar e, portanto, fica v. ex.a com a palavra reservada para a próxima sessão.

O Orador: — Peço perdão a v. ex.a, mas eu já tinha annunciado que desejava usar da palavra antes de se encerrar a sessão para tratar de um negocio urgente.

O sr. Presidente: — Mas eu não quiz interromper o seu discurso.

O Orador: — Peço a v. ex.a que consulte a camara sôbre se consente que a sessão seja prorogada até que me seja permittido fazer uma pergunta sobre um negocio que julgo urgente.

O sr. Presidente: — Como a hora está muito adiantada, eu entendia que era talvez melhor v. ex.a ficar com a palavra para a próxima sessão.

Tem a palavra o sr. presidente do conselho.

O sr. José Luciano de Castro: — Queira, pois, v. ex.a reservar-me a palavra para a próxima sessão.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Hintze Ribeiro): — Como ainda não deu a hora, parece-me estar no uso legal da palavra.

Sr. presidente, se o digno par se tivesse abstido de formular as perguntas que formulou, eu não me levantaria

agora para lhe responder,: mas s. ex.a taes insinuações veiu fazer, que eu entendo estar no pleníssimo direito de responder ás suas accusações, tanto mais que s. ex.a disse ser este assumpto grave e urgente.

O sr. José Luciano: — Eu lembro a s. ex.a que não conclui o meu discurso; como a hora está adiantada, o sr. presidente reservou-me a palavra para a próxima sessão.

O Orador: — Eu não ouvi o sr. presidente da camara dizer que s. ex.a ficava com a palavra reservada; o meu desejo é que fique bem consignado, que o digno par não quer que eu falle.

Ora, eu estou prompto a responder clara e categoricamente ás ponderações de s. ex.a; o que não desejo é que o paiz fique quarenta e oito horas sob o peso das accusações do digno par.

Vozes: — Deu a hora.

(S. ex.a não reviu.)

O sr. José Luciano de Castro: — Peço a v. ex.a que consulte a camara sobre se permitte que eu falle de um negocio urgente.

O sr. Presidente: — A hora já deu e por isso eu não posso consultar a camara.

A commissão que ha de ir ao paço participar a Sua Magestade El-Rei a constituição da camara será composta dos srs.:

José Baptista de Andrade.

Francisco Simões Margiochi.

Conde do Juncai.

Antonio Augusto de Sousa e Silva.

Arthur Hintze Ribeiro.

José Monteiro Soares de Albergaria.

Conde d’Avila.

Igual participação será feita á camara dos senhores deputados.

A próxima sessão será segunda feira, e a ordem do dia eleição de commissões e a continuação d’este incidente.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas da tarde.

Dignos pares presentes â sessão de 13 de outubro de 1894

Ex.mos srs.: Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa; Duque de Palmella; Marquez de Vallada; Condes, d’Avila, do Bomfim, de Cabral, de Carnide, de Gouveia, do Juncai, de Lagoaça, de Paraty, de Valbom; Visconde de Soares Franco; Sousa e Silva, Baptista de Sousa, Antonio Cândido, Sá Brandão, Homem de Macedo, Serpa Pimentel, Arthur Hintze Ribeiro, Cau da Costa, Ferreira de Mesquita, Ferreira Novaes, Augusto Cunha, Bernardino Machado, Palmeirim, Cypriano Jardim, Montufar Barreiros, Ernesto Hintze Ribeiro, Francisco Maria da Cunha, Margiochi, Barros Gomes, Alves de Sá, Holbeche, Gusmão, Gomes Lages, Baptista de Andrade, Ferraz de Pontes, José Luciano de Castro, José Maria da Costa, Soares de Albergaria, Julio de Vilhema, Camara Leme, Pessoa de Amorim, Sousa Avides, Rodrigo Pequito.

O redactor — F. Alves Pereira.