O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Em virtude de resolução da camara dos dignos pares do reino se publica o seguinte

RELATORIO

Senhores. — Tendo caducado a commissão eleita pela camara para dirigir as obras da reedificação da sala e partes annexas, parece-nos ser dever nosso dar-lhe conta do estado em que as mesmas obras se acham, não só para que a camara tome conhecimento do mencionado estado, como para servir de base aos trabalhos que a commissão, que novamente for eleita, entender dever proseguir.

Acha-se pois quasi concluida a parte da fachada correspondente á nova construcção, faltando-lhe apenas uma insignificante porção de simalha, a platibanda e attico no centro e torreão esquerdo; e um pouco mais atrazado o torreão direito, por dever ligar-se com a continuação da construcção, no caso que venha a ter logar. As cantarias para esse torreão e para as partes superiores indicadas acham-se já todas no edificio, umas lavradas e outras entre mãos. O madeiramento e solho que ha de sustentar o sobrado ornado da sala tambem estão feitos, esperando unicamente occasião de serem collocados. No mesmo estado se acham as vinte columnas que faltam a collocar, que esperam sómente que se aprompte a simalha de pedra bornida, igual á que supporta as duas columnas já assentes, para tambem o serem. As seis pilastras polidas, correspondentes á parte recta da sala, tambem estão completas. A galeria esta no estado de adiantamento visivel, faltando-lhe apenas para se concluir a collocação das duas portas que dão entrada para a sala, as quaes têem exigido alguma demora pelo grande trabalho de entalhador. O claustro que tem sido de uma morosidade fastidiosa pela qualidade da reparação que exigiu, achando-se todas as cantarias damnificadissimas por um antigo incendio, e tendo tido forçosamente de serem substituidas por outras, mettidas uma por uma, tendo-se corrido em toda a circumferencia do mesmo um largo degrau, acha-se hoje quasi completamente renovado, faltando-lhe apenas a collocação de uma parte das grades e do ladrilho, que se espera de um momento para o outro de Inglaterra, d'onde fomos informados partira no dia 5. Do centro do mesmo claustro tirou-se em toda a sua extensão, e na profundidade de 2 metros, a terra que pela sua qualidade argilosa tornava impossivel ali estabelecer o jardim, mas hoje acha-se substituida, em grande parte, por terra apta para cultura e continua o aterro. O guarnecimento das janellas da fachada, de ambos os andares, que é de carvalho do norte, esta feito, e logo que o adiantamento da obra permitta a sua collocação poderá effectuar-se, estando já na arrecadação as competentes chapas de crystal de sumptuosa qualidade e dimensão.

A commissão entendeu dever mandar a París o engenheiro Carlos Pezerat, a fim d'ali escolher os seguintes apparelhos e objectos, e ver qual o meio mais aperfeiçoado