O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 6

SESSÃO DE 9 DE JULHO DE 1897

Presidencia do exmo. sr. José Maria Rodrigues de Carvalho

Secretarios - os dignos pares do

Julio Carlos de Abreu e Sousa
Luiz Augusto Rebello da Silva

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. - O sr. presidente nomeia a commissão especial de incompatibilidades. - Expediente. - Tem segunda leitura o projecto do digno par sr. Jeronymo Pimentel.- O digno par o sr. Antonio Candido propõe que na acta se consigne a commemoração da data de hoje, ao que se associam os srs. presidente do conselho e digno par sr. Hintze Ribeiro.- Sobre a revolta de Gaza responde a este digno par o sr. presidente do conselho. - O sr. presidente declara que será lançada na acta a referencia que o digno par o sr. Antonio Candido propozera. - O digno par o sr. Cypriano Jardim apresenta um projecto de lei, que fica sobre a mesa.

Ordem do dia. - O digno par o sr. Camara Leme manda para a mesa um additamento, que é lido e admittido á discussão. - Responde-lhe o sr. ministro da guerra.-Falia o digno par o sr. conde de Thomar, a quem responde o sr. presidente do conselho. - Usa da palavra o digno par o sr. Hintze Ribeiro.- O digno par o sr. Antonio Candido (relator) falla sobre o projecto em discussão. - Replica aos dignos pares que a elle se referiram o sr. conde de Thomar. - Têem a palavra os dignos pares os srs. conde de Lagoaça, Pimentel Pinto e Telles de Vasconcellos. E approvado o projecto, retirando o seu additamento o digno par sr. Camara Leme. - O sr. presidente nomeia a deputação que irá apresentar a El-Rei a resposta ao discurso da corôa. - O sr. presidente do conselho faz a participação da hora e dia a que El-Rei recebe os dignos pares.-Designada ordem de dia e nova sessão, é esta encerrada.

(Estavam presentes os srs. presidente do conselho e ministro da justiça. Durante a sessão entraram os srs. ministros da guerra e da marinha.)

Ás duas horas e trinta e cinco minutos da tarde, achando-se na sala 24 dignos pares, abriu-se a sessão.

Foi lida e seguidamente approvada a acta da sessão anterior.

O sr. Presidente: - Usando da auctorisação que me foi concedida pela camara dos dignos pares, organisei a commissão especial para dar parecer sobre o projecto de lei das incompatibilidades, do digno par, o sr. Camara Leme, com os seguintes dignos pares:

Antonio Candido.
Antonio de Serpa.
Telles e Vasconcellos.
Conde de Valbom.
Hintze Ribeiro.
Fernandes Vaz.
Abreu e Sousa.
D. Luiz da Camara Leme.
Vaz Preto
Marino João Franzini.
Thomás Ribeiro.

Vae ler-se o expediente.

Leu-se um

Officio do sr. vice-presidente da commissão executiva do bi-centenario da morte do padre Antonio Vieira, datado de 7 de julho de 1897, convidando esta camara a fazer-se representar no solemne Te Deum que deve realisar-se na Sé, no dia 18 do corrente, e participando que o respectivo elogio historico será pronunciado pelo reverendissimo sr. arcebispo de Evora.

O sr. Presidente: - A mesa faz-se representar, e os dignos pares que quizerem assistir a esta commemoração podem aggregar-se á mesa.

Continuou a leitura do expediente. Leu-se um

Officio do sr. juiz de direito da 4.ª vara, datado de 6 de julho de 1897, rogando acamara se digne providenciar para que o digno par Francisco Simões Margiochi possa ir depor como testemunha n'aquelle juizo.

A camara concedeu a licença pedida.

Officio do sr. presidente do conselho e ministro do reino, datado de 3 de julho de 1897, remettendo, a fim de serem distribuidos pelos dignos pares, 120 exemplares das contas do extincto ministerio de instrucção publica e bellas artes, relativas á gerencia do anno economico de 1891-1892 e ao exercicio de 1890-1891.

Mandaram-se distribuir.

Leu-se mais o seguinte officio:

"Rogo a v. exa. o especial favor de communicar á camara, a que v. exa. tão dignamente preside, que, por incommodo de saude, me não é possivel assistir á sessão de ámanhã.

"Tenho a honra de ser com a maior consideração, de v. exa. collega muito respeitador, Visconde de Chancelleiros.

"8-7-97."

Á camara ficou inteirada.

Teve segunda leitura, foi admittido á discussão e remettido á commissão de fazenda o projecto apresentado na sessão antecedente pelo digno par sr. Jeronymo Pimentel.

O sr. Presidente: - Os dignos pares que quizerem usar da palavra antes da ordem do dia podem inscrever-se.

Alguns dignos pares pedem a palavra.

O sr. Presidente: - Tem a palavra o digno par o sr. Antonio Candido.

O sr. Antonio Candido: - Sr. presidente, passou hontem a data que iniciou o periodo mais glorioso da nossa historia - a data da partida de Vasco da Gama para a India.

Pelo grande acontecimento, a que essa data se refere, ficámos nós com o direito de viver eternamente na historia; não apenas na nossa historia, mas na historia da civilisação humana, na historia universal.

Talvez na producção feracissima de grandes homens que assignalou Portugal n'outros tempos, seja possivel encontrar outro nome que valha tanto como este pela alteza do seu entendimento e pelo esforço épico de uma acção grandiosa; mas ninguem, como Vasco da Gama, teve a suprema ventura de prender os grandes interesses da hu-

6